TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Verdadeira Conversão

Dissertações: Verdadeira Conversão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2013  •  6.320 Palavras (26 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 26

A CONVERSÃO VERDADEIRA E A FALSA

(True and False Conversion)

Por: Rev. Charles G. Finney

TEXTO --"Mas todos vós que acendeis fogo, e vos cingis com tições acessos, ide, andai entre as chamas do vosso fogo, e entre os tições que acendestes. Isto é que recebereis da minha mão: Em tormentos jazereis."-- Isaías 50:11

É evidente pelo contexto destas palavras no capítulo, que o profeta se dirige àqueles que professam ser religiosos, que se dizem que estão salvos, mas que, na realidade, sua esperança era um fogo que eles mesmos tinham acendido, e as faíscas, criadas por este fogo. Antes de seguir adiante na discussão do tema, desejaria dizer que, como já me foi dada notícia de que minha intenção era discutir a natureza da conversão verdadeira e da falsa, não servirá de nada o escutá-lo, exceto para aqueles que sejam sinceros e se apliquem a si mesmos. Se você espera se beneficiar da mensagem, tem que resolver aplicar-lo fielmente, de modo tão sincero como se pensasse que estivesse no juízo solene. Se o faz, pode esperar que te conduza a descobrir teu verdadeiro estado, e se está enganado, dirigir-se ao verdadeiro caminho da salvação. Se você não quer faze-lo, eu pregarei em vão, e você ouvirá em vão.

Espero mostrar a diferença entre a conversão verdadeira e a falsa, a apresentarei o tema na seguinte ordem:

I. Mostrar que o estado natural do homem é o de puro egoísmo.

II. Mostrar que o caráter do convertido é o de benevolência.

III. Que o novo nascimento consiste numa mudança desde o egoísmo à benevolência.

IV. Contestar algumas objeções que podem oferecer contra o ponto de vista que tomo e terminar com alguns comentários.

I. Vou mostrar que o estado natural do homem, ou o estado em que se encontra o homem antes da conversão, é egoísmo puro e sem mistura.

Com isso quero dizer que não conhece a benevolência do Evangelho. O egoísmo é considerar a felicidade própria como objetivo supremo, e buscar o bem próprio pelo fato de ser seu. O que é egoísta coloca sua própria felicidade e busca seu próprio bem porque é seu. De modo egoísta coloca sua própria felicidade por cima de outros interesses de maior valor; tais como a glória de Deus e o bem do universo. É evidente que a humanidade se encontra neste estado e digo isto por muitas considerações.

Todo o mundo sabe que os outros são todos egoístas. Todos os tratos da humanidade são conduzidos sobre este princípio. Se o homem o perde de vista e empreende tratos com a humanidade como se não fossem egoístas, senão desinteressados, os demais pensarão que aquele homem está louco.

II. No estado do convertido, o caráter predominante é o de benevolência.

Um indivíduo convertido é benevolente, e não egoísta, no essencial. Benevolente é uma palavra composta que propriamente significa desejar o bem, ou seja, escolher a felicidade dos outros. Este é o estado e Deus. Nos é dito que Deus é amor; isto é, que é benevolente. A benevolência compreende todo seu caráter. Todos seus atributos morais são apenas modificações da benevolência. Um indivíduo convertido se assemelha a Deus neste aspecto. Não quero que se entenda que ninguém é convertido a menos que seja pura e perfeitamente benevolente, como Deus é; mas sim que no equilíbrio de sua mente a característica que prevalece é a benevolência. Com sinceridade busca o bem dos outros por amor a eles. E, por benevolência desinteressada não sente interesse no objeto que persegue, senão que busca a felicidade dos outros por amor a eles e não com olhos a sua reação a favor de si mesmo, que vai aumentar sua felicidade. Decide fazer bem porque se alegra na felicidade dos outros, e deseja a felicidade deles por ela em si mesma. Deus é benevolente de modo puro e desinteressado. Ele não faz as criaturas felizes para assim aumentar a sua própria felicidade, senão que as ama por sua felicidade e as busca por amor à mesma. Não que não se sinta feliz ao fomentar a felicidade das criaturas, mas não o faz por a sua própria satisfação. O homem que é desinteressado se sente feliz em fazer bem. De outra maneira o fazer bem em si não teria nenhuma virtude. De outro modo o fazer bem não seria virtuoso em si. Em outras palavras, se não lhe fosse agradável fazer bem e não se alegrasse fazendo-o, não seria uma virtude nele.

A benevolência é a santidade. É o que a lei de Deus requer: Amarás ao Senhor teu Deus com todo teu coração, e com toda tua alma e com toda tua força, e a teu próximo com a ti mesmo. Com a mesma certeza que o convertido rende obediência à lei de Deus, e de modo tão seguro como ele é de Deus, é benevolente. É o rasgo mais saliente de seu caráter, o buscar a felicidade dos outros, e não a sua própria, como seu objetivo supremo.

III. A verdadeira conversão é uma mudança do estado de supremo egoísmo à benevolência.

É uma mudança no objetivo da atividade, não uma mera mudança no meio de alcançar o fim. Não é verdade que os convertidos e os não convertidos difiram apenas nos meios que usam, enquanto perseguem o mesmo objetivo. Não é verdade que Gabriel e Satanás estejam tratando de alcançar o mesmo objetivo, os dois procurando sua própria felicidade, ainda que a busquem de modo distinto. Gabriel não obedece a Deus com olhos a incrementar sua própria felicidade. Um homem pode mudar seus meios e contudo apontar a conseguir o mesmo objetivo, sua própria felicidade. É possível que faça bem com olhos a um benefício temporal. Pode não crer na religião, nem na eternidade, e contudo fazer bem porque isto lhe é vantajoso neste mundo. Suponhamos, pois, que seus olhos se abrem, e vê a realidade da eternidade; e então se faz religioso como meio de conseguir sua felicidade na eternidade. Pode-se ver bem que não há nenhuma virtude nele. É a intenção que dá caráter ao ato, não o meio empregado para realizar a intenção. O convertido verdadeiro e o falso diferem nisto. O verdadeiro convertido escolhe a glória de Deus e o bem de seu reino como objetivo de seus esforços. Este objetivo o escolhe por si, pelo que é, porque o vê como seu maior bem, como um bem maior que sua própria felicidade individual. Não que seja indiferente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.6 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com