TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Eletrônica 1

Por:   •  27/8/2018  •  Seminário  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Eletrônica 1

Alunos: André Luís Simioni e Thiago Hanisch dos Santos

22/03/2016

Relatorio 2

a)  Retificador de meia onda

         O experimento consiste em montar um retificador meia onda, por meio da ligação em série entre um transformador 127V/9V+9V, um diodo 1N4007 e uma carga resistiva de 1KΩ, conforme figura abaixo.

[pic 1]

         Foram verificados os valores de tensão eficaz máxima - VAC e de tensão efetiva - VDC. Os valores medidos com o multímetro e os verificados por meio do sinal da onda (osciloscópio) são mostrados na Tabela 1 e 2.

Tabela 1: Medição com o multímetro:

Medições

Multímetro

VAC

10,13 V

VDC

4,25 V

Tabela 2: Medição com o osciloscópio:

Medições

Osciloscópio (calculados)

VPP

28 V

VP

14 V

VEF

9,92 V

T

16,6 s

f

60,24 Hz

VPF

10,07 V

Legenda: VPP – Tensão pico a pico; VP – Tensão de pico; VEF – Valor Eficaz; T – Período; f – Frequência; VPF – Valor de pico Eficaz.

         A função do retificador de meia onda é transformar a parte negativa da senoide, proveniente de um sinal de corrente alternada, em uma chave aberta, ou seja, onde a tensão será nula nesse instante. A figura abaixo ilustra o fenômeno encontrado.

[pic 2]

b)  Retificador de meia onda com filtro capacitivo

        A montagem do circuito difere apenas de um capacitor eletrolítico () ligado em paralelo com o resistor, como na figura abaixo: [pic 3]

[pic 4]

Tabela 2: Valores de tensão medidos com filtro capacitivo.

Medições

Osciloscópio

Vmáx

10,5 V

[pic 5]

Vmín

14 V

        A onda correspondente a tal circuito está ilustrada na figura abaixo:

[pic 6]

        A teoria apresentada pelo professor pode ser muito bem visualizada com a realização desses dois experimentos. Primeiramente, pode-se observar, com o auxílio do osciloscópio, a forma de onda proveniente da nossa rede de tensão, ou seja, uma senoide muito bem definida. Outra observação foi a comprovação da função que o diodo exerce nos circuitos eletrônicos. A retificação de meia onda ocorre quando o diodo se comporta como um curto circuito, na parte positiva da senoide, e como uma chave aberta na parte negativa da mesma. A análise do osciloscópio mostrou exatamente isso, onde existe um período de tempo onde a tensão em cima da carga é nula, proveniente da corrente nula por causa da chave aberta produzida pelo diodo. A última comprovação da teoria veio do efeito do filtro capacitivo causado por um capacitor em paralelo com a carga do circuito. Quando há corrente no circuito o capacitor é carregado. Já no outro instante, o capacitor se comporta como uma fonte de tensão, ou seja, libera corrente ao circuito. A forma de onda resultante se aproxima muito de uma de corrente contínua. Esse é um princípio do conversor de corrente alternada em contínua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (156.2 Kb)   docx (34.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com