TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento do turismo internacional

Tese: Planejamento do turismo internacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  Tese  •  1.418 Palavras (6 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 6

Aluno: Tiago Meirelles

Campus: Nova Iguaçu

Turno: noite

Professor: André Samara

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Planejamento Turístico Internacional, do curso de Turismo, turno: noite, da Universidade Estácio de Sá, ministrado pelo professor André Samara.

É presidente do Grupo EBX, formado por seis companhias listadas no Novo Mercado da Bovespa, segmento com os mais elevados padrões de governança corporativa. Segundo a Forbes, Eike Batista é o homem mais rico da América do Sul, possuindo, em 2012, uma fortuna avaliada de 30 bilhões de reais.

Em entrevista ao programa Fantástico, da Rede Globo, e Conta Corrente, da Globonews, o empreendedor diz que cria riquezas do zero e que “empreender é identificar riquezas”. Em julho de 2012, foi eleito um dos “100 maiores brasileiros de todos os tempos” em concurso realizado pelo SBT com a BBC de Londres.

Eike é um dos sete filhos da Jutta Fuhrken e de Eliezer Batista da Silva, ex-presidente da Companhia Vale do Rio Doce e ex-ministro das Minas e Energia (entre 1961 e 1964 e, também, no período de 1979 a 1986).

A mãe nasceu em Hamburgo, Alemanha e, com ela, Eike afirma ter aprendido a ter autoestima e disciplina, atributos fundamentais para sua formação de empreendedor. Depois de passar a infância no Brasil, foi morar, no início da adolescência, em Genebra (Suíça), Düsseldorf (Alemanha) e Bruxelas (Bélgica), acompanhando a família, que se mudou para a Europa por conta da carreira profissional do pai. Em 1974, iniciou o curso de Engenharia Metalúrgica na Universidade Técnica de Aachen, na Alemanha, mas nunca concluiu o curso de Engenharia. Aos 18 anos, quando seus pais voltaram ao Brasil, começou a vender apólices de seguro de porta em porta na cidade para garantir sua renda pessoal e manter-se de forma independente no exterior. Em entrevistas, Eike costuma afirmar que o estresse e o aprendizado adquiridos com essa experiência foram decisivas para sua formação.

De volta ao Brasil, no início dos anos 80, passou a se dedicar ao comércio de ouro e diamantes. Fluente em cinco idiomas – português, alemão, inglês, francês e espanhol – foi intermediário entre produtores da Amazônia e compradores de grandes centros do Brasil e da Europa. Com apenas 21 anos, montou uma empresa de compra e venda de ouro, chamada Autram Aurem, que já tinha o sol inca como símbolo, marca registada de suas empresas. Em um ano e meio, acumulou US$ 6 milhões com a comercialização de ouro. Sua vocação empreendedora o levou a implementar a primeira planta aurífera aluvial mecanizada na Amazônia, criando o próprio grupo. Aos 29 anos, tornou-se o principal executivo da TVX Gold, empresa listada na Bolsa do Toronto, Canadá que marcou o início do seu relacionamento com o mercado de capitais global. De 1980 a 2000, criou US$ 20 bilhões em valor com a operação de oito minas de ouro no Brasil e Canadá e uma mina de prata no Chile. Entre 1991 e 1996, o valor de sua empresa mais que triplicou. Um projeto na Grécia, contudo, causou perdas na companhia, como resultado da recusa do governo grego de licenciar a mina. Em 2001, a TVX Gold acabou sendo comprada pela Kinross Gold Corp. por 875 milhões de dólares canadenses.

Eike gosta de correr, nadar e de lanchas desportivas. No início dos anos 90, foi campeão brasileiro americano e mundial na categoria Super Powerboat Offshore. Em 2006, completou as 220 milhas náuticas entre Santos e Rio de Janeiro em 3h01m47s e bateu o recorde da travessia a bordo da máquina Spirit of Brasil. O empresário torce para o Botafogo de Futebol e Regatas.

O empreendedor é pai de dois filhos: Thor e Olin, fruto do casamento, que terminou em 2004, com a atriz e modelo Luma de Oliveira. . Eike namora a empresária e advogada Flávia Sampaio, que esteve à frente da Beaux, centro de saúde e beleza da pele do Grupo EBX na Barra da Tijuca, fechada para reformulação.

Visão 360º

Eike Batista desenvolveu em suas empresas um “processo de empreender” que permite identificar os vários processos que precisam ser executados simultaneamente em cada empreendimento para que se obtenha sucesso: a "Visão 360º". Trata-se de um quadro esquematizado com nove áreas/tipos de engenharias: engenharia de pessoas, financeira, jurídica, política, logística, ambiental e social, de marketing, saúde e segurança, além da própria engenharia comum (a engenharia da engenharia).

O grupo

As empresas que fazem parte do grupo são: OGX (óleo e gás), MPX (energia), LLX (logística), MMX (mineração), OSX (indústria naval offshore) e CCX (carvão mineral). O nome do grupo leva as iniciais de Eike Batista (EB) acrescidas de um X, que simboliza o potencial de gerar e multiplicar riquezas e o acompanha desde a década de 80, quando Eike, aos 29 anos, se tornou acionista maioritário, chairman e CEO da TVX Gold, empresa listada na bolsa do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com