TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aeroporto de Bankok

Por:   •  3/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.721 Palavras (7 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 7

                          Manutenção Corretiva



J. R. Tony (1999) a manutenção corretiva também conhecida como  manutenção de quebras que geralmente é realizada quando uma instalação, uma máquina ou um carro quebra, geralmente quando o caminhão ou veículo esta em operação, ou um carro esta em movimento, o que resulta em programações perturbadas, acarretando excesso de estoques acumulados e entregas atrasadas, por isso é chamada de manutenção corretiva que serve para correção de falhas e quebras, além disso, a falta de manutenção adequada resulta em desgaste da frota e em um desempenho ruim. Por exemplo, se não se faz uma manutenção adequada de um caminhão, poderá apresentar problemas, tendo um desempenho ruim na estrada, chegando até a quebrar e deixar o usuário na mão.

A quebra de um equipamento ou de um caminhão traz transtornos irreparáveis em termos de objetivos de entregas e transporte a manutenção corretiva deve ser realizada conforme as quebras acontecem durante o percurso  no setor de transporte ou de qualquer outra natureza a atenção com a manutenção corretiva deve ser redobrada exigindo pessoal altamente especializado, pois a política de manutenção corretiva tem seu custo associado. 
Na práticas, o programa de manutenção corretiva deve estar pronto para o atendimento de falhas e problemas ocorridos durante a operação de transporte, ter peças sobressalentes e capacidade em termos de equipamentos, tanto para reparos imediatos no menor espaço de tempo possível, quanto para colocar o caminhão  em funcionamento o mais rápido possível para não gerar atraso ou acumulo nas entregas, em quanto é feita a substituição das peças com problemas mecânicos ou quebrados. A manutenção corretiva é aquela que acorre durante o processo ou a operação, tanto de frota de veículos, como em instalações e equipamentos de uma organização.
A manutenção corretiva tem muita importância para o processo produtivo de uma empresa seja ela em que área atuar, pois todo ciclo produtivo possui problemas de imediato e inesperado com falhas e problemas em sua linha de produção e a manutenção corretiva exerce a função de diagnosticar estas falhas e problemas e solucionar no tempo mais curto possível para não atrapalhar o processo em si e dependendo do grau destas quebras ou falhas é necessário que esta manutenção seja prolongada, mas gera alto custo de tempo de produção parado.

Manutenção Preventiva

De acordo com J. R. Tony (1999) para que a frota continue a fazer um trabalho com a qualidade necessária, os seus caminhões deve ser mantido em excelentes condições de trabalho, e o melhor modo de realizar isso é com o programa de manutenção preventiva, que é um programa muito importante para a empresa, pois além de manter a qualidade, mantém baixos níveis de estoque de peças e baixo custo. A manutenção preventiva começa com inspeções diárias, lubrificação e limpeza que pode ser realizado pelo próprio motorista do veículo.
Conforme Martins (2006) na manutenção preventiva ou periódica os equipamentos, as maquinas e as instalações sofrem intervenções da manutenção, com reparos ou trocas de peças danificadas, em função do intervalo médio de tempo entre falhas e problemas ocorridos, levantando para cada equipamento, um componente ou uma peça de acordo com indicações do fabricante ou registros históricos da empresa, esse esquema é controlado por softwares articulados e automatizados com o planejamento empresa, pois os equipamentos ou maquinas devem ser postos a disposição da manutenção nas datas definidas no início do período do planejamento, a grande vantagem desse esquema é evitar paradas não programadas decorrente de falhas nos equipamentos, veículos ou máquinas, porém á duas desvantagens, causa conflito com a produção por causa de entregas e faturamento e leva à empresa a trocar de alguns componentes que ainda não atingiram o fim da vida útil.

Moura (1997) afirma que a melhor manutenção é aquela que previne acidentes e falhas, ela envolve exames e inspeções de rotinas para minimizar as falhas e acidentes durante o percurso. Em geral nenhum programa de manutenção preventiva pode operar satisfatoriamente sem algum equipamento extra, por isso é necessário possuir peças sobressalente, os veículos podem ser programados para inspeções e reparos sem intervenção na atividade da empresa, se a empresa possuir uma grande frota, como caminhões e veículos de autoestradas é normalmente mais econômico a própria empresa ter seus próprios almoxarifados e setor de manutenção preventiva e usar os métodos convencionais de prevenção de seus componentes, já uma empresa de pequeno porte, com poucas unidades de veículos é mais econômico contratar serviços de manutenção preventiva e assistência externa, para evitar que ocorra problemas e falhas na frota.

Os autores acima explanam que a manutenção preventiva é de suma importância para as empresas, tanto de grande porte como de médio e pequeno porte, pois é através da manutenção preventiva que a empresa evita transtornos no dia a dia, pois as entregas ocorrem na maioria das vezes no momento e na hora certa, convém muito mais ter um custo de programa de manutenção preventiva do que ficar exposto a quebras e falhas a todo momento, trazendo muito mais prejuízo com a manutenção corretiva. Por isso toda a empresa deve ter um programa de manutenção preventiva para manter sua frota sempre trabalhando sem transtornos para os mesmos.


Arnold, J. R.Tony. Administração de Materiais: uma Introdução. São Paulo Editora Atlas 1999. 
Martins, Petrônio G. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. 2ª Edição; São Paulo. Editora Saraiva, 2006.
Moura, Reinaldo Aparecido. Manual de Logística: armazenagem e distribuição física, volume 2; São Paulo. Editora IMAM, 1997.

Este trabalho também tem a finalidade de informar o desenvolvimento das atividades
realizadas e acompanhadas no decorrer do estágio como: acompanhar os serviços de manutenção básica, preventiva, corretiva de veículos e máquinas; gerenciamento e supervisão; como também acompanhar os controles realizados através do software de gerenciamento de manutenção de frota.

atividades realizadas no estágio integrado no acompanhamento e gerenciamento da manutenção da frota da Usina Caeté - Unidades Cachoeira e Marituba.

2.2 Objetivos específicos  Reconhecimento de todas as áreas da Usina, buscando o relacionamento das respectivas áreas bem como a forma de relacionamento com Organograma da empresa.  Acompanhar as atividades de manutenção básica da oficina agrícola, como troca de caixa de marcha, retificação de motor, troca de óleo.  Acompanhar o desenvolvimento do plano de Manutenção Preventiva no que concerne a frota.  Acompanhar a aplicação da manutenção corretiva em toda a usina.  Participar do acompanhamento e desenvolvimento de projetos básicos.  Acompanhar através de levantamento de dados os controles do software de gerenciamento de manutenção da frota.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (70.4 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com