TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Bacharelado em Engenharia Elétrica/Computação

Por:   •  11/10/2022  •  Artigo  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 2

Bacharelado em Engenharia Elétrica/Computação Prof. Me. José Alberto Gobbes Cararo[pic 1]

Disciplina: Eletrônica Digital II

Aluno:        Data:        /        /        

Atividade - Prática Virtual

Obs: A atividade é individual. Lembre-se, o aluno é o maior responsável pelo seu aprendizado, portanto, quem cola engana a si mesmo.

Conforme estudado, a maioria dos contadores necessita de sinais de clock. Desta forma, surge a necessidade de conhecermos como este sinal pode ser gerado. Sendo assim, o intuito desta aula prática é o projeto de um circuito oscilador para geração de sinal de clock utilizando o CI 555 em modo astável. O 555 pode ser utilizado como oscilador de frequências que vão de 0,01 Hz a 100 kHz, o que permite utilizá- lo como clock de circuitos integrados. A Figura 1 ilustra a ligação do CI 555 operando como oscilador. A saída gerada é uma onda quadrada astável, ou seja, com dois estados não estáveis.

[pic 2]

Figura 1. Circuito Oscilador com 555.

A frequência de saída gerada é dada pela expressão:

ƒ = (𝑅


1,44

+ 2. 𝑅2[pic 3][pic 4]


). 𝐶

O Data Sheet do LM555 encontra-se em anexo.

Esta prática deverá ser realizada na plataforma TinkerCAD. Para ter acesso a plataforma é necessário criar uma conta de usuário através da realização do cadastro. A plataforma possui acesso gratuito. O endereço de acesso é:

www.tinkercad.com

Após a realização do cadastro, acesse a aba Circuits para iniciar a criação do seu circuito. Todos os componentes presentes na Figura 1 estão disponíveis na plataforma.

Roteiro

  1. Monte, simule e baixe a imagem1 gerada do circuito da Figura 1. Como a onda gerada é quadrada, o LED deverá piscar. Obs: O uso do protoboard virtual é opcional.
  2. Calcule a frequência de saída do pino 3.
  3. Conecte um osciloscópio na saída e veja o formato da onda gerada. A calibração do osciloscópio varia conforme a frequência de saída calculada. Anexe a imagem1 gerada pelo osciloscópio (nova imagem do circuito completo) ao relatório.
  4. Para R1 e R2 constantes, como a capacitância deve ser alterada para que a frequência seja multiplicada por n.
  5. Qual o valor da capacitância para que a saída gerada tenha o dobro da frequência inicial mantendo R1 e R2 constantes? Utilizando esta nova capacitância, gere novo gráfico de saída no osciloscópio e anexe a imagem1 gerada ao relatório.
  6. Copie e cole o link1 da simulação no relatório.

Nota.:

  1. Para compartilhar o material gerado, clique no botão Compart, no canto superior esquerdo, clique em Convidar Pessoas, e copie o link gerado. A imagem pode ser baixada no mesmo botão Compart, clicando no símbolo de download.
  2. A organização e capricho também são elementos de avaliação.

Referências

  • Braga, N. C. O Básico da Eletrônica Digital. Ed. Newton C. Braga. São Paulo, 2017.
  • Instruments, Texas. Data Sheet – LM555 Timer. 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (144.1 Kb)   docx (585.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com