TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia Aplicada ao Turismo

Por:   •  14/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.541 Palavras (7 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 7

Questão 1/5 - Geografia Aplicada ao Turismo

Costumo usar a Ilha do Mel como exemplo para meus alunos entenderem o termo “capacidade de carga ou capacidade de suporte”, quando explico os limites do nosso planeta. Oriundo da Ecologia, o termo significa a capacidade de sustentação de um ambiente qualquer, para que uma população estável se mantenha em equilíbrio indefinidamente. Em outras palavras, limites são impostos à ocupação humana e a suas atividades econômicas, que no médio e longo prazo sempre alteram o meio ambiente de forma negativa.

CASAGRANDE JR, E. A Ilha do Mel e a capacidade de carga do planeta. Gazeta do Povo, março de 2014.

Com base nos conteúdos abordados no livro-base da disciplina acerca da Capacidade de Carga Turística, analise as afirmativas a seguir:

I. A Capacidade de Carga Turística se conceitua como o número máximo de pessoas que podem, de modo simultâneo, visitar um determinado destino ou atrativo turístico, sem causar danos ao meio físico, biológico, econômico e sociocultural.

II. A Capacidade de Carga Física faz relação ao número máximo de pessoas que uma área é capaz de suportar.

III. A Capacidade Econômica se relaciona aos efeitos socioculturais negativos que faz referência ao desenvolvimento da atividade turística.

IV. A Capacidade de Carga Biofísica faz referência ao nível de alteração inaceitável quanto a economia do destino, é a capacidade de um destino turístico possui em acomodar a atividade sem prejuízos.

Assinale a alternativa correta:

Nota: 20.0

A

As afirmativas II, III e IV, apenas.

B

A afirmativa IV, apenas.

C

As afirmativas I e II, apenas.

Você acertou!

I. Capacidade de Carga Turística como “o número máximo de pessoas que podem visitar simultaneamente um mesmo destino turístico, sem causar danos ao meio físico, biológico, econômico e sociocultural, e sem reduzir de maneira inaceitável a qualidade da experiência dos turistas”. (Capítulo 05, p. 163).

II. Capacidade de carga física: trata-se do número máximo de pessoas que uma área é realmente capaz de suportar. (Capítulo 05, p. 163).

III. Capacidade econômica: refere-se a um nível de alteração inaceitável dentro da economia local de um destino turístico; é a capacidade de um destino turístico acomodar a função turística sem prejuízo local.

IV. Capacidade de carga biofísica: trata-se da medida em que o ambiente natural é capaz de tolerar a interferência de turistas.

D

As afirmativas I, II, III, apenas.

E

As afirmativas I, III e IV, apenas.

Questão 2/5 - Planejamento e Organização do Turismo

Um dos aspectos mais relevantes e que marcam os destinos turísticos relaciona-se com o papel do Estado na dimensão institucional de apoio a esses, na exigência com que avalia a qualidade deles, bem como na preocupação que manifesta nas suas medidas coercivas para o aumento da satisfação dos visitantes e turistas. Para seguir um modelo de gestão do turismo, algumas variáveis devem ser levadas em consideração, sendo uma delas a de “serviços e hospitalidade”.

FONTE: AMORIM, E.; FIGUEIRA, L. M.; SOARES, C. Planejamento e organização do turismo. Curitiba: Intersaberes, 2015. Capítulo 2.

Assinale a alternativa que contém o nome dos itens integrantes da variável “serviços e hospitalidade”:

Nota: 20.0

A Patrimônios edificados e patrimônio móvel; obras das diversas áreas artísticas; artesanato; folclore.

B Clima local; paisagem cultural; praias fluviais e marítimas; afloramentos rochosos; parques naturais e reservas ecológicas.

C Recepção e encaminhamento dos clientes; entendimento linguístico e cultural; qualidade de comunicação e informação; adaptação a situações inesperadas.

Você acertou!

A alternativa correta é a C. A variável “serviços e hospitalidade” engloba os seguintes itens: recepção e encaminhamento dos clientes, entendimento linguístico e cultural, qualidade de comunicação e informação e adaptação a situações inesperadas.

D Políticas públicas; participação da comunidade nas decisões; crescimento da economia.

E Tipologias de alojamento; valores estéticos e de qualidade dos ambientes e materiais; higiene e preocupações ecológicas observáveis no alojamento.

Questão 3/5 - Geografia Aplicada ao Turismo

Quando se fala em turismo, a primeira necessidade que vem ao imaginário do turista são os meios de transportes e alojamento que será utilizado para a viagem, criando a expectativa de hospitalidade, que constitui não apenas como ato de hospedar, mas receber o turista demonstrando que ele não é apenas um objeto de lucro, mas o reconhecimento como ser humano com necessidades e desejos a ser correspondidos. Esses serão possíveis apenas com serviços de boa qualidade desde o embarque. Sendo através de meios de transportes marítimo, rodoviários, ferroviário e aéreos.

JESUS, E. Influência dos serviços de transporte na hospitalidade do turista. Revista Turismo, abr. 2004.

A respeito dos transportes turísticos, pondere acerca das afirmativas a seguir:

I. O transporte é o único componente da atividade turística.

II. No contexto da atividade turística, os meios de transporte são utilizados tanto para o deslocamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com