TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IBIRAPUERA

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 2

O ibira foi projetado para o quarto centenário da cidade de sp, quando sp completou 400 anos e já continha todos os cânones da arquitetura moderna; trazidas pelo Lucio costa, Le Corbusier, Oscar Niemeyer. Contendo muitas coisas que já foram usadas em Brasília. Com a maioria dos prédios feitos por Niemeyer e jardins pelo burle marx. Edifícios sob pilotis (área onde se encontram as colunas e pilares). Com a ideia de que o que é particular é em cima, então todos tem acesso à terra que foi dada por Deus segundo os arquitetos que bolaram isso.

2 cânone, poder trabalhar com os elementos sem ter que ficar colocando as janelas na superfície externa do edifício, podendo trabalhar de qualquer maneira.

4 telhado jardim: acreditavam assim como o chão é livre e de todos a cobertura dos edifícios também seria de todos, então se o céu é de todos ninguém tem o privilégio de morar na cobertura.

Edifício lamina é um ed muito comprido e fininho que tem nas extremidades duas fachadas chamadas empenas cegas (fachadas que não tem janela)

As colunas da marquise estão recuadas fazendo um enorme balanço para a coluna ficar na sombra e dar a impressão de que o edifício está pousando sobre a sombra.

Quando o parque foi feito, Jânio Quadros queria se gabar do poderil da indústria.

O MAM nunca pertenceu ao projeto do Ibirapuera, feito por Lina Bo Bardi, tentando respeitar as características da marquise.

Caixilhos: estruturas que seguram portas e janelas.

Um dos cânones é a estrutura independente, então no MAM chamamos a DE ESTRUTURA rainha. Podendo ser rainha e escrava. Rainha está solta e ninguém encosta nela, nem janela, nem parede nem nada. Nunca passando na própria coluna.

O pilar é a escrava, pois não se vê. Quanto maior a marquise menor o balanço, quando menor a marquise maior o balanço.

O prédio da bienal também tem o recuo do edifício sobre a parte baixa, tendo a cor cinza nas colunas.

Também tem o bri soleil. venezianas, persianas, congobós, etc criados pelos árabes. Deixando toda a paisagem a mostra quebrando a luz gradativamente.

A laje se apoia nas vigas e depois se apoia nos pilares.

Prédio da bienal é tipo lamina.

As colunas ovais não encostam nas janelas - contrario

A modulação da marquise é feita em retângulos de 10/12

A rampa é pura hipocrisia a não ser que ela seja de fato um elemento arquitetônico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com