TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pre projeto

Por:   •  9/5/2016  •  Ensaio  •  976 Palavras (4 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 3]

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS, ARQUITETURA E ENGENHARIA

Curso de Engenharia de Produção

Pré-projeto de TCC

Entrega: 23/11/2015

Título provisório:

Elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos na Fabricação de Pranchas de Surf

Integrantes:

Danilo Santos Magalhães

Fernanda da Silva Lopez

Orientador:

Antonio Carlos dos Santos Baltazar

Santos

2015

1. Introdução

        O surf, como é hoje em dia conhecido, teve a sua origem por volta do século XI, sendo uma invenção polinésia, com o seu desenvolvimento nas ilhas havaianas. No brasil são produzidas anualmente, em média, 50.000 pranchas de surf e cerca de 50% a 70% do material utilizado no processo produtivo é descartado. Esse valor corresponde a um prejuízo financeiro de mais de US$ 7.000.000 e cerca de 380 toneladas de substâncias toxicas e inflamáveis são descartadas nos “lixões”, ou aterros simples, sem qualquer tratamento ambiental. (GRIJÓ,2004)

        Os alvos das estratégias de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos urbanos visam atender aos objetivos do conceito de prevenção da poluição, evitando ou reduzindo a geração de resíduos prejudiciais à saúde pública e ao meio ambiente. Assim, prioriza-se: a redução na fonte, o reaproveitamento, o tratamento e a disposição final dos resíduos. Vale salientar, que a hierarquização dessas estratégias é função das condições legais, sociais, econômicas, culturais e tecnológicas existentes no município, assim como as especificações de cada tipo de resíduo.

        De acordo com o item I do Art.8º da Lei Nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, o instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos é o plano de resíduos sólidos. Assim, faz-se necessária a implantação do mesmo em toda e qualquer empresa que gere resíduos.

        No presente trabalho, será apresentado todo o processo para a elaboração do plano de gerenciamento de resíduos sólidos na fábrica de pranchas NEW ADVANCE FIBERGLASS LTDA ME, estabelecida na Avenida Manoel de Abreu, 1029 no Bairro de Cidade Náutica no município de São Vicente – SP.

2. Justificativa

        A Lei n.º 12.305, de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, estabelece que um de seus instrumentos é o plano de resíduos sólidos, e deixa clara quais atividades estão sujeitas à elaboração de plano de gerenciamento destes resíduos.

        As relações acadêmicas no âmbito dos cursos de engenharia da Universidade Católica de Santos permitiram tomar conhecimento das atividades da fabricante de pranchas de surf NEW ADVANCE FIGERGLASS LTDA ME. O estabelecimento do plano de gerenciamento de resíduos sólidos da citada indústria, viria ao encontro de um outro campo de pesquisa, este abordado por outros colegas dos cursos de engenharia. Levando-se em consideração o levantamento bibliográfico preliminar, constata-se o grande volume de resíduos gerado por essa indústria.

        A possibilidade de analisar a solução para um problema que aflige a sociedades, a geração e destinação final de resíduos, sob o olhar da formação do engenheiro de produção justifica a relevância desta pesquisa.        

        

3. Objetivos

3.1. Objetivo geral

        Documentar e analisar a elaboração do plano de gerenciamento de resíduos da fábrica de pranchas de surf NEW ADVANCE FIBERGLASS LTDA ME.

3.2. Objetivos específicos

  1. Descrever o processo de identificação dos resíduos gerados pela empresa.
  2. Conhecer como caracterizar e classificar os resíduos.
  3. Identificar as alternativas de tratamento e destinação dos resíduos.
  4. Descrever como são obtidos os documentos necessários para o transporte dos resíduos.
  5. Descrever como é feito o transporte para o destino selecionado.
  6. Analisar os custos envolvidos.

4. Descrição do método da pesquisa

A pesquisa será desenvolvida a partir do estudo de caso da fábrica de pranchas de surf NEW ADVANCE FIBERGLASS LTDA ME.

Durante o processo produtivo de pranchas diversos resíduos são gerados, assim, serão realizadas análises destes materiais com foco na resina poliéster insaturada e o tecido de polímero reforçado de fibra de vidro (PRFV).

O levantamento de dados será realizado através de pesquisas bibliográficas sobre as características físico-quimicas dos resíduos citados, bem como o seu impacto ao meio ambiente. Além disso, serão levantadas as questões legais para o seu destino, para isso, teremos o acompanhamento de um Gestor Ambiental pós-graduado em Engenharia do Meio Ambiente que também auxiliará na elaboração do plano de gerenciamento dos resíduos gerados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (208.4 Kb)   docx (100.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com