TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lançamento incremantal

Por:   •  16/4/2015  •  Tese  •  1.824 Palavras (8 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 8

                                        Faculdade Paranaense

                                Gabriel  Alves Colere

Análise do artigo: Simulação virtual de construção de     ponte pelo método de lançamento incremental

                                                 Curitiba

                                          2015

                                         Gabriel Alves Colere

Análise do artigo: Simulação virtual de construção de     ponte pelo método de lançamento incremental

Curso de Engenharia Civil, Faculdade  Paranaense

                                         Coodenador: professor Rubem Matimoto Koide.

                                                                                                                                             

                                     Curitiba

                                        2015

                               

                                            Resumo

Neste trabalho irei analisar o artigo (Simulação virtual de construção de ponte pelo método de lançamento incremental), separando em tópicos as informações requeridas.

Este artigo trata da utilização do simulação virtual de construção de ponte usando-se o método de lançamento incremental e seus benefícios para engenharia em geral.

É importante resaltar que trata-se de um artigo pedagógico e esta disponivel para todos.

                                                          Sumário

  1. Metodologias utilizadas pelo autor   
  2. Importância das simulações na aplicação do artigo
  3. Como a simulação de fenômenos pode melhora o trabalho de engenheiros
  4. Relação com a disciplina tópicos de informática
  5. Modelagens, resoluções e simulações apresentadas
  6. Conclusões pessoais

  1. Metodologias utilizadas pelo autor

A modelagem de todos os elementos foi feito pela ferramenta AutoCad2008 enquanto a programação interativa foi estabelecida pelo Eon StudioTM, para estabelecer uma comunicação entre os dois programas foi utilizado o 3ds Max. A unidade foi metro linear e a origem do referencial foi definida no topo da base do estaleiro.

A modelação 3D da maioria dos elementos apresenta uma seção transversal constante como as peças metálicas, cabos de pré-esforço ou cofragem, permitindo assim a sua definição com base na configuração das seções. O nariz metálico tem uma maior complexidade geométrica.

A textura dos matériais foi aplicada pelo 3ds Max, já que este tem grande váriedade de matériais e permite um melhor controle sobre as texturas (cor, brilho, rugosidade). Ultilizando por exemplo a textura de betão em um dos objetos e textura de madeira nos barrotes de suporte temporário ao nariz metálico.

Após a modelagem, exporto-se os modelos para o progama Eon Studio, para simulações de terreno. Assim como a interação com a superfície da água.

  1. Importância das simulações na aplicação do artigo

Uma maior complexidade dos materiais e espaço, na tentativa de proporcionar uma maior capacidade imersiva durante a sua visualização; a introdução de um menu de eventos e de visualização, que permite ao utilizador a persepção rápida de acontecimentos que pretende visualizar; a preocupação constante com o visualizador, tentando antever os possíveis focos de incompreensão e dando-lhes o destaque que se considerou necessário; a coerência permanente com os movimentos da câmera, de modo a exibir todas as sequências de acontecimentos não só de forma pedagógica, mas também de forma apelativa para proporcionar o interesse e a atenção da parte do visualizador.

  1.  Como a simulação de fenômenos pode melhora o trabalho de engenheiros

Proporciona entendimento direto, rápido e consistente do processo construtivo por lançamento incremental e tambem mostrar as capacidades da representação em ambiente virtual como uma ferramenta de apoio a tradicionais e inovadoras técnicas de construção.

  1. Relação com a disciplina tópicos de informática

Este artigo trata diretamente de assunto relacionado com tópicos de informática, já que este simulador virtual ajuda o engenheiro nos projetos de pontes.

Também há de se salientar que o conteúdo é disponibilizado para qualquer estudante de engenharia.

 

  1. Modelagens, resoluções e simulações apresentadas

O modelo de ponte que se utilizou como exemplo resultou de uma compilação de vários casos relatados na bibliografia consultada e de diversos registos fotográficos disponibilizados por empresas de construção, de forma a ser criado um modelo virtual ilustrativo do procedimento e tecnologia associados ao método. Contudo, a seção transversal do tabuleiro, encontros (elementos de apoio nos extremos do tabuleiro), geometria dos pilares e a dimensão do vão central têm como referência o viaduto Itztalbrücke, construído em 2007, perto de Rödental, Alemanha.

A textura de madeira foi utilizada nas tábuas da cofragem e nos barrotes de suporte temporário ao nariz metálico. Os materiais metálicos foram representados com um material baseado em cor, brilho, reflexos e rugosidade. O equipamento hidráulico, inclui o cilindro exterior, a azul, com uma tonalidade baça e homogénea e o cilindro interior de cor mais clara aparentando um brilho e reflexos próprios de uma material com uma superfície oleada (deslizante).

Uma vez modelados os elementos da ponte e equipamento e dispostos na sua correcta posição em relação referencial de coordenadas seleccionado, procedeu-se à exportação dos modelos para o programa Eon Studio. Procede-se à aplicação de capacidades de interatividade sobre o modelo geométrico. O sistema Eon permite a inclusão de ambientes envolventes como a simulação de terreno (céu, horizonte e piso) assim como a superfície do curso de água (adicionada de alteração da amplitude da ondulação de forma a simular o movimento do rio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (110 Kb)   docx (53.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com