TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia e Turism- São João Marcos

Por:   •  13/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

                                           Cidade de São João Marcos

[pic 1]

Introdução

São João Marcos foi um antigo município do estado brasileiro do Rio de Janeiro despovoado e demolido na década de 1940 para a formação de uma represa para a produção de energia elétrica. Um museu histórico a céu aberto preserva a historia do vale de café. No dia 9 de junho de 2011, o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos foi oficialmente inaugurado.. 

Historia

A represa de Ribeirão das Lajes abastece grande parte do estado do Rio de Janeiro, São João Marcos conhecido anteriormente como Vila de São João Principe. o município era constituído das paróquias de São João Marcos (sede da Vila) e Nossa Senhora da Conceição de Passa Três. Uma cidade que chegou a ter mais de 14 mil habitantes, foi uma cidade que havia ruas e travessias, tendo teatro, escolas, hospital.

As terras de São João Marcos era conhecida ricamente pelos seus Vales de Café. Em 1943, grande parte da população foi deslocada para municípios vizinhos como Rio Claro, Mangaratiba, Itaguaí, Pirai. Há boatos que muitos morados não acreditavam que iriam construir a represa e permaneceram no município e vieram a óbito, porem não foi muito divulgado na mídia. A obra da represa e uma hidrelétrica foi realizada pela Empresa Light S.A   a obra teria sido liberada no ano de 1907. A represa com capacidade inicial para 224 milhões de litros de água.

A cidade de São João Marcos, tornou um Parque Arqueológico e Ambiental patrocinado pela Light, as margens da rodovia RJ-149 conseguimos ver as ruínas na antiga cidade. Um lugar incrivelmente belo e cheio de curiosidades e relatos muito bacanas dos antigos moradores.

 

[pic 2]

(FONTE: http://ejesa.statig.com.br/bancodeimagens/dc/e5/ox/dce5oxb1s18xrijud61vg6yhy.jpg)

No ano de 2014 no mês de Junho, já haviam recebido em media de 14 mil visitantes.

Dados atuais relatam, que já realizaram mais de 40 eventos culturais. No mês do seu aniversário, contabilizou 50 mil visitantes, entre eles mais de 15 mil estudantes de escolas públicas, que visitaram o Parque dentro de um programa educativo estruturado. 

Em minha opinião a cidade deveria ser mais divulgada na mídia, pois é uma cidade muito interessante de se ir, contendo historias incríveis desde da época da escravidão. Pesquisei em outras fontes e encontrei alguns relatos que não haviam sido divulgado na época, como as mortes, doenças que aconteceram. Podemos observar o crescimento do turismo na cidade e a importância do turismo.

 

Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Jo%C3%A3o_Marcos

https://blogsaojoaomarcos.wordpress.com/

http://www.aseac.com.br/ribeirao.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (218.3 Kb)   docx (107.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com