TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Noite no parque Ibirapuera

Tese: Noite no parque Ibirapuera. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  Tese  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 2

Disambig grey.svg Nota: "Noturno" redireciona para este artigo. Para outros significados, veja Noturno (desambiguação). Para outros significados, veja Noite (desambiguação).

Noite no Parque do Ibirapuera, zona sul da cidade de São Paulo.

A noite ou noute é o período ocorrido durante a rotação da Terra, conhecido como dia em que não é recebida a luz do Sol, ou seja, aquela determinada região encontra-se na parte escura do planeta, ou seja, é o período do dia compreendido entre o pôr e o Nascer do sol. Seu período de duração varia consoante a estação do ano e o local da Terra onde se encontra: é maior no inverno e menor no verão; maior nos pólos, menor nos trópicos.

Índice [esconder]

1 Noite na biologia

2 A noite na cultura humana

2.1 A noite no Direito

3 A noite na História

Noite na biologia[editar | editar código-fonte]

Luar sobre Stonehenge na Inglaterra.

A maioria dos seres vivos têm na noite o período de descanso, muitas vezes com profundas alterações no metabolismo, tais como: redução dos batimentos cardíacos, diminuição da temperatura corporal (animais homeotérmicos) ou substituição da fotossíntese pela respiração (vegetais superiores).

São denominados noctívagos os seres que têm no período noturno o de maior atividade, tais como morcegos, anfíbios, etc. A noite é, para algumas tribos, a hora das trevas reinarem e assim, esperarem ate o sol sair de novo para poder pescar, caçar, etc.

A noite na cultura humana[editar | editar código-fonte]

Período sombrio, onde a visão fica diminuída, a noite é certamente a grande geradora dos mitos, com os quais a humanidade explicava seus temores. Ruídos inexplicáveis, visões enevoadas, acendiam a imaginação, fazendo surgir os vampiros, lobisomens, deuses iracundos e toda sorte de entidades feéricas.

A noite no Direito[editar | editar código-fonte]

Para o Direito Criminal interessa na adoção das chamadas "medidas preventivas", inibidoras das práticas delituosas efetuadas ao abrigo da escuridão, preconizadas inicialmente por César Lombroso, tais como a boa iluminação pública, o policiamento ostensivo, etc.

A noite na História[editar | editar código-fonte]

Noite das Garrafadas - noite de 13 para 14 de março de 1831 quando, no Rio de Janeiro partidários de D. Pedro I e seus adversários enfrentaram-se nas ruas da cidade (no Brasil).

Noite de São Bartolomeu - talvez o mais trágico episódio de intolerância e perfídia religiosas, ocorrida na noite de 23 de agosto de 1572, quando milhares de huguenotes foram assassinados nas ruas de Paris, sob auspícios de Catarina de Médicis (na França).

Noite dos Longos Punhais - noite de 30 de junho de 1934, na Alemanha, quando as lideranças da SA (milícia do Partido Nazista) foram assassinadas por comando de Adolf Hittler. Ernst Röhm, um defensor radical do totalitarismo, antiburguês e anticomunista, causava embaraços à estratégia política

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com