TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ausência de Mobilidade de Capitais Câmbio Flutuante

Por:   •  18/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 2

Ausência de Mobilidade de Capitais

Câmbio Flutuante

Política Fiscal

Política Monetária

Política Cambial

Estamos diante de um país, que por qualquer motivo, que não vem agora ao momento, enfrenta uma situação de desconfiança internacional (problemas na balança de pagamentos), que não consegue atrair capitais para esse país. Estamos com um país inelástico em relação ao júros, no que desrespeito ao cenário internacional (somente no cenário internacional, não se aplica ao cenário doméstico). Significa uma curva do BP infinitamente inelástica em relação ao júros e completamente vertical.

Se o câmbio for flutuante o mercado determina o câmbio, não temos qualquer preocupação em relação a paridade do cambio, tudo pode acontecer, a política monetária ficará neutra.

Seja uma política fiscal expansionista (política que aumenta o gasto público, redução de impostos), deslocando a curva IS para direita, aumentando a renda e o juros, com o aumento da taxa de juros traz um efeito chamado de crowding out (com a elevação da taxa de juros, a curva IS volta um pouquinho para a esquerda denotando um efeito de expulsão dos investimentos (política fiscal é boa pois teve um aumento de renda mesmo com o efeito crowding out).

Como a taxa de juros e a de renda subiram; juros não me preocupo pois temos ausência de modalidade de capitais externa; com o aumento da renda, teve também o aumento das importações, tendo a saída de divisas, mas agora o câmbio é flutuante, então terá a desvalorização do câmbio, e com a desvalorização do câmbio vou impulsionar as exportações, descolando a curva BP para a direita e a IS para direita novamente, entrando no ciclo de crescimento.  

Quando eu faço um política monetária expansionista (injetar crédito, baixar juros) eu tenho um duplo movimento nas condições do equilíbrio, a LM se descola para baixo (aumentando a renda e baixando os juros), em relação do equilíbrio interno a política monetária foi muito boa, não teve a queda no investimento (não teve o efeito crowding out), com o aumento da renda, aumenta as importações, o aumento de importações perco divisas, como o câmbio é flutuante, eu desvalorizo o câmbio, com o câmbio desvalorizado, aumento as exportações e jogando IS para direita e a BP para direita, aumentando.

As duas políticas são boas, mas a politica monetária é melhor, pois não tem o efeito crowding out.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com