TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A atuação dos videogames na recuperação de pacientes

Por:   •  18/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.231 Palavras (5 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 5

A atuação dos videogames na recuperação de pacientes

        Nos últimos anos o mundo da tecnologia vem se expandindo de maneira muito rápida e eficiente trazendo todos os dias novos recursos que nos auxiliam em nosso cotidiano. Com esta constante mudança, coisas que antes eram apenas utilizadas como hobbies ou diversão vem tornando-se essenciais em diversas áreas, como é o caso dos vídeo games.

        Os videogames, que por muitos anos eram apenas utilizados como diversão, nos últimos anos vem inovando cada vez mais e partindo para outros propósitos,por exemplo, empresas como Sony, Xbox e Nintendo. Um dos mais inovadores são respectivamente, Playstation Move, Kinect e Wii Remote.

          [pic 1]

Fonte: Canal VChannel - Trên tay máy chơi game Nintendo Wii (Cảm biến chuyển động, game thể thao, vận động ...) - https://www.youtube.com/watch?v=yOGK_FVU_a4

        Aproveitando-se desta tecnologia que torna a experiência de jogar videogame digamos que “menos sedentária”, os médicos de diversas áreas começaram a investir nesta tecnologia para auxiliar na recuperação de pacientes. Desde pacientes com problemas neurológicos até os com alguma incapacidade motora após algum acidente fazendo pelo menos uma vez na semana uma atividade com um destes consoles.

        O ponto mais crítico neste momento é o acompanhamento do paciente. É necessário, que além de se fazer as coisas com empenho, deve-se fazer da maneira correta. Não se trata de um momento de recreação, mas sim uma terapia complementar, de tratamento. Estes tipos de acessórios trabalham no nosso corpo de diversas maneiras, como habilidades com a memória, raciocínio, atenção e equilíbrio, a fim de recuperar movimentos perdidos do paciente e em muitos momentos casos, até aprimorando coordenação motora e fortalecimento muscular.

        Dentre as diversas opções de acessórios, o mais utilizado entre eles é o Nintendo Wii, com seu Wii Remote, pois ele é o mais simples e fácil possível para pacientes com uma certa dificuldade motora. Além disso, ele é o que mais estimula os pacientes a movimentar braços e pernas para alcançar os objetivos do jogo. Acessórios como Playstation Move e Kinect dificultam um pouco a vida dos pacientes com restrições motoras, pois eles são um pouco mais complexos exigindo por muitas vezes diversos comandos que, para quem possui uma certa limitação, são inatingíveis.

        Os jogos destes tipos de acessórios são construídos de uma maneira única a fim de obter uma interação com o usuário o tempo todo. Cada jogo possui a particularidade, tanto na parte visual, quanto ao que se refere à jogabilidade variando entre diversas modalidades, tais como: tênis, boliche, arco e flecha, vôlei e jogos de raciocínio.              

Aproveitando-se disto, os médicos realizam uma série de estudos a fim de saber qual se adapta melhor a realidade e a necessidade dos seus pacientes. Também se o paciente necessita ficar em pé ou sentado, se devido a sua necessidade ele necessite escorar-se, ou até mesmo auxiliado pelo seu médico a segurar os controles ou não. O mais interessante destes games, são os feedbacks que o próprio console nos dá, através de mensagens e sistemas de pontos, o que incentiva muito os pacientes em seu desenvolvimento.

        Basicamente estes tipos de tratamento funcionam da seguinte maneira: Os respectivos acessórios são conectados (algo que se assemelha muito com uma webcam, captando cada movimento do jogador) e o jogador posiciona-se na área a ele destinada, indo até os limites que o sistema consegue captar. Logo em seguida, o game é rodado através do console e orientando como se deve proceder junto aos respectivos comandos. Nestes tratamentos, são atendidas pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos. Lembrando que, apesar de preciso, o tratamento deve ser intercalado com os demais tratamentos, limitando também aos horários expostos à tela, variando entre uma e uma hora e meia.

        Esta tecnologia já vem sendo utilizada no mundo todo ajudando muitos pacientes independentes da sua condição. Cada um destes produtos nos proporcionam diversos benefícios e cada um com sua particularidade. O melhor disso tudo, é que todos são muito acessíveis. Por exemplo, o Nintendo Wii, no Brasil chega a custar em torno de R$500,00 o console completo, acompanhando todos os acessórios necessários para realizar os tratamentos, precisando neste caso apenas de um bom espaço e energia elétrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (79 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com