TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de PMA I – Proteção ao Meio Ambiente

Por:   •  27/1/2020  •  Relatório de pesquisa  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 2

PMA I – Proteção ao Meio Ambiente

Prof: Luis Antônio Peres

Aluno: Rogério Pinto Quaresma

Resumo: Gerenciamento de resíduos sólidos nos portos, aeroportos, terminais ferroviários e rodoviários.

Este procedimento elaborado pelo CONAMA visa reduzir os impactos gerados pelos transportes ao meio ambiente dando responsabilidades a quem gera os resíduos.

A resolução CONAMA nº 005, de 05 de agosto de 1993, visa definir procedimentos mínimos para o gerenciamento desses resíduos. Estas medidas buscam minimizar um dos problemas que contribuem para aumentar a poluição, pois historicamente cada empresa gerava o seu lixo que é proveniente de suas atividades e descartavam muitas das vezes de forma incorreta logo, este não era uma das preocupações das empresas. Com o passar dos anos e a intensificação com os cuidados pela preservação do meio ambiente foi criado este gerenciamento que visa atribuir a cada gerador responsabilidades sobre o seu resíduo gerado, ações preventivas são menos onerosas e minimizam os danos à saúde pública e ao meio ambiente.

Onde o mesmo é responsável por todas as etapas dos seus resíduos, o plano de gerenciamento de resíduos  sólidos é um documento integrante do processo de licenciamento ambiental, aponta e descreve ações relativas ao manejo de resíduos sólidos. Esta resolução também indica etapas como: o tipo de resíduo sólido, plano de gerenciamento do resíduo sólido, sistema de tratamento de resíduos sólidos e sistema de disposição final de resíduos, onde esta se aplica aos resíduos gerados nos portos, aeroportos, terminais ferroviários e rodoviários e estabelecimento de saúde.

Os resíduos também são classificados, a fim de permitir um acondicionamento adequado e um descarte perto do ideal para cada sistema de acordo com o que foi estipulado pelo órgão ambiental que através do licenciamento indica quais os tipos de classes e onde deverão ser descartados.

No mais, caberá aos estabelecimentos já referidos o gerenciamento de seus resíduos sólidos, desde a geração até a disposição final, de forma a atender aos requisitos ambientais e de segurança pública.

Enfim, com essas importantes práticas adotadas empresas poderão ser importantes neste processo de preservação e cuidado com o meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com