TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação ambiental como instrumento de gestão ambiental

Por:   •  29/6/2015  •  Monografia  •  1.945 Palavras (8 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

FACULDADE DE TECNOLOGIA DA SERRA GAÚCHA

CURSO

DISCIPLINA DE REDAÇÃO E INTERPRETAÇÃO

LISIANE DIAS DOS SANTOS

EDUCAÇAO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTODE GESTAO AMBIENTAL

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA


Lisiane Dias Dos Santos

EDUCACAO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE GESTAO AMBIENTAL

        Projeto de pesquisa   submetido à disciplina   Redação e interpretação do Curso de gestão ambiental como Atividade Prática Supervisionada. 

  

        Professor Supervisor: Luisa Mocelin Fonseca

Caxias do Sul

2015


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO....................................................................................................        4

2.        JUSTIFICATIVA.................................................................................................        5

3        REFERENCIAL TEORICO ...............................................................................        5

4.        EDUCAÇÃO AMBIENTAL  ............................................................................... 5

4.1        IMPORTANCIA DA EDUCAÇÃO NA GESTÃO  AMBIENTAL ................. 6

5.        METODOLOGIA ................................................................................................        7

6.        CRONOGRAMA DE ATIVIDADES ................................................................. 8

7.        CUSTOS            ....................................................................................................        8

8. REFERENCIAS ........................................................................................................... 8


RESUMO:

Este artigo visa demonstrar os conceitos do que seja Educação Ambiental evidenciando-a como instrumento de Gestão Ambiental, que esta área de conhecimento e ocupação apoia na prática a busca pela mobilização de instauração de processos de mudanças nas pessoas, a situação atual requer a promoção da gestão Ambiental aliada a um trabalho de Educação Ambiental que faça uso de estratégias para formar cidadãos conscientes de suas responsabilidades para a preservação e conservação do meio ambiente, sensibilizando-os para a importância da natureza como meio de manutenção da vida humana. Examinar, analisar e observar as contribuições e as diversas formas de Educação Ambiental em sistema de gestão ambiental. Analisar as problemáticas relacionadas a implementação da educação ambiental em cursos de graduação, conforme estabelece a legislação brasileira. associar seus conceitos. Apresentar seus principais objetivos com o apoio de profissionais de diversas áreas de conhecimento e a conexão entre mecanismos, meios, ações baseadas em racionalidade ambiental e condições de reprodução igual a todos. A educação ambiental tem sido alvo de debates, cursos, estudos e pesquisas devido a sua contribuição nas diretrizes de desenvolvimento da sociedade contemporânea, viabilizando a análise deste tema complexo. Sendo assim a relevância desta pesquisa se dá pela necessidade de fortalecer a metodologia do artigo em questão.

Palavras chave: Educação Ambiental, cidadãos, Gestão Ambiental.

1 INTRODUÇÃO

A temática ambiental tem ocupado espaço nos mais variados meios em calorosas discussões acadêmicas ou informais, essa temática vem sendo localizada em maior ou menos escala de projeção ao longo dos tempos e foram evidenciadas pela revolução industrial. No final do século XIX e princípio do século XX escritores esboçavam ideias que impulsionaram uma consciência de degradação ambiental, especialmente em relação aos danos provocados pela combustão do carvão. Mas conforme Mac Grew (1993) as questões ambientais tornaram-se relevantes a partir do século XX e este outros ressalta que no final dos anos passaram a ser significativos os movimentos ambientalistas.

Veiga (2005 p. 03) comenta que o crescimento econômico se adapta em desenvolvimento quando o projeto social prioriza a efetiva melhoria das condições de vida da população. O que pode servir para explicar o fato que a teoria do desenvolvimento emergiu com a civilização industrial.

A educação ambiental como instrumento de gestão ambiental se propõe a compreender os vários sujeitos que compõem os meios sociais, culturais, raciais e econômicos que venham se preocupar com a sustentabilidade socioambiental, devido as suas características multidimensionais e interdisciplinares, a educação ambiental se aproxima e interage com outras dimensões da educação contemporânea, tais como educação para direitos humanos, paz, para a saúde, desenvolvimento e cidadania.

O artigo promove a necessidade promover a educação ambiental como instrumento de gestão ambiental evidenciando o conhecimento e o processo de mudança nas pessoas e instituições com a finalidade de educar e formar cidadãos de suas responsabilidades em relação a preservação e conservação do ambiente global, sensibilizando os indivíduos para a importância da natureza como meio de manutenção da vida humana no planeta.

2 JUSTIFICATIVA

A educação ambiental tem sido alvo de debates, cursos, estudos e pesquisas devido a sua contribuição nas diretrizes de desenvolvimento da sociedade contemporânea, viabilizando a análise deste tema complexo. Sendo assim a relevância desta pesquisa se dá pela necessidade de fortalecer a metodologia do artigo em questão.

3 REFERENCIAL TEÓRICO

Apresentar a base teórica necessária para explicar ou analisar o objeto de estudo, em relação ao assunto ou assuntos abordados. Desenvolver as subseções em quantidade suficiente que suporte teoricamente o estudo apresentado no artigo.

4 EDUCAÇÂO AMBIENTAL: Conservação do meio Ambiente

No Brasil, a preocupação com a conservação do meio ambiente é exposta de forma clara e objetiva perante o artigo225 da constituição federal que diz: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida ,impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defende-lo e preserva-lo para as presentes e futuras gerações”. Assim, busca-se tornar essencial o direito de todos de viver e conviver em um meio ambiente ecologicamente equilibrado, em ações conjuntas entre o poder público e da sociedade pela defesa e preservação ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (120.4 Kb)   docx (27.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com