TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ètica Cristã

Dissertações: Ètica Cristã. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/1/2014  •  968 Palavras (4 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 4

ÉTICA CRISTÃ

ITAJUBA

2014

Introdução

Em todas as áreas da vida somos regidos por valores que nos regem e nos fazem ser aceitos na sociedade em que vivemos. Valores este regidos pelo conjunto de fatores da moral ditados pela sociedade em que estamos inseridos. Também no meio religioso temos os valores morais, regrados de acordo com cada crença, submetendo seus discípulos a regras de conduta de acordo com seus ensinamentos particulares. Para nós os Cristãos temos a Bíblia Sagrada como o nosso livro de valores e condutas a serem seguidos, tendo como o nosso exemplo de vida o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, este que não veio tirar nada das Sagradas Escrituras, mas sim que cumpriu tudo o que nela estava inserido, o exemplo perfeito para nós os Cristãos. O seguir as normas Bíblicas não o faz um salvo, mas o salvo pratica tais condutas.

Vivendo a Bíblia no Ponto de Vista Ético

Em tudo somos influenciados pelo que somos, cremos , desejamos, objetivamos e vivemos, sendo tudo isto influenciado pelo nosso mundo individual e social. O conjunto de valores que acreditamos ser certo ou errado é o que chamamos Ètica. Sendo esta um hábito, costume ou rito. Isto até o momento comentado estamos tratando da atmosfera natural em que vivemos, na atmosfera celestial, é bem diferente da que vivemos aqui, pois não lemos a palavra do Senhor para pegr para nós o que nos interessa e deixarmos para trás o que não nos interessa, mas nos amoldamos a ela e não ela a nós.

Tipos de Ética

Segundo estudiosos temos os seguintes grupos: Éticas Humanistica, Natural e Religiosa.

a)Ética Humanística: São aquelas que favorecem escolha e decisões voltadas para o homem como seu valor maior. Se divide em: hedonismo, utilitarismo e existencialismo.

Hedonismo: é uma forma de Ètica Humanística que ensina que o certo é o que é agradável. Teve sua origem nos ensinos de Epicuro e de seus discípulos, cuja máxima famosa era”comamos e bebamos porque amanhã morrereamos”. Os hedonitas se abstinham da vida Política e Pública, preferiam ficar solteiros, censurando o casamento e a família como obstáculos do bem maior, que é o prazer. Defendiam até o suicídio alegando que a morte natural era muito dolorosa. Podemos citar como um dos defensores modernos do Hendonismo Gustav Fechner, fundador da Psicofísica, com sua interpretação do prazer como princípio psíquico da ação, desenvolvida posteriormente por Sigmund Freud, como sendo o princípio operativo do nível psicanalítico do inconsciente.

Utilitarismo: é outra ética humanística que tem como valor máximo o que considera o bem maior do maior número de pessoas., em outras palavras,” o certo é o que for útil”. Se uma escolha produz felicidades para pessoas então é correta. Os principais nomes relacionados a ética utilitarista é Jeremy Bentham e John Stuart Mill.

Existencialismo: é outra ética humanística que prega que o certo é agir, ter uma experiência-o errado é vegetar, ficar inerte. Tem como defensores os pensadores Kierkegaard, Jasper, Heiddeger, Satre e Simone de Beauvoir. Pessoas influenciadas pelo existencialismo tentarão viver a vida com toda intensidade, e tomarão decisões que levem a esse desiderato. Aldous Huxley, por exemplo, defendeu o uso de drogas, já que as mesmas produziam experiências acima da percepção normal. Da mesma forma, pode-se defender o homossexualismo e o adultério. O existencialismo é o sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com