TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Debate Entre Culturas

Exames: Debate Entre Culturas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2013  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 2

Debate entre culturas

Por questões culturais ou não, a circuncisão genital feminina vai contra todos e quaisquer direitos da mulher, por caprichos ou dizeres de uma ”suposta cultura”, a esta mutilação ressalto apenas a dor e a vergonha em que a mulher se encontrava.

Cada sociedade adquire e absorve uma cultura que dirá respeito a seus princípios, naquilo que crerá e em tudo que fará de você um indivíduo melhor na sociedade em que habita. Por isso é que apesar de ser um ritual da cultura africana em mutilar as mulheres isso vai contra o bem estar das mesmas e o seu desejo de constituir um casamento e família.

Após a excisão a mulher fica vulnerável, doenças na saúde sexual da mesma são freqüentes, a região fica sensível e dolorida, o parto e a menstruação ficam ameaçados e tudo por que essa brutalidade só trouxe riscos para a mulher, pois além de todo esse mal psicológico e físico que passavam, vinham ainda infecções, doenças como o HIV, devido utilizarem instrumentos rudimentares os quais não eram limpos e nem esterilizados para serem usados na próxima, e ainda hemorragias e mortes devido ao grau do ferimento.

Para os africanos a mutilação era praticada além da questão cultural para simbolizar pureza e para que a menina não deixasse de ser virgem antes do matrimônio, ela era alegada ainda por questões de higiene. Para essa tribo a excisão é uma coisa normal e a qual na maioria as mulheres não rejeitavam serem mutiladas, não eram forçadas e muitas vezes discriminavam aquelas que não passaram pela mesma.

Costumes, valores, ética, adorações, rituais, ou qualquer outro tipo de seguimento de uma sociedade apenas se diz respeito aos indivíduos que nela participam, contudo certos atos ou normas que constam nela devem ser debatidos com as demais sociedades culturais, pois como a circuncisão, podem ser algo fora de padrões sócio culturais, de forma irregular e que ferem moralmente a vida dos indivíduos que nela habitam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com