TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho religião

Por:   •  31/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

Questão: Conceito de sagrada e profano.

Primeiramente precisamos definir o sagrado como o diferente de profano. Desta afirmação podemos inferir que no mundo somente poderia existir coisas sagradas ou profanas, e o que, porventura, não é sagrado logo é profano. Então vivemos em um mundo profano onde o sagrado se manifesta. Diante do exposto, poderíamos dizer conceitualmente que o sagrado é a manifestação que se dá ao homem mostrando-se absolutamente distinto do profano e que advém de uma realidade não pertencente a este mundo, mas que se utiliza dos objetos contidos nele para a hierofania sem causar aos objetos a transmutação de sua materialidade embora oferecendo-lhes uma nova realidade sobrenatural, hierofania.

O profano, em oposição ao sagrado, é o não constituído deste de ordem de nível diferente. O profano é a segunda forma de ser no mundo, o estado inerte da potência que é o sagrado, é o comum e o mundano. É a constituição das coisas até que ocorram as hierofanias.

Questão: O que é espaço sagrado.

É o espaço não homogêneo, não neutro. Um local que quebra com a homogeneidade dos espaços no mundo, onde há uma diferença qualitativa de forma que se possa estabelecer uma distinção.

Um espaço sagrado é aquele diretamente ligado à religião, espaço este que pode ser construído para o divino ou um local de adoração cuja celebração ali aconteça e enquanto estiver acontecendo, ou seja, enquanto o sagrado estiver presente no local. Poderíamos ainda dizer que é sagrado o local especifico onde algo sagrado se manifestou ou se manifesta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com