TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

É Um é Dois é Tres

Trabalho Universitário: É Um é Dois é Tres. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2013  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 4

1. Ética Profissional em Administração.

A palavra ética vem do grego Ethikós, que significa "modo de ser". Trata o comportamento humano pelo seu valor moral, a natureza do bem e do justo. É também chamada de filosofia moral, por tratar dos valores em sociedade, isto é, do comportamento humano pelo seu valor moral.

Como a ética hoje em dia vem sendo essencial para se viver em um bem comum, há também exigência que se haja ética em relações profissionais e empresariais, englobando o conceito de Aristóteles, e seguindo um contexto com normas e regras formadas em meio profissional. A ética sendo aplicada é de suma importância, principalmente no Brasil, que consegue que a moral venha sobre os valores desvirtuados, onde tem que haver responsabilidades socialmente corretas.

Como já dito, a ética é essencial para se viver em um bem comum, e por menor que seja a atitude, sempre haverá um grande valor na ação. E há de sempre saber que existe uma maneira certa de agir em uma determinada atividade profissional.

A ética auxilia no desenvolvimento individual e do grupo por regras regidas dentro de uma empresa, em busca da harmonia social. E existe um código de ética profissional, é onde se apresenta normas para o cumprimento de determinada profissão. Tem que haver o interesse de cada profissional inserido em determinada classe, por conta de levar-se o profissional ao comprimento o que lhe é obrigatório, para verificar se a sua obrigatoriedade está sendo cumprida existem órgãos fiscalizadores do referido código na execução das atividades pertinentes a profissão. E há um juramento onde o administrador promete seguir o Código de Ética:

"Prometo dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais, observar o Código de Ética, objetivando o aperfeiçoamento da Ciência da Administração, o desenvolvimento das instituições e a grandeza do homem e da pátria". (JURAMENTO DO ADMINISTRADOR)

Em meio empresarial, as instituições publicas e privadas buscam mostrar o seu interesse por um futuro para com o seu publico, isso partindo do ponto que sempre há trabalhos na área social e ambiental da sociedade. E com o trabalho sendo maximizado em relação ao desenvolvimento e responsabilidade, o nome “ético” se liga a empresa e assim há o alcance e aumento do seu publico alvo.

A ética empresarial condiz com um valor da organização que proporciona sua reputação e, consequentemente, seus bons resultados. A ética empresarial é "(...) o comportamento da empresa - entidade lucrativa - quando ela age de conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela coletividade (regras éticas)". (MOREIRA, 1999).

2. Análise das cinco situações envolvendo a ética profissional em Administração.

2.1. Primeira situação.

No início do filme, o ator Ryan (contratado por uma empresa para efetuar demissões de outras empresas) tem uma profissão antiética, pois entende-se que as pessoas dispensadas sem justa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com