TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA CRISTÃ

Monografias: ÉTICA CRISTÃ. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 2

4 - Ética cristã

A ética cristã é o sistema de valores Moraes associados ao Cristianismo e que retira dele a sua sustentação teológica.

A ética cristã é o conjunto de valores Moraes total e unicamente baseado nas Escrituras Sagradas, pelo qual o homem deve regular sua conduta neste mundo, diante de Deus, do próximo e de si mesmo. Não é um conjunto de regras pelas quais os homens poderão chegar a Deus – mas é a norma de conduta pela qual poderá agradar a Deus que já o redimiu. Por ser baseado na revelação divina, acredita em valores morais absolutos, que são a vontade de Deus para todos os homens, de todas as culturas e épocas.

É nas Escrituras Sagradas, que encontramos o padrão moral revelado por Deus.

Texto Bíblico: O Sermão do Monte ou Sermão da Montanha é uma compilação de ensinamentos de Jesus. Segundo Santo Agostinho é a “Perfeita Regra ou Padrão da Vida Cristã.”

O Sermão do Monte inicia-se, segundo o apostolo Mateus, com “As Bem-aventuranças” (que significa boa sorte, bom destino), onde Jesus nos ensina a conquistarmos os valores espirituais e nos desapegarmos da matéria.

Jesus termina dizendo que todo aquele que escuta as suas palavras e as pratica é semelhante ao homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha. Diante da solidez da edificação, mesmo com as chuvas que caíram, com a correnteza dos rios e o sopro dos ventos, a casa não ruiu.

5 - Liderança Cristã

Liderança Cristã: “É uma vocação em que há uma perfeita mistura de qualidades humanas e divinas, ou um trabalho harmonioso entre o homem e Deus destinado ao ministério e bênção das demais pessoas”.

JESUS

Seu objetivo: salvar os homens do pecado, do mal e da morte.

Comunicou: sua mensagem de amor e nova vida, na linguagem do povo da época (parábolas). Pregou em Hebraico, grego e aramaico (língua corrente da Palestina). E ainda utilizou o latim língua dos romanos, ou seja utilizou todos os recursos disponíveis para alcançar os perdidos.

Delegou: a missão de espalhar a mensagem de salvação a todo o mundo.

Inovou: rompeu com as arcaicas tradições religiosas da época. Ensinou ao ar livre, concedeu perdão a prostitutas e cobradores de impostos, curou no sábado.

Motivou: enviou Seu Espírito para que seus discípulos saíssem das easas-esconderijos. Foi exemplo de conduta em todas as áreas humanas.

Planejou: deu ordens específicas (“amai-vos uns aos outros…” etc.).

Treinou: escolheu 12 homens para a liderança, treinando-os durante três anos e meio aproximadamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com