TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho ava

Por:   •  22/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.440 Palavras (6 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 6

Ativo

O ativo tem tido diversas definições, porém a que mais tem força é a de que ativo é o conjunto de bens e direitos de uma organização, onde é utilizada pela administração para fazer uma análise de como anda a situação da organização.

A conceituação do ativo tem de ser bem rigorosa, visando às veracidades de seus elementos. Onde a conceituação deve ser bem definida pelo contador de maneira que possibilite a analise por seus usuários.

O Ativo é o retorno dos investimentos de uma organização, onde o seu objetivo é o retorno em lucro daquilo que se produz.  Os ativos são as seguranças dos proprietários uma vez que possuindo um bem, se asseguram em caso de dividas tendo uma maneira de quita-los.

O ativo pode ser definido como algo que possui um potencial de serviços, para a entidade capaz de gerar fluxos de caixa. A empresa que não mantem os ativos no estado em que se encontram para serem vendidos, na continuidade das operações, em conjunto com outros ativos. A finalidade do ativo eh se a entidade iniciou suas operações com um saldo de caixa de tantos reais e no final dessas operações, a entidade devera possuir o mesmo saldo inicial, corrigidos pela inflação de todo o período.

Com o passar do tempo, o ativo pode perder sua substancia econômica, independente das variações do poder aquisitivo, pode também ter a sua avaliação monetária defasada se o item não for corrigido pelas variações do mesmo poder aquisitivo da moeda. Podemos verificar que eh complexo a adoção de usos externos, das avaliações de ativos a custos correntes ou de reposição (custo corrente: valor corrente dos insumos contidos num carro de características iguais; custo de reposição: eh o preço de mercado de um modelo, podendo ser um carro de características técnicas bastante diferenciadas.).

Os ativos tangíveis constituem de bens físicos, materiais, em que se pode tocar aquilo que os olhos podem enxergar (estoques, veículos, terrenos, etc.). O ativo intangível são bens que não se pode tocar que passaram a ter grande relevância a partir das ondas de fusões e incorporações.

O Ativo é à entrada de bens em caixa, são os meios utilizados para a quitação da exigibilidade. Os valores dos serviços da entidade são medidos através do custo histórico, onde são observados os valores de custos para obter um ativo e os valores gastos de insumos dentro do ativo.

O preço dos serviços de um ativo deve manter-se atuais, assegurando o lucro e o não prejuízo, está correção continua se leva através de algum índice geral de preço que é determinado pelo poder aquisitivo da empresa.

O ativo numa visão geral e bem resumida são os bens adquiridos dentro de uma organização, onde são medido através de suas conquista em investimentos e retornos alcançados por estes investimentos, também são os responsáveis pelos meios de quitação das dívidas adquiridas pelos passivos

Passivo

O passivo tem uma característica essencial de uma exigibilidade e que a empresa tem uma obrigação no momento da avaliação. Uma obrigação pode ser legalmente executável como consequência de um contrato restritivo ou de algum requisito estatuário. Sempre precisa deixar bem claro que as obrigações (passivo, exigibilidade) também surgem como consequência de práticas comerciais usuais.

Se uma empresa decide consertar defeitos de seus produtos, os montantes que se espera gastar com relação a bens já vendidos são exigibilidade, a serem provisionadas no ato da venda, ou de acordo com experiência estatística com tais defeitos.

A liquidação ou pagamento de uma exigibilidade é o fato de que a organização cumpre com seus compromissos firmados com outra entidade, essa quitação pode ocorrer de diversas maneiras tais como: pagamento em dinheiro; transferência de outros ativos; execução de serviços; substituição daquela exigibilidade por outra (quando ocorre o parcelamento da dívida);conversão da exigibilidade capital ou outro item do patrimônio líquido

Às exigíveis a serem pagas são várias e tem uma diferenciação entre si, sendo atraídas de acordo com a atuação das entidades e podem ser exigíveis onerosas , não onerosas, fixas, variáveis, coligadas, com terceiros, preferenciais e quirografários.

Exigíveis onerosos são aqueles que custam à empresa, juros e encargos bancários. Obrigações nas quais a empresa não paga encargos financeiros são denominados não onerosas.

Os exigíveis fixos são aqueles que não variam com o volume de vendas da empresa (imposto de renda, impostos municipais, impostos federais). Já os variáveis são os que guardam certa relação com o volume de vendas (ICMS e IPI a recolher).

Exigíveis de coligadas, são atraídas através da junção das organizações, porém as dívidas são divididas em partes menores, possibilitando uma flexibilidade maior e um risco de falência quase que inexistente.

As obrigações com coligadas são aquelas contraídas junto a outras empresas do grupo, são dividas de menos responsabilidade; já as obrigações com terceiros são contraídas junto a empresas que não possuem qualquer vinculo com a tomadora de empréstimo.

Exigíveis com terceiros são as que as entidades passam a possuir por utilizar serviços de outras empresas, variando desde empréstimos a dívidas com fornecedores, seu grau de responsabilidade é grande, visto que um não cumprimento de suas obrigações pode ocorrer a falência da organização.

Exigíveis preferenciais

As exigíveis preferenciais ocorrem em caso de falência, e são as prioridades de quitação das dívidas em ordem que os colaboradores são os primeiros que devem ser pagos juntamente com os encargos sociais (limitados a 150 salários mínimos por credor), seguidos por hipotecas e penhor mercantil e impostos ou créditos devidos ao governo.

Exigível quirografário são as dívidas que não se enquadram nos preferenciais tais como fornecedores, dividendos, os saldos que excederam o limite de estabelecido de 150 salários mínimos, e os que referem – se à legislação trabalhista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (69.8 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com