TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AP TRANSPORTES TURÍSTICOS

Por:   •  3/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  951 Palavras (4 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 4

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro [pic 1]

          

AVALIAÇÃO PRESENCIAL – AP2

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo

Período : 2014/2º Disciplina: Transportes Turísticos II Coordenador: Rafael Castro 

 

Aluno: ___________________________________________ Matrícula: ____________________ Observações importantes: Essa avaliação contém cinco questões; O valor de cada questão é indicado nas mesmas, totalizando 10,0 (dez) pontos; As questões deverão ser respondidas à caneta (azul ou preta).

 

 

Questão 1:  O que são as Low Cost Carriers (LCCs) e as Full Service Network Carriers (FSNCs)? De que forma elas colaboram para o desenvolvimento de destinos turísticos? (2,0)

As Low Cost Carriers (LCCs) são empresas que oferecem tarifas baixas a partir da eliminação de custos derivados dos serviços tradicionais oferecidos aos passageiros. As Full Service Network Carriers (FSNCs) são as empresas aéreas tradicionais. As LCCs colaboram de forma significativa para o desenvolvimento dos destinos turísticos ao passo que ao oferecer tarifas mais atrativas em curtas e médias distâncias possibilita que muitos viajantes tenham a oportunidade de saírem de suas rotinas e fazerem turismo. Várias dessas empresas são conhecidas pela geração de tráfego adicional, o que beneficia imensamente os destinos turísticos. Por outro lado, as FSNCs, ao oferecerem serviços de alto padrão aos passageiros de longo curso, possibilitam que os destinos também possam atrair outros segmentos e um mercado global distante.

 

Questão 2: O Código Brasileiro de Aeronáutica prevê duas classificações: aeroporto e aeródromo. Dizemos que “todo aeroporto é um aeródromo, mas nem todo aeródromo é um aeroporto”. Justifique essa afirmação. (2,0)

Segundo o CBA, um aeródromo é toda e qualquer área de pouso, decolagem e movimentação de aeronaves, podendo ser civis ou militares, públicos ou privados. Já os aeroportos, são aeródromos do tipo público dotado de instalações e facilidades de apoio de operações de aeronaves e embarque e desembarque de passageiros e cargas. Por isso pode-se dizer que todo aeroporto é um aeródromo, mas nem todo aeródromo é um aeroporto.

 

 

Questão 3: As receitas dos aeroportos podem ser de dois tipos. Descreva cada uma e relacione-as com as administrações aeroportuárias tradicionais e comerciais. (2,0)

As receitas dos aeroportos podem ser do tipo aeronáuticas e não-aeronáuticas. As primeiras são provenientes de atividades ligadas diretamente à aviação, tais como tarifa de uso de comunicações, tarifa de armazenagem, tarifa de permanência, tarifa de pouso e taxa de embarque. Já as receitas não-aeronáuticas advêm da exploração de atividades ligadas indiretamente à aviação tais como a existência de opções de lazer, estacionamento, aluguel de lojas e estratégias comerciais. As administrações aeroportuárias tradicionais optam pela alta dependências das tarifas aeronáuticas, enquanto as comerciais apresentam grande dependência das receitas não-aeronáuticas.

 

 

Questão 4: Quais as diferenças entre as privatizações e as concessões de aeroportos? Qual o modelo adotado no Brasil? (2,0)

Na privatização, o aeroporto é totalmente vendido à iniciativa privada. É uma operação definitiva na qual o poder público deixa de exercer qualquer tipo de controle sobre os aeroportos. No caso das concessões, o aeroporto (ou parte dele) é concedido à iniciativa privada durante um prazo Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro [pic 2]

          

AVALIAÇÃO PRESENCIAL – AP2

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo

Período : 2014/2º Disciplina: Transportes Turísticos II Coordenador: Rafael Castro 

 

Aluno: ___________________________________________ Matrícula: ____________________ Observações importantes: Essa avaliação contém cinco questões; O valor de cada questão é indicado nas mesmas, totalizando 10,0 (dez) pontos; As questões deverão ser respondidas à caneta (azul ou preta).

 

estabelecido em contrato que pode ser renovado ou não. No Brasil, adotou-se o modelo de concessão dos aeroportos.

 

 

Questão 5:  Explique quais são os fatores decisivos para a escolha e montagem de um itinerário de cruzeiros marítimos. (2,0)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (368.2 Kb)   docx (141.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com