TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O trabalho em Disposição é da Cadeira de Geografia de Turismo

Por:   •  8/11/2016  •  Seminário  •  2.654 Palavras (11 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

 O trabalho em disposição é da cadeira de Geografia de Turismo, e tem como tema, sistema turístico. Sendo assim, o trabalho passa pela pesquisa dos conteúdos que envolvem este tema, a partir da noção como também o seu desenvolvimento, passando por desenvolver conteúdos sobre sistemas turísticos, os seus objetivos gerais e específicos de Sistema Turístico

 Importa frisar que A partir da abordagem da Teoria Geral de Sistemas, o Turismo deve ser considerado um Sistema Aberto que, conforme definido na estrutura dos Sistemas, permitindo assim a identificação de suas características básicas, que se tornam os elementos do sistema. É preciso ainda situar o turismo, em toda sua abrangência, complexidade e multi causalidade, em um esquema sintetizador dinâmico que demonstre as combinações multifacetadas de forças e energias, sempre em movimento, de modo a produzir um modelo referencial

 Com este estudo procuram-se obter os seguintes objetivos:

  • Descrever a funcionalidade de sistema turístico no sector de Turismo

Nesse contexto, para melhor compreensão, o trabalho está estruturado de seguinte modo: introdução, desenvolvimento do tema conclusão e a respectiva bibliografia.

Para a elaboração do presente trabalho, a metodologia usada foi a da consulta bibliográfica, cujos autores encontram-se devidamente citados. E espero que este trabalho sirva de um material de consulta constante e de carácter científico. 

1.Origem Sistema

Na década de 1950, estudiosos introduzem ideias de sistemas, que exercem impacto ponderável, afetando todos os campos do conhecimento humano. Daí as referências nas mais variadas áreas do conhecimento à "abordagem sistêmica" ou "enfoque de sistemas".

1.1 Conceitos básicos de Sistema

  Sistema pode ser definido como um conjunto de partes que se interagem de modo a atingir um determinado fim, de acordo com um plano ou princípio; ou ainda pode ser um conjunto de procedimentos, doutrinas, ideias ou princípios, logicamente ordenados e coesos com intenção de descrever, explicar ou dirigir o funcionamento de um todo.

  No mesmo contexto, Hall e Fagen propõem, ainda, que sistema seja definido como "o conjunto dos elementos e das relações entre eles e entre os seus atributos" .

  Por sua vez. Thornes e Brunsden3 enunciam sistema como "conjunto de objetos ou atributos e das suas relações, que se encontram organizados para executar uma função particular " Nesta

perspectiva, o sistema é um operador que, em determinado intervalo de tempo, recebe o input e o transforma em output.

  Em todas essas definições, cumpre assinalar que os sistemas devem ter:

a) Meio ambiente: conjunto de todos os objetos que não fazem parte do sistema em questão, mas que exercem algumas influências sobre a operação do mesmo;

b) Elementos ou unidades: as partes componentes de um sistema;

c) Relações: os elementos integrantes do sistema encontram-se inter- relacionados, um dependendo dos outros, através de ligações que denunciam os fluxos;

d) atributos: são as qualidades que se atribuem aos elementos a fim de caracterizá-los;

e) Entrada ("input"): constituída por aquilo que o sistema recebe.

 Na mesma perspectiva importa frisar que cada cada sistema é alimentado por determinados tipos de entradas;

f) Saída (''output") é produto final dos processos de transformação a que se submete o conteúdo da entrada;

g) Realimentação (' 'feedback" ). É processo de controle que tem por finalidade manter o sistema em equilíbrio;

h) Modelo: é a representação do sistema. Constitui-se numa abstração para facilitar o projeto e/ou análise do sistema.

É utilizado por dois motivos básicos: porque simplifica o estudo do sistema, permitindo a análise de causa e efeito entre os seus elementos para conclusões de maior precisão; e pela impossibilidade de abranger a complexa totalidade das características e aspectos da realidade objecto de estudo.

O modelo tem sua construção baseada em informações obtidas da realidade através da observação e/ou da medição. É, dessa forma, o instrumento mais útil, no presente estágio do conhecimento, para o estudo de sistemas. Acredita-se que uma ciência será tanto mais exata quanto maior for a correspondência entre os modelos que usa e a realidade.

 1.2 Aplicabilidade do Sistema

Segundo Churchman, diz que existem cinco considerações básicas que  devem ser sempre levadas em conta ao se ter em mente o significado de um sistema:

  1. Os objetivos totais do sistema e, mais especificamente, as medidas de rendimento do sistema inteiro;
  2. O ambiente do sistema: as coações fixas;
  3. Os recursos do sistema;
  4. Os componentes do sistema, suas atividades, finalidades e medidas de rendimento;
  5. A administração do sistema" .

No sector de Turismo, pode-se imaginar a priori que tanto a área estatal quanto a empresarial têm como objetivo real o lucro. O Estado espera do sector que o superá  o balanço de pagamentos, na conta específica, em razão de ingressos de divisas, e as empresas que atuam no setor igualmente dimensionam a prestação de seus serviços em razão da lucratividade dos investimentos necessários. Entretanto, ao se analisar as partes do sistema, vai-se verificar que a medida de seu rendimento global está na razão direta da capacidade de controlo de seus componentes e actividades, e nem sempre esse rendimento está vinculado ao lucro. Ao Estado compete o investimento social não somente na infraestrutura de apoio à actividade, como na implantação

de programas de turismo socializado com o objetivo de facilitar o acesso ao turismo às classes menos favorecidas economicamente falando.

E esse estrato da demanda somente poderá ser atendido e viabilizado sem objectivo de lucro e recuperação dos investimentos.

2. Conceito de Sistema de Turismo - Sistur

Ao se conceituar sistema como o conjunto de procedimentos, doutrinas, ideias ou princípios logicamente ordenados e coesos, com intenção de descrever. Explicar ou dirigir o funcionamento de um todo, teve-se em mente situar o turismo. Em toda a sua abrangência, complexidade e multi causalidade em um esquema sintetizador dinâmico que demonstre as combinações multifacetadas de forças e energias, sempre em movimento, de modo a produzir um modelo referencial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (213.2 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com