TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trecho Bragança - Viseu

Por:   •  11/3/2019  •  Artigo  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

BR-308/PA – Trecho Bragança Viseu

VOCÊ CONHECE?

A BR-308 é uma rodovia transversal com extensão de 650,0 km, que conecta, no estado do Pará, as cidades de Belém, Ananindeua, Benevides, Santa Isabel do Pará, Castanhal, Capanema, Bragança e Viseu e, no estado do Maranhão, as cidades de Carutapera, Cândido Mendes, Turiaçu, Cururupu, Mirinzal e Itaúna.

PONTOS POSITIVOS

O Projeto Executivo de Engenharia da BR-308/PA entre Bragança e Viseu, quando concluído, trará grandes avanços no deslocamento pela região. A viagem será mais econômica e rápida. Proporcionando melhorias nas condições de conforto e segurança dos transeuntes. Melhorias na construção de pavimento, adequações de geometria, implementação de sinalização e instalação de dispositivos de drenagem da estrada estão entre os avanços garantidos.

QUEM É RESPONSÁVEL PELA OBRA?

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) é o órgão federal responsável pela obra. Toda empreendimento de grande porte como a BR-308/PA necessita atender compromissos, normas e exigências ambientais e sociais. É por este motivo que o órgão gestor trabalha em parceria com a gestora ambiental, Plannus Engenharia.

QUAL O PAPEL DA GESTAO AMBIENTAL EM UMA OBRA?

De modo geral, o maior objetivo da gestora ambiental e do órgão competente é reduzir os impactos ambientais e preservar - sempre que possível - as rotinas das comunidades locais. Nesse sentido, são desenvolvidos, 10 programas ambientais, a Supervisão ambiental e a Gestão ambiental do empreendimento

PROGRAMAS E RESULTADOS

Programa de Proteção à Flora

Cerca de 70 espécies de flora foram catalogadas pelo Programa de Proteção à Flora desenvolvido pelo empreendimento. Bacuri, Janaúba, Maruvuvuia e Pepino do Mato estão entre as espécies florestais mais encontradas na área de influência da BR-308. Esses são os resultados do trabalho de três meses de levantamento da vegetação nativa da região Bragantina.

Programa de Conservação e Recuperação dos Corpos Hídricos

A análise do Índice de Qualidade das Águas (IQA) revelou que o rio Caeté e mais dez corpos hídricos, entre igarapés e rios da área de influência da BR-308/PA, têm qualidade boa (85%) e média (15%), e que os maiores vilões que atuam contra a pureza dos recursos hídricos estão relacionados às atividades humanas, tais como lançamento de esgoto urbano, lixos às margens dos corpos hídricos e também poluição ligada à atividade de criação de animais. Os dados são resultados do monitoramento realizado pelo Programa de Conservação e Recuperação dos Corpos Hídricos no âmbito da Gestão Ambiental das obras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (33.2 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com