TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gastronomia Regional - Colômbia

Por:   •  18/4/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Mateus Alves Galdino

Norma Santos

Gastronomia Regional - Colômbia


Fortaleza, 2017


Resumo

        As principais cidades da Colômbia são Bogotá, localizada na planície na Cordilheira doa Andes a 2600 m de altitude. Medellin, uma cidade moderna, com bom sistema de transporte público, há dezenas de espaço públicos como ´raças e parques. Cartagena, conhecida como a “Heroica” com belas praias, todas além de atrativos já citados também contam com polos gastronômico muito forte. Uma das mais fortes influências na culinária colombiana são a espanhola, já que foi sua colônia por muitos anos, africana, pois desembarcaram como escravos no século XVII, introduzindo assim a sua cultura na gastronomia e indígena, população nativa das montanhas andinas. Depois vieram os franceses e ingleses que introduziram um toquezinho da sua cozinha em vários pratos

Palavras chaves: Colômbia, Gastronomia, Turismo.

  1. Conteúdo histórico da alimentação da Colômbia

Uma das mais fortes influências na culinária colombiana são a espanhola, já que foi sua colônia por muitos anos, africana, pois desembarcaram como escravos no século XVII, introduzindo assim a sua cultura na gastronomia e indígena, população nativa das montanhas andinas. Depois vieram os franceses e ingleses que introduziram um toquezinho da sua cozinha em vários pratos. Dependendo da região do país, a influência de uma cultura fica mais forte que a de outra. Mas ingredientes como milho, batata, repolho, pepino, alcachofra e arroz são usados por toda a Colômbia.

O clima também diz muito sobre a sua gastronomia. Por isso apesar de altitude que resulta em baixas temperaturas, os locais próximos a linha do equador são quentes, resultando em uma variação climática que interfere nos tipos de alimentos cultivados em cada região e nos costumes culinários.

Assim como o clima do país, a cozinha colombiana é cheia de nuances. Os ingredientes são abundantes e garantem a elaboração de pratos típicos como o ajiaco santafereño, uma sopa típica do interior do país feita com itens como batata, milho e frango! O café, assim como no Brasil, é outra estrela da culinária colombiana.

  1. Produtos típicos

A base da culinária colombiana e a Arepa uma espécie de tortilha a base de milho, que é consumida em todas as refeições do café da manhã até o jantar.

Um hábito muito comum entre os colombianos é consumir uma papa como entrada no prato principal (independente do clima), também muito marcante na culinária é a banana da terra, utilizada verde ou madura.

A batata (papa criolla) é uma espécie de batata diferente da cultivada no Brasil, ela é pequena, redonda e com um sabor mais intenso, muito utilizado em um dos seus pratos principais a Ajiaco.

O milho está presente em diversos pratos colombianos, de diferentes formas de cozimento e preparo. O milho é usado em uma das receitas mais conhecidas da Colômbia – Arepa (um pãozinho de massa de farinha de trigo, redondinha e achatado), pode ser frito ou assado.

Plátanos – um tipo de banana da terra quase nada doce. Com ele se faz o Patacón – plátano verde amassado em forma de placa, frito ou assado, bem crocante, que acompanha muitos pratos salgados

Aborrajado – São plátanos (banana da terra) recheados com queijo, empanados e fritos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (83.3 Kb)   docx (27.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com