TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Lazer e Turismo no Município de Campo Grande: Realidade ou Potencialidade

Por:   •  11/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.215 Palavras (5 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Serviço Público Federal

Ministério da Educação

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Curso de Graduação em Turismo

[pic 2]

ALISSON FERREIRA

BEATRIZ GONÇALVES

YAN MATEUS

YASMIM RAMOS

LAZER E TURISMO NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE: REALIDADE OU POTENCIALIDADE.

CAMPO GRANDE/MS

2022

ALISSON FERREIRA

BEATRIZ GONÇALVES

YAN MATEUS

YASMIM RAMOS

LAZER E TURISMO NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE

Trabalho solicitado pelos professores Dra. Luciana Diettrich e Dr. Guilherme Velasquez apresentado ao curso de turismo da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul como requisito para obtenção de nota.

CAMPO GRANDE/MS

2022

  1. Introdução

Lazer é um conjunto de atividades que deve ser executado no tempo livre e voluntariamente, sem a busca de outro prêmio ou conquista além da própria satisfação causada pela atividade.

Turismo é o ato de um grupo ou uma pessoa se deslocar de um ponto A para um ponto B (de maneira internacional, nacional ou local) temporariamente e voluntariamente com fins recreativos, culturais, recreativos ou de saúde.

Turismo e lazer estão intrinsecamente ligados devido ao fato de que toda viagem turística sem caráter obrigatório (viagens a negócio ou estudo) faz parte de um lazer.

Potencial turístico é um termo usado para representar o quanto um local pode crescer e se desenvolver no aspecto turístico, este potencial varia de acordo com a disponibilidade de recursos no local em questão. Seus métodos de avaliação podem variar devido às várias realidades dos locais como cidades, lagos, serras, montes, montanhas e etc. tendo isto em mente, para avaliar o potencial turístico temos que avaliar cada componente presente e atribuir um valor a cada recurso individual.

  1. Objetivos

Apresentar e analisar a ação de lazer na Feira Central, seu espaço no município de Campo Grande-MS e sua relação com a atividade turística.

  1. Procedimentos de coleta de dados:

O grupo esteve presente na feira central no dia 11 e 12/05, coletando informações para finalizar o trabalho. Foram feitas anotações em um caderno para podermos organizar as idéias no computador posteriormente, gravações de áudio, além de fotografias que foram tiradas dos Box e dos itens que estavam à venda.

Optamos por organizar uma rápido entrevista com os donos de estabelecimentos no local, aplicamos um questionário de quatro perguntas com o intuito de conhecer mais o comerciante e seu empreendimento. Foram feitas perguntas como há quanto tempo atuam na feira central, qual o valor eles acham que a feira agrega para a cultura da cidade, qual é a média de pessoas que eles costumam atender e se, em sua maioria, os clientes são turistas ou locais. Fomos dois dias seguidos na feira estudando o local e as pessoas que freqüentavam.  Entrevistamos cerca de 10 comerciantes, desde Box para capas de celular, artesanatos, bijoux e até barracas de comida.

  1. Resultados

A feira central começou em meados de 1925 no centro da capital, na antiga praça do mercado. Vários comerciantes imigrantes e nativos da nossa região usavam o local para vender suas mercadorias. Desde 1955 a feira passou por vários locais, como a 15 de novembro, até que em 2004 foi transferida para a antiga estação ferroviária.

O novo espaço possuiu mais de 8.500 metros quadrados de área construída, aproximadamente 200 pontos de venda de artesanatos e presentes, 28 restaurantes de culinária variada com um grande foco no sobá- prato típico da capital.

Figura 1: Entrada da feira

[pic 3]

“A AFECETUR – Associação da Feira Central, Cultural e Turística de Campo Grande – MS é uma associação civil, com autonomia para administração da Feira Central, constituída por número limitado de associados e exclusivos para os feirantes da Feira Central de Campo Grande.” (Informação retirada do próprio site da feira)

Em suma, a Feira Central é um ambiente em que qualquer um possa freqüentar. Não possuí limitação alguma como especificação de vestimenta, idade, sexo ou qualquer outra coisa. Além do mais, o acesso ao local é livre e gratuito, ou seja, você só paga o que for consumir, ou as lembrancinhas que quiser levar.

O horário de funcionamento atualmente é de Quarta-Feira a Sexta-Feira a partir das 16hrs até as 00h00min. Fica localizada na Rua 14 de Julho, 3351. Com um pensamento comercial, a localidade da feira não poderia ser melhor, ela está bem no centro da cidade. Tem uma boa acessibilidade, na entrada além de escadas também possuí uma rampa que facilita tanto para passar com cadeira de rodas quanto com carrinho de bebe. No local também possuem banheiros femininos e masculinos, além de um banheiro exclusivo para cadeirantes. Nas quartas possuem shows de pequenos cantores locais para alegrar o público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (302.5 Kb)   docx (180.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com