TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Estatística

Por:   •  26/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo

O resumo seguinte tratasse de um trabalho realizado pela Notas Técnicas do Ipardes que compõem breves abordagens sobre temas interessantes. O trabalho tem como o tema a Importância da Estatística Para o Processo de Conhecimento e Tomada de Decisão, escrito por Sérgio Aparecido Ignácio, escrito em 2010. Sérgio é um profissional Estatístico e pesquisador do Ipardes.

O autor aborda a importância da estatística para uso investigações, permitindo assim possuir maiores e orientações na tomada de decisões em qualquer área de conhecimento. Essa maior abrangência do conhecimento da estatística para todas as áreas de conhecimentos, fez com que ela se tornasse mais acessível aos pesquisadores de diversas atuações. Pois, com a chegada de softwares facilitou o maior conhecimento e manuseio de grandes quantidades de dados.

Com a maior facilidade para usar a estatística em diversos campos, as universidades e empresas aderiram os métodos estatísticos para a criação de gráficos e tabelas, assim como também, os censos demográficos que auxiliam as instituições governamentais do país. A estatística é, hoje, de extrema importância para qualquer estudo em todas esferas de conhecimentos, ajudando a coletar informações e dados para melhor entendimento e tomada de decisões sobre os fatos.

O autor expõe também um resumo sobre a história da estatística, baseado nos conceitos de alguns estudiosos. O estatístico, retrata a estatística como um conjunto de métodos e técnicas que abrange todas as etapas de uma pesquisa. Sendo usada para um planejamento, uma coordenação e levantamento de dados por meio pesquisas com questionários e entrevistas. Ao longo do texto, Ignácio cita alguns autores que conceituam a ciência e relata em ordem cronológica o uso da estatística pelos seres humanos que já vem sendo utilizada há alguns anos antes de Cristo.

Por ser uma ciência que auxilia na tomada de decisões, a estatística é utilizada no âmbito acadêmico, como também, no âmbito de organizações organizacional e governamental.  O autor cita que, essa ciência é abordada em diversas áreas como: a agronomia, biologia, direito, economia, engenharia, farmácia, física, geologia, hidrologia, matemática, medicina, nutrição, odontologia, psicologia, química e sociologia.

Com isso podemos perceber a importância da estatística no nosso cotidiano. Pois, é utilizada em muitos setores para tomadas de decisões de grande importância, como nos setores de pesquisas cientificas, indústrias, tecnologias, no mercado financeiro entre outros. Sendo assim, o uso da estatística é essencial para entender os dados coletados em pesquisas e assim poder projetar e estimar metas para o amanhã.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (53.5 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com