TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado De Capitais

Monografias: Mercado De Capitais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2013  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  1.105 Visualizações

Página 1 de 3

Questionário

1. Suponha que a cotação do dólar esteja muito baixa, em relação ao real. Quais as conseqüências disso para a economia? O que o Banco Central pode fazer a respeito?

Se a cotação do dólar está muito baixa, significa que o real está valorizado. Como consequência disto há uma redução da exportação de produtos industriais, o País passa a aumentar a importação desses produtos, que começam a concorrer, no mercado interno, com os produtos nacionais. A prosperidade do setor primário exportador (aquele que produz e exporta minérios e produtos agropecuários e é mais competitivo no mercado internacional que o setor industrial quando o real está valorizado) acaba prejudicando o setor industrial. Persistindo essa situação por muito tempo, as indústrias começam a ter problemas e fecham suas portas e os produtos, antes produzidos internamente, passam a ser substituídos por importados. O BACEN pode aumentar a taxação (IOF – Imposto sobre Operações Financeiras) sobre as aplicações de estrangeiros em renda fixa (títulos públicos), com o intuito de reduzir a rentabilidade desses papéis, tornando-os menos atraente ao aplicador do exterior. Outra medida é reduzir a taxa de juros básica fazendo com que convergissem para níveis mais parecidos com os praticados na maioria dos países. Recentemente, o banco central japonês reduziu a taxa de juros básicos a zero, nos EUA, esta taxa está por volta de 2,0% ao ano. No Brasil, é de 10,75% ao ano. A arbitragem, nesse caso, é simples, compensa tomar empréstimos em bancos japoneses ou norte-americanos e aplicar no Brasil. Essa mudança tornaria menos atrativas as aplicações financeiras no Brasil, reduzindo o afluxo de divisas (dólar, euro etc.), diminuindo sua oferta, tornando-as mais caras, mais valorizadas, dando mais competitividade à indústria nacional.

2. Suponha que um grupo de investidores detenha informações privilegiadas a respeito de uma empresa, que representarão no futuro um expressivo aumento de seus lucros, e utilize essas informações para efetuar grandes aquisições das ações dessa empresa. A CVM deve atuar para coibir essa prática? De que forma a CVM pode identificar essas operações?

Sim, pois uma das funções da CVM é

3. Um grupo de investidores resolve especular na compra de ações de uma empresa, apenas baseado nas informações que são de conhecimento público. A CVM deve atuar para coibir essa prática? Por quê?

4. A emissão de certificado de depósito bancário-CDB necessita de registro na CVM? Por quê?

Não, porque o CDB é registrado, exclusivamente, pela Cetip desde 1986. É um dos ativos mais conhecidos no Brasil e um dos instrumentos financeiros mais registrados na integradora do mercado financeiro. Esse título de renda fixa é transferível e negociável. Destina-se às aplicações de pessoas físicas e jurídicas com conta-corrente em banco.

5. Quais os três instrumentos que o Banco Central pode utilizar para executar a política monetária?

São os principais instrumentos da política monetária do Banco Central do Brasil a fixação da taxa básica de juros; as operações de compra e venda de títulos no mercado aberto; o recolhimento compulsório sobre os recursos à vista, os depósitos a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com