TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho PMA

Casos: Trabalho PMA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 3

Estrutura Básica PMA I – Relatório Parcial.

Essa é apenas a estrutura do projeto onde tentei da melhor forma possível ser objetivo e claro em todas as etapas e passos de realização desse relatório parcial. Porém, para ser entregue deve estar adequado ao modelo de entrega de relatório parcial disponível na respectiva disciplina na pasta Material de Apoio.

Para a realização do Projeto Multidisciplinar de Autoaprendizagem I, os alunos deverão desenvolver o TEMA: Projeto de Desenvolvimento da Cadeia de Suprimentos em um Posto de Combustível. Empresa real e não fictícia.

O mercado de combustíveis vem sofrendo muita mudança nos últimos anos e a partir daí a competitividade tornou-se mais acirrada, saindo de um modelo fechado para um modelo sem restrições onde a qualidade dos serviços prestados torna-se diferencial decisivo para o sucesso da empresa.

A cadeia de suprimentos tem por função auxiliar nos acompanhamentos e controles dentro de uma empresa e, para isso, há necessidade de se realizar o mapeamento de todos os processos desde a compra até a entrega do produto aos clientes finais.

Para auxiliar o posto de combustível pesquisado, o grupo deverá desenvolver um projeto de melhoria para a cadeia de suprimentos do posto e, para realizar esse projeto, deverão, na etapa 1, realizar a seguinte atividade:

Apresentação da Empresa:

Qual é o nome fantasia da empresa? Qual é o ramo de atividade, segmento e o mercado que a empresa atua? Qual ou quais são os produtos comercializados e/ou produzidos? Qual ou quais são os principais fornecedores? Qual é o público alvo?

1- Mapeamento dos processos

Como são realizados os procedimentos desde a compra dos produtos (fornecedores) até a entrega dos combustíveis aos clientes finais.

O mapeamento de processos de negócios objetiva determinar a forma em que os insumos recebidos de um fornecedor, são tratados e transformados em produtos que serão entregues aos clientes (cadeia cliente/fornecedor). A essa transformação, chamada de processo, são alocados recursos (materiais, financeiros, de pessoas, etc) destinados a promover essa transformação com efetividade (eficiência + eficácia).

2. Contextualização da Pesquisa

Neste espaço o grupo deverá pensar sobre a problemática que será questionada, deve-se indagar quais são as perguntas ou dúvidas que se quer responder com essa pesquisa e, para isso, é necessário fazer um recorte da realidade, contextualizando e delimitando o tema, indicando de que ponto de vista ele será tratado (econômico, político, social, cultural).

Elencar quais são os problemas encontrados na cadeia logística.

Realize também uma breve entrevista com o gestor da área, para coletar informações da cadeia de suprimentos. Exemplo:

1. Como é feito o ressuprimento de combustível no posto (veículo utilizado e local de origem do combustível)?

2. O ressuprimento é feito sempre pelo mesmo fornecedor?

3. Caso negativo na pergunta 2):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com