TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS COMPETÊNCIAS PARA SER PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE: TRABALHO EM GRUPO NO AMBIENTE ESCOLAR

Por:   •  18/8/2016  •  Seminário  •  2.112 Palavras (9 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 9

AS COMPETÊNCIAS PARA SER PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE: TRABALHO EM GRUPO NO AMBIENTE ESCOLAR

Amaurilio Monteiro da Silva Neto

n

eto2011.al@hotmail.com

Graduando em Geografia/UFAL

Davyd Willian dos Santos Melo

fragosomelo.fn.com@hotmail.com

Graduando em Geografia/UFAL

Rosineide Pereira de Araújo

Rosineidearaujo3@hotmail.com

Graduando em Geografia/UFAL

Resumo

Com as diversas transformações que a educação vem sofrendo durante muito tempo, passa a compreender determinados fatores que ajudaram a desenvolver práticas educacionais mais eficazes é de extrema importância. A prática do trabalho em equipe pensado em todas as esferas do ambiente escolar é cada vez mais determinante no funcionamento da prática do ensino e na construção dos futuros cidadão. O principal objetivo deste texto é abordar a relevância do pensar coletivo no âmbito escolar, além de apresentar a importância da participação de todos neste processo.

Palavras-chaves: Trabalho em equipe, educação, ambiente escolar, coletivo.    

Introdução

A partir do momento em que a humanidade começou a racionar sobre o processo de trabalho e passou a ponderar sobre as vantagens de se trabalhar em conjunto, iniciou-se a estruturação de certos princípios para organizar o que hoje conhecemos por trabalho em equipe. (Silva, 2011,p, 79).

Ao buscar compreender a relação do trabalho em equipe na educação, tentamos trazer sua importância e sua dinâmica no processo de aprendizado, propomos neste texto abordar pontos e características da importância do trabalho em equipe dentro de todas as suas esferas no ambiente escolar.

Para que o trabalho em equipe faça sentindo é preciso saber o que deve ser feito em conjunto e o que cada um pode fazer separadamente. Saber dividir tarefas é essencial nesse tipo de ação, tendo e vista que o compartilhamento de informações e responsabilidades está diretamente ligado ao sucesso do trabalho. (Menezes, 2009)

Sendo um dos maiores especialistas em formação de professores do mundo, o português Antônio Novoa, ele enfatiza que o melhor lugar para se aprender lecionar é o ambiente escolar, seguindo essa orientação observamos que o ambiente da escola é mais rico em aprendizado para o professor que se imagina. A estrutura física da escola, assim como sua organização, manutenção e segurança revelam muito sobre a vida que ali se desenvolve. O educador tem que perceber que seu trabalho não se limita somente a sala de aula, mas, se a configuração desse ambiente for acolhedora, poderá contribuir para tornar mais prazeroso o trabalho que ali se faz fazendo assim que o aprendizado dos alunos se torne fácil.

Um fato importantíssimo no desenvolvimento educacional é a facilidade do professor em trabalhar em grupo, pois é onde a produção de práticas educativas e eficazes só surge de uma reflexão da experiência pessoal compartilhada entre colegas. O ato de trabalhar em grupo é mais uma competência que o professor precisa ter, porque são as equipes de trabalhos que iram consolidar sistemas coletivos de ações no meio escolar. (Novoa, 2011)

O trabalho em equipe se encontra em todas as áreas da vida e em qualquer lugar que você vá, vera está forma de se trabalhar, seja no Brasil ou em outro lugar no mundo. Em relação a esta forma de trabalho na escola o vemos por dois aspectos, correlação entre professor (interdisciplinar) e em relação professor aluno, forma está, utilizada mais frequente.

Para o autor Vygotsky (1999) todo o conhecimento que você constrói vem de dentro para fora. Os diversos fatores que contribui para a construção do conhecimento e muitos deles estão ligados à relação de um ser com o outro, ou seja, o trabalho em equipe. Podemos citar alguns destes fatores, a ontogênese que está ligada a relação do ser com a família, a sociogenese que está relacionada ou meio, a cultura a qual o ser humano está inserido, estes processos de produção do conhecimento estão diretamente ligados aos trabalhos em equipe. Outro autor que também percebem a importância do trabalho em equipe foi Piaget, com seus estudos de desenvolvimento e construção do conhecimento, ele percebeu que de acordo com as Inter-relações do ser humano vai desenvolver seu conhecimento.

Por estes motivos vários professores vêm tentando cada vez mais trabalhar em equipes, pois os alunos muitas vezes compreende o assunto de forma mais fácil. A casos em que o professor passa a aula toda falando e o aluno não compreende o assunto e ao termino da aula seu companheiro de classe lhe fala por cinco minutos e ele entende o que não entendeu em uma aula inteira.

Vygotsky (2011) explica isto ele nos fala de medição (aquilo que faz a ponte o intermédio entre dois objetivos), o professor é o mediador do conhecimento para o aluno, outro fator que é um dos principais mediadores do conhecimento é a linguagem. Já que os alunos por estarem geralmente no mesmo meio tende a desenvolver um tipo de linguagem mais coloquial e de fácil compreensão por eles, e isto, explica o fato do professor falar e o aluno não entender e logo após entender o assunto só que explicado pelos seus colegas de turma.

Metodologia 

Para elaborarmos o artigo utilizamos o método de pesquisa de amostragem, para isso foi realizado um questionário voltado para os professores de geografia  da rede publica estadual, que ensinam do 6° ao 9° ano do ensino fundamental, estes questionários foram cedidos pela orientadora do artigo e contêm 3 perguntas abertas e fechadas voltada para o trabalho em equipe na educação. Qual era a visão das escolas a essa nova ferramenta de aprendizagem, como os professores enxergam esta proposta e o papel do aluno neste processo todo.

Este questionário foi aplicado a seis professores da de três escolas de Maceió sendo  elas, Ovídeo Edgar de Albuquerque no bairro do Tabuleiro dos Martins, Maria Salete de Gusmão Araújo localizada  também  no bairro do Tabuleiro e a escola Pastor José Tavares, do Benedito Bentes, por motivos éticos não divulgaremos os nomes dos professores, os identificaremos como P1,P2,P3,P4,P5 e P6. Em respostas diretas os professores entrevistados colocaram, o que os próprios pensamentos sobre o assunto abordado, no questionário as competências para ser professor na contemporaneidade.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (147 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com