TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL

Por:   •  28/1/2018  •  Projeto de pesquisa  •  6.289 Palavras (26 Páginas)  •  600 Visualizações

Página 1 de 26

                

Agrupamento de Escolas Gil Paes

Escola Secundária de Maria Lamas

Curso Profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural

Formanda: Marta Leal

Maio, 2018

Agrupamento de Escolas Gil Paes

Escola Secundária de Maria Lamas

Curso Profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural

RELATÓRIO DA PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL

Formanda: Marta Leal

Professora Orientadora: Carla Dias

Maio, 2018

Agradecimentos

Em primeiro lugar, quero agradecer à diretora do Curso Profissional de Turismo Ambiental e Rural, professora Carla Dias, pela sua orientação e coordenação metodológica, pelas sugestões que apresentava e pela sua disponibilidade para esclarecer dúvidas, tanto em relação ao curso como em relação ao estágio e pelo apoio prestado na elaboração da Prova de Aptidão Profissional.

À diretora de turma, professora Fernanda Mestre, pela preocupação demonstrada ao longo do ano.

A todos os professores que nestes três anos de curso nos apoiaram e motivaram no sentido de terminarmos o curso.

Agradeço também aos meus colegas de turma, principalmente à Diana Girão, pelo apoio dado tanto nos bons como nos maus momentos.

Índice

Resumo

O presente trabalho foi realizado no âmbito do Curso Profissional de Turismo

Ambiental e Rural tendo como objetivo a criação de um Eco Parque na localidade de Pedrógão, concelho de Torres, mais propriamente no CIGA – Centro de Interpretação das Grutas do Almonda (Cabeço das Pias). A escolha deste local justifica-se pelas potencialidades que apresenta e que não estão a ser devidamente exploradas.

Estando situado numa região em que o espaço rural tem grande potencial turístico, e sendo o turismo uma grande estrutura económica, este projeto poderá contribuir para o desenvolvimento da região a vários níveis, económico, social e ambiental.

Deste modo, o projeto consiste na apresentação de uma proposta para rentabilizar e potencializar esta região.

Devido à extensão do PNSAC – Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, considerei ser adequado a implementação de um Eco Parque pois o local é propício para a prática de desporto em contacto com a natureza.

Ligado ao Turismo de Natureza e simultaneamente ao Turismo de Aventura, o projeto visa a preservação e aproveitamento de recursos naturais como meio de entretenimento e refúgio, bem como a utilização do Património Natural e Edificado da região. O desenvolvimento local na área de Turismo de Espaço Rural sofre de problemas estruturais relacionados pela falta de técnicos qualificados, ausência de planos estratégicos na área de Turismo que valorizem o ambiente e o património local

e por fim a ausência de planos estratégicos na área da programação, planificação e animação turística.
        Para além do tratamento de vários temas relacionados com turismo, desenvolvimento sustentável, património e cultura, o trabalho vai centrar-se no implementação de um ecoparque que promoverá um turismo mais ecológico, mais naturalista e acima de tudo um tipo de turismo em que cada um poderá fugir um pouco ao turismo de massas, mais densificado e monótono.

O projeto será apresentado à Câmara Municipal de Torres Novas

CAPITULO 1

ENQUADRAMENTO

TEÓRICO

  1. O Turismo em Portugal

Segundo a OMT, considera-se como turista qualquer pessoa que passe, pelo menos, 24 horas fora da residência habitual ou pernoite noutro local, no próprio país ou no estrangeiro, num alojamento privado ou coletivo, por motivos que não o exercício de uma atividade remunerada permanente no destino visitado.

A expansão do turismo tem a sua origem na Revolução Industrial e está relacionada com três fatores: o aumento dos tempos livres, o progresso e desenvolvimento dos meios de transporte, e a melhoria do nível de vida principalmente nos países mais desenvolvidos. A partir do início do século XX o turismo é considerado como uma atividade economicamente relevante. Apesar de a sua evolução ter sofrido um revês com as I e II Grandes Guerras e com a Crise de 1929, a partir da década de 50 assistiu-se a um crescimento desta atividade até então nunca visto.

É no início da década de 60 do séc. XX, quando o fenómeno turístico apresenta um crescimento intenso a nível mundial que, em Portugal, se começa a criar um ambiente de interesse por este sector. A Figura 1 apresenta a evolução das entradas de turistas em Portugal entre 1967 e 2007.
 [pic 2]

Pela análise da série podemos verificar que houve uma evolução positiva ao longo do tempo. Nos anos de 1974 e 1975, a série sofreu um retrocesso devido ao acontecimento político do 25 de Abril. Na primeira metade da década de 90, mais propriamente em 1992- 1993, a série regista também um ligeiro retrocesso, que se atribuiu à excessiva exploração do produto “sol e mar”, e ao aumento do número de competidores do sector, nomeadamente de países que oferecem mesmo tipo de produtos. Em 2002-2003, pensa-se que essa tendência esteja ainda relacionada com os ataques do 11 de Setembro de Nova Iorque, e com a entrada em vigor do euro

A atividade turística em Portugal, apesar de constituir um fenómeno relativamente recente enquanto atividade económica organizada apresenta uma já considerável diversificação e segmentação, ainda que continue a assentar fortemente no chamado turismo balnear litoral ou turismo de sol e mar. Este é, de facto, o sector mais massificado, aquele que mais nacionais faz deslocar dentro do país e que maior número de estrangeiros atrai, sendo, portanto, o sector de mercado turístico de maior significado económico e de maior relevância geográfica, quer pela importância de que se reveste na mobilidade da população, quer pelo papel que desempenha na transformação dos espaços e da paisagem, quer, ainda, pelos impactes ambientais e sociais que gera.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.7 Kb)   pdf (599.2 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com