TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um, Dois, Três

Trabalho Escolar: Um, Dois, Três. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 2

REFERENCIAL TEÓRICO

Psicologia e Questões Sociais

No que diz respeito ao exercício da Psicologia sobre as demandas sociais Todorov e Moreira (2004) apontam ao discutirem sobre o atentado de 11 de setembro de 2011 nos Estados Unidos o fato que o cenário mundial é composto por tragédias e riscos que são mantidos por práticas culturais difundidas em segmentos sociais. Dessa maneira seria necessária a compreensão dessas práticas surgem, mantem-se ou deixam de existir seria o primeiro passo para qualquer possível intervenção deve ser antecedida pela observação de tais elementos que formam uma questão social.

Tal realidade pode ser trazida ao tema de trabalho do projeto de intervenção de Educação em Saúde. Compreender aspectos sociais mantidos pela cultura através de suas práticas culturais é um passo interessante para ser elaboradas intervenções sobre esta realidade visto que o conhecimento sobre tal é um aliado para a ação da Psicologia.

Dentre os diversos assuntos que são relevantes dentro do cenário internacional e que gera preocupações em diversas áreas do conhecimento seja para psicólogos ou não-psicólogos , podem-se ser citados: superpopulação, poluição ambiental, fome, escassez de recursos da natureza, violência dentre outros (ANDERY, 1993).

O trabalho da Psicologia não está longe dessas preocupações, muito pelo contrário, a ação do psicólogo está diretamente a essas demandas que geram ou podem gerar sofrimento aos sujeitos que implicados a estas dificuldades que são vistas no cotidiano com maior ou menos expressão, porém não há como negar a visibilidade de tais assuntos.

Nessa dimensão de necessidade o tema comportamento adequado no transito ou também podendo ser chamado de conduta não violenta no transito é o tema central de discussão a seguir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com