TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informativos sobre Bolivia e Peru

Por:   •  18/11/2015  •  Artigo  •  3.252 Palavras (14 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 14

Mapa que usei para ter uma noção espacial das distâncias e ordem das cidades/locais principais: 

Observações: 

  1. chegando por Santa Cruz, penso que há duas opções principais (a logística vai depender bastante desta decisão):

1ª: ir de avião direto a La Paz e usar a cidade como base para ir a outros passeios (tour só salr de Uyuni, Sajama, bike até Coroico, trekking na cordilheira Real, Tiwanaku)

2ª: ir de avião até a cidade de Sucre, de lá ir para o tour no salar de Uyuni, depois ir a La Paz e, só então, usar a cidade como base

  1. Os passeios que considero mais legais são estes:

- tour no salar de uyuni:

. local base: cidade de Uyuni

. duração: 3 dias inteiros

. valor: cerca de 120 dólares com tudo incluído + taxas de 22 dólares + taxa de 3 dólares

. resumo: saindo cerca de 10 hs da manhã do primeiro dia e chegando lá pelas 17 hs do 3º dia. São duas noites no tour, sendo a primeira em um hotel mais tranquilo e a segunda num alojamento coletivo. Basicamente é um passeio em toyotas, de 6 pessoas mais o motorista (há opções mais caras de fazer o passeio privado), onde segue-se um roteiro, parando para fotos e pequenas caminhadas. Para contratar o tour é só chegar na cidade e dar uma pesquisada um pouco antes. Vulcões, salares, desertos, ilha inca huasi, lagoas de várias cores, formações rochosas, termas, geisers, fauna local (zorros, vicuñas, viscachas, etc), flora local (cactus milenares, quinoa, etc).

- trekking na ilha do sol: 

. local base: cidade de Copacabana

. duração: 1 dia inteiro, saindo as 8 hs e chegando as 17 hs, ou 1 dia e meio (se dormir na ilha)

. valor: 6 dólares (barco ida e volta) + pedágios dos 3 povos locais (de 1 a 4 dólares cada um)

. resumo: hiking de cerca de 5 horas, cruzando a ilha do sol, saindo do lado norte (onde o barco deixa o pessoal) e indo por uma trilha bem tranquila até o lado sul (onde saem os barcos). O passeio é muito bonito, tanto pela paisagem, tanto pelo significado da ilha. Uma opção bem interessante é dormir na ilha e voltar no outro dia pela manhã. Não é necessário guia, mas ao desembarcar formam-se grupos para ir até um morro próximo (início da trilha) e são mostradas ruínas e a pedra onde a lenda dos Incas começou. No final cada um dá o que quer (1 a 2 dólares por pessoa). Levar comida e água, pois durante o caminho há poucos locais onde comprar. No final da trilha (lado sul) há um vilarejo com restaurantes e hotéis simples.

- Tiwanaku:

. local base: cidade de La Paz

. duração: quase 1 dia inteiro, saindo as 9 hs e chegando as 16 hs

. valor: cerca de 10 dólares (transporte de La Paz + guia) + taxa do museu e do parque arqueológico (não lembro os valores, mas não era muito)

. resumo: são dois sítios, Tiwanaku e Puma Punku. Os dois valem a pena, mas Tiwanaku é bem maior. Dá pra ir a pé de um a outro. O sítio e o museu estão mal cuidados, mas mesmo assim vale a pena, pois é uma cultura pré inca e o sítio arqueológico mais importante da Bolívia. O almoço é na vilinha de Tiwanaku e é a parte. Dá pra fazer o passeio por conta própria, tomando um ônibus local na região do cemitério de La Paz e contratando um guia na entrada do parque (dá maior liberdade, é mais barato, mas contratar o tour é mais cômodo).

- Tour Chacaltaya + Valle de la Luna:

. local base: cidade de La Paz

. duração: quase 1 dia inteiro, saindo as 9 hs e chegando as 16 hs

. valor: cerca de 10 dólares + taxas na entrada do Chacaltaya + taxa na entrada do vale da lua

. resumo: te levam de minivan até os 5.300 metros do Chacaltaya e restam 100 metros de desnível até o ponto mais alto. Passeio interessante e com vista bonita. No regresso, o passeio passa pelo centro de La Paz e segue até a zona sul da cidade, onde está o Valle de la Luna. Este último, diferente do Chacaltaya (que é bem legal) é um passeio mais ou menos legal, mas é curtinho também. Bom pra conhecer como a parte sul da cidade.

- Downhill de bike a Coroico:

. local base: cidade de La Paz

. duração: 1 longo e legal dia inteiro, saindo as 8:30 hs e chegando as 19 hs a La Paz

. valor: cerca de 50 a 60 dólares + taxas na entrada do parque (2 dólares e meio)

. resumo: te levam até os 4800 metros, onde dão as instruções e entregam as bikes e equipamentos (roupas + capacete). O passeio é tranquilo, tem gente de todas as idades e consiste em duas partes: um trecho mais curto de asfalto e um trecho longo de estrada de terra. A descida vale a pena, ainda mais se chover fica mais legal. Sai do frio dos 4800 metrso e chega ao calor dos 1500 metros de Coroico. Está incluído o almoço numa espécie de chácara com piscina e o regresso a La Paz a noitinha. A volta é por uma estrada asfaltada.

do).

- Sajama:

. local base: cidade de La Paz

. duração: 2 dias com guia, desde La Paz, ou 3 dias por conta própria

. valor: também não tenho ideia (teria que verificar em alguma agência de turismo em La Paz)

. resumo: local bem legal pela paisagem e isolamento. Pegando um tour privado (geralmente não há tours regulares) desde La Paz, são cerca de 3 horas de carro. No caminho, após o vilarejo de Patacamaya, a paisagem é dominada por vulcões. O vilarejo de Sajama fica aos pés da maior montanha da Bolívia, o Sajama. Há termas rústicas (basicamente pequenos riachos) de águas sulfurosas e quentes. Há geisers também e a experiência de dormir na vila isolada é bem legal.

- Trekking ao acampamento base de escaladas do Condoriri:

. local base: cidade de La Paz

. duração: tem muitas opções, mas a de dois dias, dormindo uma noite em barraca nas montanhas, é bem legal

. valor: não tenho ideia, pois geralmente, por conhecer bem o local, faço por conta (teria que verificar em alguma agência de turismo em La Paz)

. resumo: viagem de 2 horas de carro até o povoado de Tuni. Daí o trekking de cerca de 4 horas segue meio as montanhas nevadas ao redor, até as margens da lagoa onde fica o acampamento. Uma opção é subir o cerro Áustria para ter uma vista total da região (subida apenas de caminhada, mas a altitude pega pesado). Dormir na barraca, o guia monta tudo e faz a comida. Regresso no dia seguinte, com chegada a La Paz lá pelas 13 hs. Bem legal como uma primeira incursão no mundo da alta montanha. Como um plus pro caso de gostar da altitude, há opções de escaladas fáceis e duríssimas pela altitude (infinitas opções, mas as principais são o glaciar do Tarija e o cerro Charkini).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (125.9 Kb)   docx (182.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com