TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS QUESTÕES PARA DEBATE

Por:   •  18/9/2022  •  Projeto de pesquisa  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTÕES PARA DEBATE

1.Sistema fechado é facilmente identificado quando a empresa praticamente se nega a debater questões de outras empresas, principalmente as concorrentes. Certo? Errado? Justifique sua resposta.  

Correto.  As empresas que utilizam um sistema fechado, não se preocupam em relacionar-se com o ambiente externo, seja realizando pesquisas ou adequando-se para melhor atendê-lo.

2.Que anomalias podem ser identificadas em organizações que atuam de uma forma fechada? Cite e explique com suas palavras ao menos duas.

 Dificuldades de mudanças: na medida em que não se enxerga a necessidade de mudar. Baixa produtividade e qualidade nos serviços e produtos: vale ressaltar que “baixa” não é sinônimo de “falta”. Ademais, nesse caso está sendo feita uma comparação entre o sistema aberto e o sistema fechado, demonstrando que este último, ao contrário do primeiro, ao trabalhar sem se preocupar efetivamente com o ambiente externo, apresenta alguma dificuldade em atender o mercado de forma satisfatória.

3.Diante de tantas anomalias, por que algumas organizações insistem em atuar de forma fechada? Faça uso de um exemplo para argumentar. 

Em certo sentido, seria possível afirmar que as organizações que atuam de forma fechada não têm consciência de que estão atreladas a uma visão antiga do ato de gerir, administrar. O fato é que seus executivos estão tão envolvidos no dia a dia que não percebem o desserviço que estão realizando em nome de um desejado sucesso, que até pode acontecer por determinado espaço de tempo, mas que tende a ruir e levar a organização a alguns momentos ou muitos momentos de insucesso. Em alguns casos, podendo levar à falência mesmo.

4.Sistema aberto, diferentemente do sistema fechado, é facilmente identificável quando na empresa são frequentes as reuniões para debates de assuntos de natureza nitidamente ambiental. Certo? Errado? Justifique sua resposta. 

Correto. Em poucas palavras: organizações em sistema fechado não estão fechadas para o ambiente, nem estão preocupadas com o ambiente, pois consideram que o seu trabalho compensa. Dessa forma nem mesmo buscam alguma alternativa para alguma mudança, qualquer mudança, porque acreditam que não precisam.

5.Defina com suas palavras no que consiste o cenário e qual a sua origem.

Cenário é o espaço, real ou virtual, onde a história se passa.

6.Com relação aos cenários organizacionais, qual sua influência no modelo de gestão adotado pelas organizações. Este influencia ou não? Por quê?

A busca de mudanças nos modelos mentais das organizações pela valorização de soluções mais criativas, flexíveis e adaptáveis, baseadas não mais em um “modelo ideal de gestão” a ser seguido, mas em mudanças continuas e no resgate da identidade da organização, seja pela visão processual implícita na sua lógica, seja pela ênfase no coletivo ou pela premissa de renovação, a aprendizagem organizacional é uma abordagem que apresenta alguns pontos em comum com relação aos novos desafios organizacionais. E dessa maneira, não poderia ser reduzida a um “modelo de gestão”, mas deve ser compreendida como um conjunto de processos únicos construídos ao longo da vida organizacional, baseado em suas experiências e especificidades.

7.As empresas no Brasil atuam de forma fechada ou aberta? Argumente com base num exemplo.

No geral, organizações estabelecem resultados a serem alcançados da melhor maneira exequível, além de tentarem se orientar por seus valores, missão e visão. Essas informações são estabelecidas durante a fundação das organizações e ficam expostas em seus websites. Em um âmbito ideal todas as empresas abordam ambas as perspectivas em busca do sucesso. Contudo, algumas ainda não conseguem ter a visão macro, e, mesmo em tempos onde a comunicação pode ser tão participativa para o crescimento, as gestões verticais insistem em ignorá-la, impedindo a excelência no que se refere à gestão de processos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (59.2 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com