TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Coordenação Do Curso De Bacharelado Engenharia Civil

Por:   •  31/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  7.399 Palavras (30 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 30

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO AGOSTINHO - UNIFSA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO ENGENHARIA CIVIL

EDUARDO RODRIGUES LUNA

[pic 2]

Teresina – PI

2022


EDUARDO RODRIGUES LUNA

ANÁLISE DA QUALIDADE AMBIENTAL DAS ÁREAS VERDES

Trabalho de Conclusão de Curso - TCC I, apresentado ao curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Santo Agostinho como requisito parcial à obtenção da nota da primeira avaliação.

Orientador: Prof. Dr. Tonny Kerley de Alencar Rodrigues.

Teresina – PI

2022

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

1.1        Tema        4

1.2        Problemas de pesquisa        6

1.3        Hipóteses        7

1.4        Objetivos        7

1.4.1        objetivo geral        7

1.4.2        Objetivos específicos        7

1.5        Justificativa        7

2        REFERENCIAL TEÓRICO        10

2.1        Áreas verdes        10

2.2        Análise da qualidade ambiental        12

2.3        Crescimento, planejamento urbano e a relação com as áreas verdes.        15

2.3.1        Crescimento urbano        15

2.3.2        Planejamento urbano        17

2.3.3        Planejamento urbano no Brasil        18

2.3.4        Áreas verdes e o planejamento urbano        20

3        METODOLOGIA        21

3.1        Procedimentos Metodológicos        21

3.2        População e amostra        22

3.3        Procedimento de coleta de dados        22

3.4        Procedimentos de análise dos dados        23

REFERÊNCIAS        24

  1. INTRODUÇÃO

  1. Tema

Segundo Bargos e Matias (2011) o crescimento desordenado da população traz inúmeras consequências negativas para ela.  Para os autores esse fenômeno provoca transformação do espaço natural que acaba gerando ambientes de baixa qualidade interferindo diretamente no modo de vida da população. Vale a pena ressaltar que a natureza não pode ser deixada de lado durante esse processo de crescimento. Isso porque as áreas verdes são consideradas importantes na avaliação da qualidade de vida da população. Sua importância é destacada pela Lei federal n° 6.766/79 que dispõe sobre o parcelamento do solo urbano e estabelece que percentuais entre 10 a 15% devem ser destinados às áreas verdes.

O parcelamento do solo é fundamental para a ocupação ordenada da cidade. Neste sentido, Bargos e Matias (2011) afirmam que a qualidade e viabilidade das cidades dependem amplamente do desenho, gestão e manutenção do verde urbano. Logo, a destinação de áreas verdes em um loteamento é de suma importância para avaliar a qualidade urbana e ambiental de uma cidade. Dessa maneira, quando estas áreas não existem ou seus percentuais são muito baixos influenciam diretamente a qualidade de vida da população.

A questão ambiental se agrava e ganha uma maior preocupação à medida que ocorre o crescimento das cidades, isso faz com que a utilização dos recursos naturais do meio seja mais utilizada pois ocorre uma grande concentração populacional e uma consequência disso é a transformação do meio (NUCCI, 2008).

Com isso, é possível perceber que as áreas verdes possuem uma relação de equilíbrio entre o espaço urbano e o ambiente natural. Dessa forma, uma maneira fácil de perceber a importância de áreas verdes é que sua ausência pode acarretar em fatores como alterações climáticas e uma baixa qualidade de vida da população, tendo em vista que grande parte dessas áreas são destinadas a parques e a praças públicas que formam os espaços de lazer (NUCCI, 2008).

A presença do verde urbano é capaz de proporcionar mais conforto térmico, alterações positivas no microclima e pode assumir papel de lazer e recreação para toda a população, proporcionando melhoria na qualidade de vida. Dessa forma, é possível perceber que a presença desses espaços é um indicativo na avaliação da qualidade ambiental urbana, devido aos benefícios que são capazes de proporcionar à população (LIMA; AMORIN, 2006).

Nesse sentido, cidades que tem como característica um clima quente e seco, a presença dessas áreas é fundamental para a melhoria do conforto térmico, melhoria da qualidade do ar e uma maior permeabilidade dos solos (NUCCI, 2008).

Para realizar análise da qualidade ambiental urbana é necessário considerar indicadores socioambientais como, índice de áreas verdes, percentual de áreas, densidade populacional, assim como alguns componentes paisagísticos do local sobre o estado de conservação desses espaços. Considerando como área verde a parcela territorial com uso recreativo e/ ou contemplativo majoritariamente vegetada (NUCCI, 2008).

Segundo Nucci (2008) com a análise da qualidade ambiental é possível estabelecer propostas para um melhor planejamento ambiental que podem ser acrescentadas no plano diretor de uma cidade, capaz de proporcionar melhor qualidade de vida para a população local.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.1 Kb)   pdf (248.1 Kb)   docx (297.4 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com