TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Método Fenomenológico

Por:   •  24/8/2017  •  Resenha  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 2

Método de produção e análise

O método utilizado para produzir conhecimento sobre o objeto e para analisá-lo é se fundamentar com rigor nas coisas como são, com enfoque ao significado. Nas investigações empíricas, a experiencia exerce grande influência nas crenças, já a investigação fenomenológica, está mais ligada a reflexão. O método de investigação fenomenológico se volta para a perspectiva da primeira pessoa – que garante que o objeto da consciência seja descrito como é experienciado pelo sujeito.

Relação entre pensamento e realidade

Primazia do pensamento (da razão) sobre o real (a matéria). Trata-se de uma meditação acerca do conhecimento que refaz todo o saber elevando-se a um saber não radical (colocando a realidade entre parênteses.

Husserl toma a consciência por realidade absoluta, em que é a realidade é a única coisa que precisa para sua existência, ela que constitui o mundo, com a intenção de extrair todas as características relativas à experiência do objeto. O objeto da investigação fenomenológica é a consciência, sem estar atrelado às experiencias. O que reduz os aspectos da realidade objetiva. Ou seja, a primazia na relação entre o sujeito e o objeto é o pensamento (razão) sobre o real (a matéria). A consciência não necessita de nada para existir e compõe o significado das ações, das coisas, das instituições e também do sentido do mundo.

Relação entre essência e aparência dos fatos

Como o conjunto de qualidades e atributos que caracterizam um fenômeno se defronta com suas condições circunstanciais ou aparentes?

A essência refere-se ao sentido ideal do objeto analisado, dando um entendimento comum ao fenômeno sob investigação. Representa a unidade básica de entendimento comum de qualquer fenômeno. A aparência não importa na compreensão do fenômeno.

Conforme Husserl, há dois tipos de proposições: as universais e necessárias, e as que vem indutivamente da experiência. As primeiras são condições para a construção de uma teoria. Para distinguir a intuição de um dado de fato da intuição de uma essência, Husserl toma por base os dois tipos de proposição.

O conhecimento inicia-se com a experiência com dados – a ciência também os tem por objetos. O fato é visto como algo eventual, entretanto, ao se apresentar à consciência, esta capta uma essência.

A essência é concebida como modo típico de aparecer dos fenômenos. O conhecimento desta é alcançado pela intuição, ou seja, é um conhecimento diferente do conhecimento do fato. Entretanto, deve-se deixar claro que os fatos particulares são reais e que os universais são conceitos, objetos ideais que viabilizam a classificação, a distinção e o reconhecimento dos fatos particulares apresentados à consciência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (37.1 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com