TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia aplicada ao Turismo

Por:   •  24/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - IFCE – Campus FORTALEZA

CURSO DE BACHARELADO EM TURISMO

DISCIPLINA: GEOGRAFIA APLICADA AO TURISMO

PROFESSORA: Dra. Anna Erika Ferreira Lima

NOME: Thaís Lira Ribeiro                                                DATA: 27/03/2018

RESENHA

SILVA, Carlos Henrique Costa da. O Turismo e a Produção do Espaço: Perfil Geográfico de uma Prática Socioespacial. Geografia Ensino & Pesquisa, vol. 16, n. 2, mai/ago. 2012.

O autor Carlos Henrique Costa da Silva é professor adjunto do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades do Centro de Ciências Humanas e Biológicas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus de Sorocaba. É Doutor (2008), Mestre (2003), Licenciado (2002) e Bacharel (2000) em Geografia pela UNESP campus de Rio Claro. Atua em pesquisa nas áreas de: Geografia do Comércio e do Consumo, Geografia do Turismo, Geografia Urbana, Geografia Econômica, Planejamento Urbano e Patrimônio Histórico.

A obra é um produto de pesquisa do autor na área da Geografia e do Turismo. Trata-se de um artigo que apresenta diversão convicções referentes a como a Geografia age dentro da atividade turística. A base de toda a argumentação de Carlos Henrique para demonstrar o artigo é a análise com fundamento em dados confiáveis e submetidos a um estudo, por mais que não muito aprofundado, mas leva em consideração fatores históricos, sociológicos, econômicos. O texto é apresentado de forma bem estruturada, com uma sequência de argumentação lógica e ressaltando citações que intensificam ainda mais seu ponto de argumentação. Com isso, o artigo foi de fato bastante esclarecedor, porque possibilitou ser entendido de maneira clara e objetiva.

A obra é dividida em quatro partes, nas quais são retratos essa forte relação entre a Geografia e o Turismo.

Na parte introdutória do texto o autor abrange sobre a importância da Geografia por abordar de diversos temas importantes no contexto contemporâneo. Junto a isso, apresenta que a Geografia também é responsável por um maior entendimento dos efeitos e impactos do turismo. Em oposição, ele coloca em pauta uma crítica de extrema importância, o fato de existirem muitos estudos empiristas que não retratam uma compreensão teórica da atividade turística e apenas visa o desenvolvimento de projetos de pesquisa a partir do interesse empresarial deixando de lado a essencial científica do projeto.

Inicialmente o texto é apresentado de forma bastante clara, que torna capaz uma leitura esclarecida por meio de pessoas que não são da área de estudo do Turismo ou da Geografia. O texto é apresentado de forma bem estruturada, com uma sequência de argumentação lógica e ressaltando citações que intensificam ainda mais seu ponto de argumentação.

O autor busca ressaltar novamente sobre a falta de pesquisas sobre o turismo, afirmando que as pesquisas existentes não fazem mais do que elencar lugares com atratividade, quando poderia ser feito mais uso da Geografia dentro do Turismo, justificando que esse acontecimento é muitas vezes causado pela euforia do crescimento rápido da atividade turística, logo ocasionando pesquisas e estudos meramente superficiais.

Em seguida, o autor cita a dinamicidade do Turismo citando exemplos históricos de como o um local pode rapidamente virar um atrativo turístico e como o mesmo pode perder a atratividade, devido inúmeros problemas sociais, políticos, econômicos. São citados exemplos fantásticos como os países do Leste Europeu: Hungria, Polônia e República Tcheca, que há 20 anos atrás eles não apareciam no cenário turístico internacional devido o contexto político vivido naquela época. Porém, após a queda da "cortina de ferro" e a entrada desses países na globalização internacional, esses países experimentaram a grande intensificação do turismo em suas regiões. Interligado a isso, ele descreve como a tecnologia se tornou responsável pela grande dimensão alcançada pelo turismo, por tornar mais fácil o acesso aos lugares, fotos, passagens, em suma, possibilita o turista conhecer seu ponto turístico antes mesmo de ir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (124.1 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com