TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Secretaria de Planejamento Ambiental do Tocantins

Por:   •  11/5/2023  •  Projeto de pesquisa  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 2

Luis Felipe Marçal de Góes

APL de turismo do Jalapão

Introdução

De acordo com o diagnóstico da Secretaria de Planejamento Ambiental do Tocantins – SEPLAN (2003), área do Jalapão é uma área isolada e subdesenvolvida. Localizada na região leste do Tocantins, Inclui também os estados do Maranhão, Piauí e Bahia. O paradoxo desta região é a presença uma natureza predominantemente ecológica e social. A região do Jalapão abrange a  área de 53.300 km2 que faz fronteira com os estados da Bahia, Piauí e Maranhão. A dualidade do local chega a ser fascinante, vegetação seca, solo árido, porém repleto de riquezas aquáticas que desaguam no rio Tocantins e em outros rios. O resultado desse contraste é uma vastidão de vegetações acompanhadas de águas cristalinas.

Desenvolvimento

O Jalapão é uma região de beleza natural exuberante, localizada no estado do Tocantins. O Arranjo Produto Local de Turismo (APL) tem sido adotado na região para valorizar a produção local e atrair visitantes interessados em explorar as belezas da região.

Um exemplo de APL no Jalapão é o turismo de aventura. A região oferece diversas atividades, como trilhas, rafting, canoagem, rapel e escalada. Os turistas têm a oportunidade de explorar a natureza, conhecer as cachoeiras e rios da região, e vivenciar a cultura local.

Outro APL interessante é o Turismo Rural. Algumas comunidades locais abriram suas portas para o turismo, oferecendo hospedagem em casas simples e comida típica da região. Os visitantes podem conhecer a vida dos moradores locais, aprender sobre a cultura e tradições, e participar de atividades como a colheita de frutas e legumes.

O turismo de contemplação também é uma opção de APL na região. Os turistas podem apreciar as paisagens do Cerrado, com suas formações rochosas, trilhas e mirantes. O Parque Estadual do Jalapão é uma das principais áreas de conservação da região, e oferece diversas opções de passeios.

O Jalapão é uma região que tem muito a oferecer para os turistas. A adoção do Arranjo Produto Local de Turismo é uma estratégia importante para valorizar a produção local e atrair visitantes que buscam experiências únicas e autênticas. Com o desenvolvimento do setor de turismo, a região pode gerar emprego e renda para a comunidade local, além de ajudar na conservação da natureza e na promoção da cultura e tradições.

Referencias

TOCANTINS, Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins – ADTUR, Belezas

Naturais do Tocantins. Disponível em: http://turismo.to.gov.br/viver-tocantins/belezasnaturais/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (65.1 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com