TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Por:   •  8/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.093 Palavras (5 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

AVALIAÇÃO PRESENCIAL APX3

Período - 2021/2º

Disciplina: Turismo e Sociedade

Coordenadoras: Andreia Pereira de Macêdo e Celina Angélica Lisboa Valente Carlos

Aluno(a): Ana Carolina Kassa

Matrícula : 19115100144

Questão 01. Discorra sobre a relevância da abordagem sociológica para a compreensão das mudanças sociais ocasionadas pelas atividades turísticas nas comunidades receptoras. Mínimo de 10 linhas. (3,0 pontos).  

A Sociologia no mundo ajuda o homem a se conscientizar e traz para nós ideias para encontrarmos o nosso papel na sociedade. Ajuda o homem para colaborar para uma vida na sociedade mais tolerante, com transformações sociais e intelectuais que visam diminuir os males da sociedade, porque os mesmos já sabem o seu papel e o seu lugar no Mundo. Embora, o turismo seja mundialmente considerado como uma atividade econômica promissora, o mesmo tem provocado à natureza sérios problemas que poderão comprometer a própria atividade turística e a todas as outras atividades comerciais e sociais a ele agregadas como um todo. O turismo foi, durante muito tempo, considerado uma atividade econômica limpa, não poluente, geradora de amplo leque de oportunidades. Contudo, como toda atividade que envolve pessoas e o meio ambiente que as rodeia, o turismo impacta positiva e negativamente todo seu entorno. Estes impactos podem ser ambientais, econômicos e socioculturais. Nos últimos anos o turismo se tornou uma atividade crescente, mas seu crescimento desordenado tem provocado danos às paisagens, as populações nativas e ao meio ambiente das regiões turísticas. Os impactos do turismo referem-se a gama de modificações ou à sequência de eventos provocados pelo processo de desenvolvimento turístico nas localidades receptoras. As variáveis que provocam os impactos têm natureza, intensidade, direções e magnitude diversas; porém, os resultados interagem e são geralmente irreversíveis quando ocorrem no meio ambiente natural. Socialmente, os locais de destino também sofrem fortes impactos do turismo e o modo de vida dos visitantes, é um dos causadores dos maiores impactos nos usos e costumes tradicionais da população local. Isto tem levado a cultura local a um processo de transformação e degradação constante, onde as populações locais tendem a mudar o seu cotidiano, e, nessa mudança, os hábitos do turista se sobrepõem às tradições locais e à própria identidade da comunidade. Este fenômeno se faz sentir através da desorganização da vida social e cultural das localidades turísticas, traduzidas em novos hábitos de consumo e necessidades monetárias, o abandono das atividades produtivas tradicionais, abandono da escolaridade e a prostituição infantil para menores de idade.

Sendo assim é o indivíduo e não a sociedade que prevalece de forma bem clara e objetiva sobre a crescente acuidade na busca do conhecimento nas áreas da Sociologia, tal como a psicanálise que auxilia indivíduos a se encontrarem e se ajudarem nos processos de dificuldades resultantes dos problemas sociais. A Sociologia é importante para o mundo contemporâneo, assim como outras ciências, porque ela volta especificamente para a compreensão dos problemas sociais, e assim adquire reflexões e debates sobre estes problemas com o intuito de, além de gerar pensamentos também gerar soluções.

Questão 02. Os valores sociais são importantes para a manutenção da cultura e da convivência em sociedade, visto que modelam o comportamento dos indivíduos levando-os a desempenhar os papéis sociais e a respeitar os costumes e práticas dos grupos ou sociedade dos quais fazem parte. Sobre os valores sociais, marque V para verdadeiro e F para Falso (2,0 pontos).

(V) Os valores sociais constituem um quadro de referência para o comportamento dos indivíduos, por isso são um reflexo do sistema social vigente numa determinada sociedade.

(V) Os valores sociais variam de uma cultura para outra e no interior de uma mesma sociedade, desse modo exercem um papel na coesão social e podem gerar conflitos.  

(V) Os valores fundamentam o conjunto de normas sociais que condicionam o comportamento dos indivíduos e grupos de uma sociedade. .  

(V) Max Weber atribui importância considerável aos valores e às subjetividades que orientam as ações sociais.

(F) As atividades turísticas desrespeitam os valores das comunidades receptoras ao se destinarem unicamente às necessidades dos turistas, criando áreas e serviços restritos aos visitantes.    

Questão 03. Os processos sociais são configurados pelas diversas formas de interação social entre os membros de uma sociedade, e podem ser associativos e dissociativos. Sobre esses dois tipos de processos sociais marque V para verdadeiro e F para Falso (2,0 pontos).

(V) O fenômeno do turismo é impulsionado por atividades práticas que possibilitam interações sociais associativas e dissociativas.

(F) Os processos sociais associativos referem-se às relações de oposição, competição e conflito.

(F) A acomodação configura um processo social dissociativo, haja vista que os indivíduos não conseguem se ajustar em uma situação de conflito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (207.6 Kb)   docx (117.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com