TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Campo de geografia do turismo

Por:   •  8/2/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.573 Palavras (11 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 11

Campo de geografia do turismo

Dia 05/09/2016

Destino: Barreiras > Mucugê

Horário previsto de saída: 06:00

Saída: 06:36

Primeira parada foi na cidade de Javi- BA por volta das 09:00h, analisando os aspectos físicos nota-se mudança na vegetação com surgimentos de juremas, planta que mostra a transição de cerrado e caatinga. A cidade é pequena e a parada de caminhoneiros nos postos de combustíveis é muito presente, o clima não muda muito. O local a priori parece não ter atrativos paisagísticos, visto que é uma das coisas que mais atrai os turistas.

II Parada Muquém do São Francisco

Professor Evanildo realizou uma parada com a turma. Nesse local ele falou sobre a variação da pressão do ar, mudança da geomorfologia pois estávamos numa depressão inter-plaáltica, superfície de erosão e deposito. Ainda pertencente a chapada são Francisco de formação sedimentar do paleomesozoico, a vegetação é de mata seca, clima seco. A vegetação está na maioria das vezes relacionada ao clima do local e cada município tenta projetar um cenário a seu favor, na tentativa de atrair turistas.

III PARADA – Ibotirama

O Rio São Francisco tem sua nascente no Estado de Minas gerais é um rio de planalto, perene na nascente e se torna intermitente devido ao clima, sua dimensão é devido a outros lençóis freáticos que o adentra, muito usado em hidrelétrica, navegação e pesca. A infraestrutura da cidade tem uma melhoria porem o grande atrativo que é o rio é deixado de lado pela a gestão local. Nesse caso deve implantar as políticas públicas urgente. A preservação ambiental não é uma preocupação pois o esgotos da cidade são jogados no SF. Na região daa chapada tem um projeto de turismo que interliga as regiões, porem o maior número de pessoas é na voz do rio.

 IV PARADA- Seabra – almoço 14:40h

A umidade fica mais alta, os moradores são mais receptivos, a cidade oferece mais comodidade como hotéis, bancos, restaurantes e supermercados. Em direção a mucuge a paisagem fica mais atraente, urgem os chapadões, as escarpas, os morros testemunhos. A vegetação muda pra pequeno porte devido ao solo ser mais espesso. Chegado ao destino as 19:30h

DIA 06/09/2016

DESTINO: Parque sempre viva

Horário previsto: 09:00h

Saída: 09:21h

O parque sempre viva foi criado em parceria com a UEFS e UFBA, uma área de preservação ambiental com estação climática, uma área com estudos científicos, pedagógico e cultural. No local conhecemos Cleonice que trabalha no local a 12 anos, palestrante do local.

PALESTRA:

Serra do espinhaço, começa o circuito do ouro e do Diamante, bioma predominante é a caatinga, existem 14 áreas de preservação, responsáveis por manter a organização na região da chapada. Principal rio é o Paraguaçu que abastece vários municípios. O período de chuva era de marco a novembro porem vem mudando muito devido as alterações climáticas. O inverno é frio e seco chega a 06° e verão a 37° isso devido ao el ninho. Essas mudanças não interferem muito no número de visitantes, em feriados prolongados o número de visitações chega a 600 pessoas por dia. Com relação as documentação do lugar, devido a uma forte chuva, muitos dados e pesquisas foram perdidos.

Mucuge

Em 1844 cazuzinha encontrou o primeiro diamante na cidade, com isso o número de habitantes foi para 25 mil. Em 1871 com surgimentos de diamantes maiores em outras áreas a cidade vai a decadência e o carbonato vira a principal fonte de renda, orem isso também passa voltando a instabilidade. O nome da cidade tem origem de um fruto comestível típico da região. No final de 1996 que o turismo surgiu na região, e junto com ele os bancos e a agricultura.

CULTURA:

Cãozinho de Elói que é tradição da semana santa além do carnaval e são Joao.

ORIGEM DO NOME DO PARQUE

Sempre viva foi a planta mais coletada durante um período, o parque foi criado para sua proteção, no mundo são catalogadas 1200 espécie, porem na chapada são 400 espécie, seu valor é muito alto devido o tempo de vida da mesmo.

A origem da agua escura é devido à grande quantidade de matéria orgânica e o ferro existente na região. A agricultura é o carro forte do local, com plantações de morangos, ameixa, uva e café, no momento estão fazendo testes para implantação de vinícolas, as batatas produzidas é exportada pra todo o nordeste, para grandes empresas de fast food, representa cerca de 70% de empregos.

Terminada a palestra partimos em direção a cachoeira tiburtino, com algumas cavernas, pratica de esportes, intemperismo físico, químico e biológico. Ação da agua:  as chuvas e o rio vai diferenciar ao longo dos anos. Nota-se camadas depositadas e rejuntadas com rochas areníticas, sua estrutura controla a percolação da agua que atua sobre o mesmo. Processos de cautação (marmitas) que são poças de agua formadas nas rochas. Principais características: conglomerados, grãos bem arredondados, vales encaixados devido ao processo e subsidência. A chapada é uma fonte geradora de agua, porem deve tomar cuidado com a chegada do agronegócio, a geomorfologia é responsável pelas esculturas presentes no relevo da chapada e a sociedade usa como atrativo turísticos.

A cidade é administrada por duas mulheres.

Cemitério bizantino:

Foi o primeiro a ser tombado no Brasil e o segundo no mundo, tem um estilo gótico e é utilizado até os dias de hoje, a localização de cada tumulo indica o status da família, já os túmulos menores são as ossadas que ficaram dos corpos que são transferidos, para dar espaço pra outros. As famílias que não tem condições enterram seus parentes em gavetas que fica no térreo do cemitério. Atualmente o cemitério recebe turistas de todos os lugares, mesmo este sendo um não lugar, Na geografia existe um grupo que estuda esses lugares e suas origens.

A noite nos reunimos numa praça e foi realizado uma roda de discussão sobre tudo que foi visto nesses dois dias, cada pessoa teve um tempo pra falar sobre o que mais lhe chamou atenção.

DIA 07/09/2016

DESTINO: Mucugê>Lençóis

Horário previsto: 08:00h

Saída: 08:03h

Observando a cidade de mucuge, nota-se que a acessibilidade em modo geral quase não tem, mas por outro lado há uma preocupação com relação a imagem dela passada as pessoas, os jardins são bem cuidados, ruas limpas, casas pintadas, hospitalidade, dentre outras coisas. O turismo rural é muito presente, a recepção dos nativos. As pousadas são casas de moradores que se adaptaram para receber as pessoas que vem de fora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (85.3 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com