TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicios Corrosão em Estruturas Metálicas

Por:   •  27/9/2021  •  Monografia  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 5

UNIPAC[pic 1]

Universidade Presidente Antônio Carlos

                                                                 Campus Barbacena

Corrosão em estruturas metálicas

Alyara Batista dos Santos; Maria Eduarda Campos

Resumo

        Este artigo abordará de forma breve, a corrosão de estruturas metálicas ou parcialmente metálicas na engenharia civil. A corrosão é mais comum do que pensamos, e causa inúmeros prejuízos econômicos e sociais.

        Pretende-se mostrar os principais fatores que causam este dano e também os que devem ser levados em consideração no momento da escolha e aplicação das possíveis soluções para este problema.

Palavras-chave: Corrosão, Estruturas metálicas e aço.

Introdução

        A corrosão é um processo no qual ocorre uma degradação de determinados materiais, sendo na grande maioria das vezes nos metais, este fator acontece devido a ação de componentes naturais que o meio ambiente os sujeita, eles ocorrem por meio da oxidação e da redução de elétrons.

Objetivo

        O objetivo dessa revisão bibliográfica é conhecer diferentes lados e opiniões sobre o Tema: Corrosão em estruturas metálicas, abordando também uma solução para esse tipo de inconveniente

Revisão bibliográfica

        Na engenharia civil tem-se vários problemas que acontecem nas estruturas, com a passagem dos anos. O concreto armado é muito utilizado e também um sistema de construção que tem uma durabilidade alta e custo baixo dentre as opções disponíveis no mercado. “Os materiais utilizados chegam a grandes resistências mecânicas e com o aumento das tensões de serviços dão origem a estruturas mais esbeltas e econômicas” (ANDRADA JAIRO,1997). A corrosão por sua vez é uma barreira enfrentada em estruturas de concreto armado. Para que não aconteça com frequência esse tipo de inconveniente os profissionais utilizam de barreiras e revestimentos para uma melhor proteção do aço utilizado nas edificações.

        As estruturas metálicas em contato com o concreto causam uma corrosão e fazem com que fiquem mais porosas e assim contribui para um desgaste com facilidade.

        Um estudo realizado por alunos da Universidade Presidente Antonio Carlos (UNIPAC) Campos Teófilo Otoni-MG, mostra uma técnica para aumentar a vida útil das estruturas em concreto armado utilizando fitas de magnésio. “A técnica consiste em fazer um circuito elétrico interligando as estruturas metálicas entre si” (SALOMÃO, SUSKI, PINHEIRO, ANDRADE, 2018). A placa de magnésio doará elétrons para a estrutura de aço fazendo com que o dano seja bem menor do que o normal. Com esse método espera-se que diminua os efeitos de corrosão e aumente o tempo para manutenção da estrutura.

        Nesse experimento os alunos da UNIPAC em parceria com a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Campos Itabira-MG, utilizaram barras de aço onde três amostras foram cobertas com fitas de magnésio em diferentes dimensões, criando uma barreira protetora. As barras foram submetidas a diferentes tipos de intemperismo, e os resultados obtidos mostram que nas barras que tinham a fita de magnésio não ocorreu a oxidação da barra. Como mostra a Figura 1.

Figura 1

[pic 2]

Fonte: Alunos UNIPAC Teófilo Otoni.

        Os revestimentos de proteção geralmente são feitos em várias camadas compatíveis umas com as outras, o aço que não é ligado, é revestido com uma camada de revestimentos metálicos ou orgânicos. Assim respeitando os períodos de manutenção.

        Nas estruturas metálicas geralmente são feitos revestimentos por meio de pinturas, já que são mais vantajosas. Essa proteção é feita geralmente através de várias camadas e de diferentes cores cada uma, para que seja mais fácil sua identificação, cada uma com sua função, formando o revestimento orgânico. A produção desta tinta deve ser feita o mais equilibrado possível, para que esta cumpra todas as exigências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (306.2 Kb)   docx (234.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com