TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhos Protnos

Monografias: Trabalhos Protnos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  2.292 Palavras (10 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 10

Etapa 3

* Passo 1

(Tabela 2) – em 20/08/2009

Inovação & Desafio Com. Ltda

Não é conta de resultado (X) Contas Valor (R$)

Outras receitas 350.250

Outras despesas 90.750

Devoluções de venda 5.670

X Fornecedores 480.000

Despesas de provisão para impostos de renda pessoa jurídica 80.400

Vendas de mercadoria 600.000

X Estoque inicial de mercadorias 280.000

X Despesas pagas antecipadamente 300

Despesas com salários 45.800

Outras despesas operacionais 15.950

X Contas a pagar 55.000

Despesas financeiras 23.000

Abatimentos s/ vendas 5.900

ICMS sobre vendas 72.000

X Compras de mercadoria 120.500

Despesas com publicidade e propaganda do mês 35.000

Despesas com energia elétrica da loja 800

Empréstimos a pagar 150.000

Despesas de juros 47.090

Despesas de aluguel 5.500

Estoque final de mercadorias 210.600

* Passo 2

*Passo 3

Demonstração do resultado do exercico:

A Demonstração do Resultado do Exercício tem como objetivo principal apresentar de forma vertical resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas num determinado período, normalmente, de doze meses. De acordo com a legislação mencionada, as empresas deverão na Demonstração do Resultado do Exercício discriminar:

* a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;

* a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;

* as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;

* o lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas;

* o resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto;

* as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa;

* o lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.

Na determinação da apuração do resultado do exercício serão computados em obediência ao princípio da competência:

a) as receitas e os rendimentos ganhos no período, independentemente de sua realização em moeda; e

b) os custos, despesas, encargos e perdas, pagos ou incorridos, correspondentes a essas receitas e rendimentos.

Resumo

A Demonstração de Resultado do Exercício – DRE é elaborada simultaneamente ao Balanço Patrimonial. É na DRE que visualizamos os valores que se revestem de concretude no Balanço.

Mais precisamente, a DRE revela o resultado apurado pela companhia, revelando o equilíbrio entre o ativo e o passivo.

A estrutura da DRE é definida pelo art. 187 da Lei 6.404/76 alteradas pelas Leis 11.638/07 e 11.941/09. A Demonstração do Resultado do Exercício representa um resumo ordenado das representações contábeis proveniente das contas de resultado das Receitas e Despesas.

É a partir da DRE que se evidencia o resultado que deve ser apurado, para um determinado período, em consonância com o Princípio da Competência, que consiste em considerar o fato gerador da receita independentemente do seu recebimento e o fato gerador da receita independentemente do seu pagamento. A DRE é indispensável e representa o mais importante relatório à disposição dos usuários da Contabilidade.

Receita Bruta

A receita bruta compreende o produto da venda de bens nas operações de conta própria, o preço dos serviços prestados e o resultado auferido na operações de conta alheia, excluídas as vendas canceladas, as devoluções de vendas, os descontos incondicionais concedidos e os impostos não cumulativos cobrados, destacadamente do comprador ou contratante, e dos quais o vendedor dos bens ou prestador dos serviços seja mero depositário

Receita Líquida: É a receita bruta menos as devoluções de produtos e os impostos pagos pela empresa.

Lucro Bruto

Simplificadamente, nada mais é do que o resultado positivo deduzido das vendas os custos e despesas. Diferença entre a receita e o custo de produção, incluindo-se os gastos com insumos, energia e outras despesas, mais impostos e remuneração dos empregados .

Lucro Líquido

Equivale ao lucro bruto menos as deduções de imposto de renda e de outras taxas que a empresa tenha que pagar.

Lucro Operacional

O lucro operacional é igual as receitas totais das operações menos os respectivos custos totais.

Etapa 4

* Passo 2

BALANCETE DE VERIFICAÇÃO

O balancete de verificação tem como base o método das partidas dobradas e tem como finalidade verificar se as contas contábeis estão corretas. A regra é: para todo debito lançado numa conta, devera obrigatoriamente ser lançado em outra conta, ou seja, não haverá devedor sem credor.

É possível lançar um debito e vários créditos,ou vice-versa, mas a soma de todos os débitos deve expressar o mesmo valor no final. Assim, a soma de todos os lançamentos a debito e credito devem ser realizados adequadamente.

Há momentos em que é necessário uma verificação mais aprofundada dos lançamentos contábeis, Isso pode ser feito com freqüência diária, semanal, quinzenal, mensal, anual... os responsáveis pela contabilidade devem verificar se os lançamentos no período estão corretos.

O balancete de verificação é também um importante relatório contábil de tomada de decisões, alem de auxiliar na detecção de erros, ou seja, o balancete de verificação é um resumo ordenado de todas as contas utilizadas pela contabilidade.

Alem disso, o balancete é feito em razonetes divididos em caixa, capital, bancos, duplicatas a pagar, moveis e utensílios, estoques, duplicatas a receber, instalações, receitas de vendas, custos de vendas de mercadorias, receita de juros e despesas de juros.

Depois de toda essa verificação os lançamentos devem ser contabilizados no livro razão Esta é a principal finalidade do balancete de verificação, ou seja, confirmar se a soma dos saldos devedores é exatamente igual à soma dos saldos credores.

Não é tão fácil verificar erros no balancete de verificação, é um trabalho de pesquisa nos lançamentos contábeis já realizados, mas é fácil entender, se a soma dos débitos não é igual à soma dos créditos há indícios claros de que os registros contábeis não estão corretos.

Pode saber também que, quanto menor o período de abrangência do balancete, mais eficiente será a contabilidade. As grandes instituições fazem seus balancetes diários, permitindo assim a detecção dos erros de um dia para o outro. Por mais que se procure acertar sempre há erros que não são detectados. Existem vários modelos de balancete de verificação ficando as empresas livre para escolher qual modelo queira usar.

APURAÇAO DO RESULTADO DO EXERCICIO IMPOSTOS E ESTOQUE

Contas patrimoniais são as contas que aparecem no balanço patrimonial: bens, direitos ou obrigações(caixa, bancos, duplicatas a receber, estoques, maquinas, contas a pagar, empréstimos a pagar, capital social, etc). Já as contas de resultado são as contas referentes a receitas e despesas. São aquelas utilizadas para apurar se a empresa teve lucro ou prejuízo e pertencem a demonstração do resultado do exercício.

A razão ao qual devemos agrupar as contas de mesmas características é para facilitar a leitura do balanço.

A legislação brasileira estabelece dois grupos de contas para o ativo e três grupos de contas para o lado passivo e patrimônio liquido, ficando o ativo, passivo e patrimônio liquido: Apuração do Resultado, para avaliar se a empresa teve lucro ou prejuízo, precisamos comparar a receita e a despesa; Receita, a receita corresponde á vendas de mercadorias ou prestação de serviços; Despesa é toda atividade e todo esforço da empresa em obter receita, despesa deve ser contabilizada no período em que foi consumida;Lucros ou Prejuizo no período chamado de exercício social, deve-se apurar o seu resultado, isto é, verificar se houve lucro ou prejuízo O resultado é a soma das receitas menos as despesas, o resultado apurado é destacado na demonstração do resultado do exercício; Regime de competência é uma forma de registrar os eventos contábeis, isto é, aqueles fatos que dizem respeito ao patrimônio; Regime de caixa é uma forma simplificada de contabilidade, seguindo algumas regras: a receita será considera ganha no momento do seu recebimento. Despesa será considerada contabilizada no momento do pagamento; Efeito do lucro no balanço, o lucro apurado pela empresa pertence aos proprietários. Se houver prejuízo, os proprietários sofrem a perda; Diferença entre despesas e custos, custo é todo gasto da empresa, isto é, na produção, matéria-prima, mao-de-obra, energia elétrica, manutenção e embalagem, etc; Sistema de inventario permanente , no caso trata-se de controle de estoques de caráter permanente; Peps ou fifo, trata-se de uma técnica de gerenciamento dos estoques; Ueps ou lifo, trata-se sobre o custo da mercadoria vendida correspondente ao custo da compra da mercadoria mais recente ainda com sobra no estoque; Devolução de compras e vendas, tanto de compras quanto de vendas, no caso das compras, as devoluções devem ser lançadas negativamente. Já a devolução de vendas seria contabilizada no estoque; Impostos incidentes sobre mercadorias, há vários tipos de impostos que devem ser contabilizados no custo da mercadoria como: IPI,ICMS, PIS e a COFINS; Tipos de empresas, Industrial que transformam matérias primas em matérial acabadas, Comercial que comercializam produtos.

*Passo 3

Relatório final

Ao término do trabalho podemos observar a quantidade de habilidades desenvolvidas e conhecimento agregados, durante a realização de cada passo tivemos contato com diversos conteúdos que demonstram a importância da contabilidade para as empresas em geral, e como também como é amplo o mercado de trabalho de profissional contador.

Durante a primeira etapa aplicamos os conhecimentos relacionados a classificação contábil, a elaboração do plano de contas e a elaboração do Balanço Patrimonial.

Na segunda etapa tivemos como tarefa o entendimento das principais legislações relacionadas às normas contábeis, e através delas criar subsídio para análise de um balanço patrimonial, com a finalidade de verificação pratica da aplicabilidade da matéria estudada.

Ao realizar a terceira etapa nos deparamos com as contas de resultado, bem como identificação da composição do custo das mercadorias vendidas, e ainda a pesquisa sobre os conceitos de receitas, lucro bruto, lucro operacional e lucro líquido.

E para finalizar, a quarta etapa apresenta a estrutura do plano de contas, um dos principais relatórios contábeis, o balancete de verificação e os conceitos de apuração do resultado do exercício.

O objetivo principal da contabilidade, conforme sua estrutura conceitual básica, é o de permitir a cada grupo principal de usuários a avaliação da situação econômica e financeira de uma dada entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras.

Como foi dito, os usuários da contabilidade têm interesse nos dados das empresas. Esses dados, normalmente, são os elementos que constam nos relatórios contábeis (resumos periódicos e ordenados, por exemplo) que abrangem informações econômicas financeiras como as referentes ao Patrimônio, ao Capital, às receitas e às despesas, ao Fluxo de Caixa, etc.

A função básica do contador é produzir informações úteis aos usuários da contabilidade para a tomada de decisões. Ressaltemos, entretanto, que, em nosso país, em alguns segmentos de nossa economia, principalmente na pequena empresa, a função do contador foi distorcida, infelizmente, estando voltada exclusivamente para satisfazer às exigências do fisco.

O termo Patrimônio significa, a princípio, o conjunto de bens pertencentes a uma empresa ou a uma pessoa. Compõe-se também de valores a receber, ou contas a receber. Por isso, na contabilidade esses valores são denominados direitos a receber, ou simplesmente direitos. Contudo não são apenas os Bens e Direitos que compõem o Patrimônio, pois não se pode identificar a verdadeira situação de uma empresa ou pessoa sem evidenciar as obrigações, ou seja, Patrimônio significa o conjunto de Bens, Direitos e Obrigações.

Como exemplo, se você disser que tem como Patrimônio um apartamento e não fizer referência à dívida com o banco financiador, sua informação será incompleta e pouco esclarecedora sobre esse patrimônio.

Este estudo contribuirá para a nossa formação, isto de forma que não sejamos focados somente no atendimento das necessidades fiscais, mas em aplicar o conhecimento para a elaboração de relatórios que contribuirão para a melhoria dos processos e o crescimento das empresas que serão atendidas por nós, futuros contadores.

...

Baixar como  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »