TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MAQUINA DE PASCAL: MARCO INICIAL E IMPORTANCIA NA HISTÓRIA DA INVENÇÃO DO COMPUTADOR

Por:   •  1/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  5.593 Visualizações

Página 1 de 5

MAQUINA DE PASCAL:  MARCO INICIAL E IMPORTANCIA NA HISTÓRIA DA INVENÇÃO DO COMPUTADOR

Giovane Henrique Kitzberger¹

Resumo: A Máquina de Pascal ou Pascalina foi a primeira calculadora mecânica inventada por Blaise Pascal, sendo uma máquina composta por engrenagens que giravam entre si para realização de cálculos cujo projeto inicial tinha intuito de efetuar as quatro operações matemáticas básicas, porém não foi o que ocorreu, pois acabou por efetuar apenas duas dessas operações, sendo as operações de adição e subtração. Este artigo foi desenvolvido com o intuito de aprofundar os conhecimentos e na maior capacidade de compreensão do motivo que o surgimento desta máquina foi de extrema importância para o surgimento dos computadores nos tempos remotos, ainda que a pesquisa possui caráter teórico e bibliográfico baseados na investigação de livros e artigos em meios eletrônicos.

Palavras-Chave: Máquina de Pascal; operações; Blaise Pascal.

Não é possível negar que a sociedade moderna esta sedenta por uma série de aparelhos tecnológicos pequenos, de diferentes formas com imensuráveis funções que repercutiram com uma incrível força a partir do século XX no mundo todo, mas nem sempre os aparelhos foram tão pequenos e tão ilimitados quantos as funções apresentadas, e para o surgimento desses aparelhos, diversos outros foram evoluindo com o passar do tempo, visto que a história da evolução da tecnologia, em foco da informática aqui presente, vem se desenvolvendo a centenas de anos atrás.

Ao contrário do que pensamos que computador foi criado para facilitar a vida dos seres humanos, eles foram edificados pela necessidade do ser humano em sanar dificuldades, que, de acordo com a época, eram dificuldades que repercutiam em resultados significantes. Uma das invenções de marco inicial para a criação dos computadores, em âmbito mundial e apesar de simples, foi a Máquina de Pascal , tornando-se impossível falar-se desta engenhosidade, sem antes ao menos realizar um breve histórico desse aparelho.

        De acordo com Geraldi (2013, p. 05) a Máquina de Pascal, chamada também por alguns autores de Pascalina, foi inventada em 1642 por Blaise Pascal. Foi criada com a necessidade de ajudar seu pai, pois devido a profissão de agente fiscal ele necessitava realizar uma infinidade de cálculos avançados de impostos, cujo projeto inicial tinha como intuito calcular as quatro operações matemáticas básicas, que são: adição, subtração, multiplicação e divisão, porém não foi o que ocorreu, pois a máquina possuía a capacidade de efetuar apenas operações de adição e subtração, mas com um processo mais longo e engenhoso era possível realizar divisão e multiplicação de acordo com os periódicos de soma e subtração, respectivamente.

        Baseados nos relatos de Kilhan (2010) a construção da máquina foi extremamente difícil devido as técnicas imprecisas e rudimentares que existiam na época. Segundo o autor, ele supervisionou e construiu a primeira em poucos meses, porém devido a insatisfação na execução acabou por desistir do projeto, sendo influenciado posteriormente por diversas pessoas, ele retomou o projeto em 1644, e mais de 50 modelos foram fabricados até ele alcançar o modelo definitivo, procurando estabelecer uma linha de fabricação e patentear a venda das calculadoras, mas o alto preço, limitava a venda do projeto.

 Segundo o Departamento de Informática da Universidade Estadual de Maringá (s.d.), a máquina possuía como elemento principal engrenagens, cujo a roda dentada possuía 10 dentes, caracterizando as algoritmos de 0 a 9, sendo que a primeira roda correspondia as unidades, dezenas, a seguinte as centenas e assim gradativamente. Ainda quanto ao funcionamento, Farias & Medeiros (2013, p. 17) o mecanismo era baseado na organização das engrenagens de tal forma simular, sendo que para as operações de soma as engrenagens eram giradas em um sentido e para subtração as engrenagens eram viradas para o sentido oposto.

Mais detalhadamente, Soares (2014, p. 06) expôs o funcionamento da seguinte forma:

“[...] se dava quando uma engrenagem com dez dentes produzia uma rotação (dezenas) e uma segunda marcha puxasse até que um dente da engrenagem girasse dez vezes (centenas) que desloca outra engrenagem (milhares) [...]. Os números a serem adicionados foram criados através de alguns discos girando na parte inferior. Desta forma a maquina só poderia somar, Ao subtrair era necessário fazer algumas adaptações que contassem “para trás”.” (SOARES, 2014, p. 06).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (86.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com