TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VDM E TURISMO COM SUA REALIDADE

Tese: VDM E TURISMO COM SUA REALIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Tese  •  1.186 Palavras (5 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

A Jornada Mundial da Juventude é um evento que ocorre a cada três anos que reuni milhares de jovens católicos e não católicos que buscam celebrar a sua fé. Contudo, esse é um evento como qualquer outro, que envolve planejamento e organização e esta interligado com turismo, pois há uma grande movimentação de pessoas de seu local de origem a o local que sediará o evento, neste ano Rio de Janeiro. Assim pode –se dizer que a JMJ é um produto comercializada desenvolvido em diferentes localidades em diferentes períodos.

2. JMJ E SUA REALAÇÃO COM O TURISMO

Resumo:O presente trabalho trata da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), evento realizado na cidade do Rio de Janeiro no ano de 2013. Aborda, também a organização para a realização do megaevento, de nível internacional, bem como sua cadeia produtiva, a rede de cooperação e sua promoção e comercialização.

Abstract: The present schoolwork talks about the “Jornada Mundial da Juventude” (JMJ), event helded in the city of Rio de Janeiro in 2013. The job also approaches about the organization for carry out the big event, on national and international level, as well as their production chain, the network of cooperation and its promotion and marketing.

A realização do megaevento “Jornada Mundial da Juventude” foi possível graças à grande rede de cooperação, na qual foram envolvidas a prefeitura do município do Rio de Janeiro, bem como o governo do referido estado. A Igreja Católica participou ativamente da organização do evento, por meio de seus representantes. Muitos foram os esforços com o intuito de realizar o evento citado, no qual milhares de jovens reuniram-se a fim de aprender e compartilhar a fé cristã, repetindo o ato realizado inicialmente no ano de 1984, na praça São Pedro, no Vaticano, com a liderança do então Papa João Paulo II, entregando, no ato, aos fiéis a “Cruz da Jornada” (objeto que mais tarde seria símbolo da Jornada Mundial da Juventude.

Dentro da organização interna da Jornada, pode-se destacar a presença do setor administrativo e financeiro, o qual organizou as despesas e receitas. No total três grandes missas (encontros) foram realizadas na praia de Copacabana: a “Missa de abertura”, “As Boas vindas ao Papa” e a “Via Sacra”. Depois, os fiéis partiram para a zona oeste da cidade para a “Vigilia” e a “Missa de Envio”.

Vários atos culturais como apresentações de bandas, peças de teatros e danças, cinemas, exposições, visitas as igrejas históricas realizaram-se no decorrer dos encontros.

A Senhora Martha Carneiro da Rocha foi a coordenadora do setor de hospedagem e logística dos bispos e cardeais durante a JMJ, estudando e mapeando os locais de alojamento.

É possível se inscrever e participar do evento como voluntário, através da comissão do voluntariado, que representaram 90% do trabalho realizado na jornada de 2013. Os jovens são destinados para diversos setores, auxiliando das mais diversas formas. Setor coordenado pelo Padre Ramon Nascimento.

Os meios de comunicação que contribuíram para a divulgação da jornada, como as redes sociais (facebook, twiter, instagran) emissoras de rádio (Transamérica-101.3 FM; Jovem Pan-102.3 FM; Mix-102.1 FM; Stereo Vale-103.9; CBN-101.9 FM; entre outras) a imprensa(site oficial, televisão) e as próprias campanhas feitas para JMJ, foram de grande importância, permitindo que até mesmo as pessoas que estavam distante e não puderam participar ativamente, ficassem informadas e vivenciassem a experiência que os milhares de jovens tiveram, em tempo real. Através da comunicação foi possível observar a emoção vivida por aquelas pessoas e demonstrar o quanto o amor em Cristo e a comunhão é importante para todos ali presente. O Padre Márcio Queiroz, diretor do setor de comunicação, afirmou: “Podemos e é possível viver uma comunhão plena para mostrar ao mundo que a Igreja fala uma linguagem e essa linguagem é Cristo”. Ou seja, através dos meios de comunicação, demonstrar que é possível viver em paz em qualquer sociedade, quando se tem amor ao próximo e fé em Deus.

A Jornada Mundial da Juventude, aconteceu graças a um complexo processo de roteirização e encadeamento produtivo entre os setores públicos e privados, os territórios, os atrativos e as outras atividades econômicas desenvolvidas na região. Os principais setores envolvidos na organização interna do evento são os explicitados abaixo:

-Comissão de Cultura:

Sob a responsabilidade do Cônego Marcos Willian Bernardo, a comissão de cultura ficou responsável pela divulgação dos aspectos culturais no Brasil e no exterior. Incumbiu-se também de mostrar as mais diversas manifestações culturais de todo o país, com as influências de diversos grupos culturais brasileiros.

-Comissão de Voluntariado:

A presença e participação de voluntários foi essencial para a concretização do evento, dentre os tipos de voluntários podem-se destacar os Voluntário Diocesano, Voluntário nacional e o Voluntário internacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com