TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LEGISLAÇÃO AMBIENTAL IMPORTANTE INSTRUMENTO DE GESTÃO AMBIENTAL

Por:   •  6/1/2018  •  Artigo  •  2.859 Palavras (12 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

IRANI MARIA DA CONCEIÇÃO

GESTÃO AMBIENTAL

Valparaíso de Goiás - GO

2016

IRANI MARIA DA CONCEIÇÃO

GESTÃO AMBIENTAL

Valparaíso de Goiás - GO

2016

sumário

RESUMO .................................................................................................................... 3

INTRODUÇÃO ........................................................................................................... 4

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL IMPORTANTE INSTRUMENTO DE GESTÃO AMBIENTAL .............................................................................................................. 6

GESTÃOAMBIENTAL NO BRASIL .......................................................................... 7

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃOAMBIENTAL NAS ESCOLAS .............................. 10

CONSIDERAÇÕES FINAIS ..................................................................................... 12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS ........................................................................ 14

     

     


GESTÃO AMBIENTAL

Irani Maria da Conceição

Iranimaria87@hotmail.com

FACIBRA – Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz

RESUMO

Este artigo tem como objetivo de analisar a Gestão Ambiental implantada nas escolas, procurando estabelecer a relação entre Educação Ambiental e Gestão Ambiental, bem como demonstrar sua importância para o enfrentamento dos desafios socioambientais.

A temática em questão não apresenta boa percepção sobre o que é gestão ambiental e sua importância no ambiente escolar, além de desconhecer a fundamental relação que existe entre Gestão Ambiental e Educação Ambiental.

Palavras chave: Gestão Ambiental; Escolas; Educação ambiental.


ABSTRACT

This article aims to analyze the environmental management implemented in schools, trying to establish the relationship between environmental education and environmental management, as well as demonstrate its importance for addressing the social and environmental challenges.

The theme does not represent good perception of what is environmental management and its importance in the school environment, and ignore the fundamental relationship between Environmental Management and Environmental Education.

Keywords: Environmental Management; Schools; Environmental education.


INTRODUÇÃO

O primeiro conceito de sustentabilidade conhecido e documentado foi emitido por Carlowitz no seu livro “Sylvicultura Oeconomica”, em 1713 (conforme citação acima). A partir do conceito de sustentabilidade de Carlowitz, em termos gerais, pode-se entender "gestão ambiental" como a administração dos recursos ambientais com o objetivo de conservá-los e garantir que as gerações futuras encontrem um ambiente compatível com as suas necessidades.

A gestão ambiental não é um conceito novo nem mesmo uma necessidade nova. O homem sempre teve de interagir responsavelmente com o meio ambiente. Nos casos em que tal não ocorreu, o homem teve de enfrentar as consequências nefastas da sua atuação.

É parte integrante do sistema de gestão global de uma organização e constitui-se em um processo administrativo, dinâmico e interativo de recursos, que tem como finalidade: equilibrar a proteção ambiental e a prevenção de poluição com as necessidades socioeconômicas e ajudar a proteger a saúde humana, através da formulação de uma política e objetivos que levem em conta os requisitos legais e as informações referentes aos impactos ambientais significativos, visando a melhoria contínua no desempenho ambiental da organização de forma a atender às necessidades de um vasto conjunto de partes interessadas e às crescentes necessidades da sociedade sobre proteção ambiental.

A gestão ambiental é entendida como um processo participativo, integrado e contínuo, que visa promover a compatibilização das atividades humanas com a qualidade e a preservação do patrimônio ambiental.

A conscientização sobre a importância da Gestão Ambiental foi ocorrendo aos poucos, começando nos Estados Unidos, na década de 60, no Canadá, na Europa, no Japão, na Nova Zelândia e na Austrália, na década de 70, na América Latina e na Europa Oriental, nos anos 80.

Atualmente o discurso sobre gestão ambiental é pronunciado por representantes de vários segmentos como: governantes, empresários, educadores e a sociedade civil de um modo geral mostram preocupação com os recursos naturais.

A gestão ambiental ganha cada vez mais destaque na tomada de decisão das organizações e empresas, porém quanto à questão do gerenciamento dos aspectos ambientais nas escolas, verificou-se que a maioria delas atua apenas com ênfase na separação do lixo, e inexiste o gerenciamento dos demais aspectos, como uso racional da água, cuidado com a arborização, canteiros e monitoramento da disposição correta dos resíduos.

Nessa perspectiva, estaria a escola cumprindo o seu papel em relação às novas demandas sociais e, principalmente, ambientais? Com base em experiências no ensino privado e, especialmente, no público, acreditamos que a escola, enquanto instituição social permanece presa a problemas de ordem estrutural e legitimados pela ineficiência das leis vigentes.

A gestão de recursos ambientais deve estar imbuída de uma visão estratégica de desenvolvimento no longo prazo, o que lhe confere um sentido para além dos usos cotidianos, pois se constitui no cerne onde se confrontam e se reencontram os objetivos associados ao desenvolvimento e aqueles voltados para a conservação da natureza ou para a preservação da qualidade ambiental.

É nesse contexto que a gestão ambiental surge como um processo de gerenciamento ou de revisão dos moldes de produção, do reconhecimento do homem enquanto parte de um todo, do reencontro dos saberes e do comportamento humano frente à realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (339.4 Kb)   docx (102.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com