TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Êxodo Salmos

Por:   •  28/6/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.168 Palavras (5 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 5

Êxodo

Autor

Ainda que o livro de Êxodo não declare o nome de seu autor, a tradição atribui sua autoria a Moisés, juntamente com os outros livros pentateuco. O grupamento dos cinco primeiros livros do AT também é chamado de Lei de Moisés, Lei ou Torá (hebr., Lit. ”Lei” ou “Instrução”). Várias referências no AT e NT apoiam a atribuição do Êxodo a ele, como parte do Pentateuco (Js 8.31-35; 1Reis 2.1-3; 1 Cr 6.49; 15.15; Lc 24.27,44; At 28.23). Cristo se referiu ao relato da sarça ardente (Êx 3.1-6) como mencionado “no livro de Moisés” (Mc 12.26). Ao mesmo tempo, o próprio livro de Êxodo fala de Moisés registrando acontecimentos importantes, como era habitual no antigo Oriente Próximo (Êx 17.14; 24.4,7; 34.27-28).

Destinatário

Êxodo foi dirigido aos israelitas que haviam crescido no deserto e estavam na fronteira da Terra Prometida, em Canaã. Seus pais e avós foram aqueles que viveram cativos no Egito, viram o mar Vermelho se abrir, a primeira ocorrência do Maná, a entrega da lei no monte Sinai e outros acontecimentos registrados no livro. No entanto, as gerações que se seguiram também foram consideradas, como demonstrado pela instituição de cerimônias comemorativas de importantes acontecimentos, pelas provisões feitas para o culto coletivo e pela ênfase dada no Pentateuco e em todo o AT na preservação do que Moisés escreveu.

Propósito

Através da apresentação que Deus fez de si mesmo, o Livro de Êxodo mostra que o Senhor merece a confiança e a obediência de seu povo. Deus libertou os israelitas do Egito, cuidou deles no deserto, concedeu perdão e estabeleceu com eles um concerto de relacionamento através da qual seriam uma nação distinta, tendo o Senhor como o seu Deus.

Salmos

Autor

O livro de Salmos é uma coletânea de cânticos de adoração escritos por vários autores ao longo de um período extenso da história de Israel. Os títulos de alguns salmos os atribuem a certos indivíduos ou grupos. Outros salmos não contém nenhuma referência à autoria. O indivíduo mencionado com mais frequência é Davi e o Livro de Salmos, como um todo, geralmente é associado a ele. Davi foi considerado o maior salmista de Israel (2Sm 23.1). A designação “de Davi” que aparece no título de vários salmos também pode ser traduzida “para Davi”, indicando que estes cânticos pertenciam a coletânea davídica de salmos. Outros indivíduos e grupos associados a certos salmos são Asafe, Salomão, Etã, Moisés e os filhos de Corá.

Destinatário

Os salmos são dirigidos primeiramente ao Senhor Deus de Israel e desempenhavam um papel importante na vida comunitária de seu povo. Englobam várias experiências humanas positivas e negativas e, desse modo, revelam que podemos nos chegar a Deus trazendo conosco toda a nossa vivência. Deus ouve os clamores dos angustiados e dos pecadores e também os gritos de alegria e júbilo do seu povo.

Propósito

O Livro de Salmos reflete de forma singular diversas respostas individuais à revelação própria de Deus. O Livro de Salmos era o hinário de Israel, sendo chamado, por vezes, de Saltério.

Lucas

Autor

De acordo com a tradição da igreja cristã, o autor do terceiro evangelho é Lucas, médico e companheiro de jornada de Paulo (Cl 4.14; 2Tm 2.11). Lucas referiu-se várias vezes as viagens que fez com esse apóstolo (At 16.10-17; 20.5-15; 21.1-18; 27.1---28.16). Paulo descreveu Lucas como “ querido” (Cl 4.14), indicando o relacionamento próximo que tinham. Patriarcas da Igreja Primitiva, como Jerônimo e Eusébio, afirmaram que Lucas era proveniente de Antioquia da Síria. Não se sabe se ele era judeu ou gentio, mas comumente ele tem sido identificado como gentio. Lucas, mais tarde, adotou Filipos como seu lar, investindo sua vida no jovem ministério da igreja filipense.

Destinatário

Lucas endereçou o evangelho a Teófilo (Lc 1.1-4) que, se não era crente, pelo menos recebeu algumas instruções sobre a fé cristã e tinha dúvidas sobre algumas questões, principalmente as relacionadas à sua origem judaica. Lucas escreveu para renovar a confiança de Teófilo e para confirmar a obra de Deus na história por intermédio de Jesus, o Messias. Também é possível que “Teófilo” fosse uma maneira figurativa de se dirigir a qualquer cristão ou a um grupo de cristãos, já que o nome significa “ amigo de Deus”. Os inúmeros destinatários de Lucas provavelmente incluíam gentios questionadores e cristãos que necessitavam de encorajamento na Fé.

Propósito

Lucas desejava fazer uma obra histórica, em ordem cronológica. Outro propósito para a redação de Lucas pode ter sido afirmada às autoridades romanas que o Cristianismo não representava nenhuma ameaça política.

Atos

Autor

Apesar de não ser mencionado pelo nome, acredita-se que Lucas, o médico gentio (Cl 4.14), seja o autor do Livro de Atos, o volume que acompanha o Evangelho de Lucas. Grande amigo é companheiro de viagens de Paulo, Lucas foi uma testemunha ocular de muitos dos acontecimentos que registrou em Atos. Os livros bem escritos demonstram o grande conhecimento de Lucas da literatura e língua gregas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com