TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidades Social Empresarial e Empresa Sustentável

Por:   •  19/5/2020  •  Resenha  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 3

O livro tem como objetivo, tratar das relações e decisões tomadas por gestores sobre a Responsabilidade Social, buscando gerar impactos positivos na parte econômica, social e ambiental.

Afirma-se que os autores buscaram por utilizar este termo “Responsabilidade Social Empresarial” por ser um tema abrangente, que se liga a Responsabilidade Social Corporativa, sendo o termo mais utilizado por sociedades anônimas de capital aberto, o mesmo aponta a necessidade de resolver dilemas diários. Buscando uma solução pensando em todos como na empresa, empregados, clientes, fornecedores, sociedade e outras partes interessadas.

Os autores apontam as diferenças, entre Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável, com toda diferença um do outro se convergem, para elaboração e promoção de soluções dos problemas globais contemporâneos.

O primeiro capítulo aborda a fundamentação teórica, partindo da Teoria do Acionista (stockholder), com origem em Adam Smith, em que os autores retomam o livro ‘A Riqueza das Nações’, seguido por Milton Friedmam. Na sequência, ressaltam a Teoria das Partes Interessadas, em que surgem novas demandas para atender à sociedade (stakeholder). Ao abordarem a Teoria do Contrato Social, sugerem que a Responsabilidade Social Empresarial decorre de um contrato (hipotético ou real) com a sociedade. Barbieri e Cajazeira passeiam por Hobbes, Locke, Rousseau, John Rawls, entre outros, fazendo relações intertextuais, qualidade importante a ser destacada na obra. As teorias são apresentadas de forma objetiva, destacando suas origens e influências, bem como apresentam suas contribuições e limitações.

O segundo capítulo foca em nos modelos de gestão da Responsabilidade Social Empresarial, com destaque para o modelo Carrol que se trata em quatro dimensões: econômica, social, ética e filantrópica. Destacam a confluência de dois grandes movimentos sociais, o a da Responsabilidade Social Empresarial e do Desenvolvimento Sustentável, que se misturam no mundo contemporâneo, mas que são originários, de propósitos distintos embora observamos que, Responsabilidade Social Empresarial é um meio para o Desenvolvimento sustentável. A questão da ética é tratada no terceiro capítulo, sob o recorte de componente transversal necessário para que a empresa, possa ser efetivamente socialmente responsável.

No quarto capítulo aprofunda a questão da ética sob o ponto de vista normativo, de conduta moral, o capitulo se encerra com uma seção sobre a ética da globalização, fazendo amarração com a discussão socioambiental.

Os capítulos cinco e seis, foca mais na parte prática e menos teórica, ao abordarem Responsabilidade para o Desenvolvimento sustentável. O quinto trata de fontes e princípios diretivos, para o estabelecimento de estratégias empresariais, tais como direitos humanos, as metas do milênio, a carta da terra, pacto global, com informações relacionadas com a sustentabilidade ambiental, econômica e social. O sexto apresenta instrumentos de gestões, procurando estratégias de empresas sustentáveis, os autores deixam clara a mensagem que uma empresa precisa assumir uma política de Responsabilidade Social, para que toda a programação, projetos e ações possam ser convergentes, evitando o desperdício de recursos.

O livro é rico em informações das formas utilizadas pelas empresas para o gerenciamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (33.8 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com