TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Interpretação de Romanos Na Cosmovisão Soteriológica Arminiana

Por:   •  14/10/2021  •  Artigo  •  19.835 Palavras (80 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 80


[pic 1]

Dedicatória

Dedico este E-book, em primeiro lugar, a todos aqueles que labutam em compreender e expor as Sagradas Escrituras; em segundo lugar, aos adeptos e simpatizantes da Soteriologia Arminiana, em especialmente, os membros que compõe o Grupo no Whatssap: ‘Arminianismo Hoje’.

Agradecimentos

Gostaria de Agradecer ao Presbítero e Professor de Teologia: Alessandro Barreto (IEADPE); ao vê-lo com a obra de Wellington Mariano “O que é Teologia Arminiana”, tive a audácia de pedi-la para ler – todo Teólogo ou estudante de teologia possuirá em comum o sentimento de ciúme para com os seus livros. O Pb. Alessandro não apenas me emprestou, mas, ao devolvê-la, me permitiu ficar com ela definitivamente, e, desde então, me dedico a ler e a estudar “a mecânica da Salvação” na soteriologia Arminiana. Não poderia deixar de fazer referência neste momento a Mylenna Navarro, uma grandessíssima amiga. Se não fosse ela, acredito que a conclusão deste E-book seria prolongada por mim mais do que fora (é provável que nunca acontecesse). E por fim, mas não menos importante, gostaria de agradecer ao meu amigo Souza (Instagram: Vanz Souza II), ele foi o responsável pelo desenvolvimento desta linda capa.

Esclarecimentos

Como todos notaram na capa, todo o conteúdo deste E-book é baseado nas Obras de Daniel Gouvêa e Carlos A. Vailatti. Ao ler as referidas obras, percebi de imediato que elas eram leituras obrigatórias a todo adepto da Teologia Soteriológica Arminiana, e, logo de imediato, nasceu o desejo de fazer uma série de publicações para o meu blog (https://teologiacristacomlucas.blogspot.com/) baseando-se nestas duas maravilhosas obras. Entretanto, compreendi que teria um maior alcance se caso montasse um E-book a partir das séries publicadas, pois, desta forma, facilitaria o compartilhamento, a leitura, como também a compressão do texto, e assim o fiz. Desejo mais uma vez ressaltar, para evitar futuras confusões e más compreensões, que todo o conteúdo deste E-book é baseado nas Obras de Daniel Gouvêa e Carlos A. Vailatti. Isso significa dizer que constantemente estarei me utilizando das referências contidas nas referidas obras, como também realizando citações diretas e indiretas a elas, e não que no decorrer de todas as páginas desse E-book inexista impressões e comentários pessoais ou utilização de outras fontes/referências e materiais (Ex: cap 5). Sendo bastante honesto com o leitor, eu diria que este E-book é uma resenha do Livro de Daniel Gouvêa – a partir do momento que ele passar a discorrer e comentar sobre os versículos que compõem Romanos 9 – com acréscimos dos Comentários de Armínio a esse mesmo capítulo contido na sua Carta que foi enviada à Gellius Snecanus e que fora traduzida e publicada por Carlos A. Vailatti. Não obstante, o conteúdo deste E-book não totaliza, de hipótese alguma, as obras supracitadas. Por isso, recomento ao leitor que venham a adquiri-las, pois ainda há muitas riquezas contidas nas respectivas obras e que precisam ser descobertas. Vale salientar que não apenas eu, como também vários colegas reconhecem e entendem a importância dessas obras. Logo, não perca a oportunidade de obtê-las!

A Soberania de Deus na Justificação: Uma Abordagem Bíblica Exegética e Teológica de Romanos 9 – Daniel Gouvêa

https://www.editorareflexao.com.br/a-soberania-de-deus-na-justificacao/p/563

Jacó Armínio; Uma Análise de Romanos 9 – Carlos Augusto Vailatti

https://www.editorareflexao.com.br/uma-analise-de-romanos-9/p/610

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        5

Preâmbulo do Capítulo de Romanos 9        5

A Objeção dos Judeus        5

CAPÍTULO 1 (Comentário dos Versículos 1-6)         7

A explicação dos sentidos do termo Israelita/Israel        10

CAPÍTULO 2 (Comentário dos Versículos 7-13)        13

Primeiro Tipo Utilizado Por Paulo        13

Quem São os Verdadeiros Filhos da Promessa?        13

Segundo Tipo Utilizado por Paulo        16

CAPÍTULO 3 (Comentário dos Versículos 14-18)        22

Considerações quanto ao Endurecimento de Faraó        30

CAPÍTULO 4 (Comentário dos Versículos (19-24)        33

Voz Média ou Passiva?        42

CAPÍTULO 5 (Comentário dos Versículos (25-33)        48

Conclusão        58

INTRODUÇÃO

Preâmbulo do Capítulo de Romanos 9

Antes de apresentarmos uma interpretação Arminiana de Romanos 9[1], precisamos entender dois pontos que são cruciais para que possamos interpretar corretamente tal Capítulo.

Em primeiro lugar: como salienta Armínio, “O escopo principal do Capítulo é o mesmo de toda a Epístola: Que o evangelho, não a lei, é o poder de Deus para a salvação, não para aquele que pratica uma boa obra, mas para aquele que crê, uma vez que no evangelho a Justiça de Deus é manifesta na obtenção da salvação pela fé em cristo"[2].

Em segundo Lugar: Paulo, ao longo do respectivo capítulo, irá refutar uma objeção que determinados Judeus, contrários a sua Doutrina, haviam realizado, demostrando que a objeção possuía uma dupla falha; "o princípio inquestionável que os judeus utilizaram como suporte à sua objeção, não só não era prejudicial à sua causa, mas era até mesmo bastante favorável a ela"[3].

A Objeção dos Judeus

Armínio, em sua carta destinada a Gellius Snecanus, comentando sobre o capítulo 9 de romanos discursa sobre essa objeção levantada pelos Judeus: “Se a maioria dos judeus é rejeitada, a palavra de Deus tem que falhar; – Mas não é possível que a palavra de Deus falhe; – Portanto, a maioria dos judeus não foi rejeitada”[4]. Discorrendo sobre o que fez levar alguns Judeus a elaborarem essa objeção, Armínio Escreve: “O Apóstolo Paulo havia proposto uma doutrina que, necessariamente, incluía a rejeição dos judeus numa medida muito considerável, a saber, a justiça e a salvação devem ser obtidas pela fé em Cristo, não pelas obras da lei. Foi fácil para os judeus deduzirem disso: “Se a justiça e a salvação consistem na fé em Cristo, a quem Paulo prega, segue-se que os judeus, em sua maior parte, são rejeitados da aliança”[5].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (124.5 Kb)   pdf (800.3 Kb)   docx (469.8 Kb)  
Continuar por mais 79 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com