TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vila Madalena

Por:   •  20/11/2015  •  Resenha  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 2

Com base nos estudos de Luiz Mendes Filho, Elizabete Varela da Silva e  Lissa Valéria Fernandes Ferreira tem-se uma análise dos Impactos Causados pela Desintermediação nas Agências de Viagens no Brasil. A partir da analise destes estudiosos chega-se a informação do  Instituto de Capacitação e Certificação da Associação Brasileira de Agências de Viagens - ICCABAV (2013) que apresenta o dado que na qual revela que o curso mais procurado pelos agentes de viagem no ano de 2011 foi o de uso de ferramentas tecnológicas nas agencias de viagens, mostrando uma preocupação das agencias com o tema de tecnologia.

Com a desintermediação os trabalhadores da área tiveram que se adaptarem com o novo sistema mediante a forma de atuação perante aos clientes, portanto a tecnologia fornece uma facilidade de adquirir produtos e serviços através da internet. Desse modo, podendo acarretar que os clientes se afastem das agencias, afetando assim a função exercida pelo agente de viagem.

Os principais segmentos turísticos atingidos pelas inovações tecnológicas são:  CRS (sistema de reservas informatizado), GDS (sistema global de distribuição), e a internet.

No ano de 2010, começou o mundo da internet portanto veio a tona, os sites de compras seletivas (que fazem a intermediação entre consumidor e empresa), estes sites oferecem descontos para a venda de uma ampla quantidade de produtos e serviços podendo chegar ate 50% de desconto. Sites como Peixe Urbano e Groupon para o turismo podem comercializar seus produtos e serviços e consequentemente conseguir atingir um vasto numero de consumidores sem perder a antiga clientela.

As novas tecnologias permitem que  o consumidor pesquise por si mesmo e assim adquire seu produto ou serviço turístico. É onde nas agencias de viagem ocorre a desintermediação, e este processo permanecerá por muito tempo, pois é coagido pela vontade do consumidor, que usa a internet tem acesso direto a informações turísticas e podem analisar antes de tomar uma decisão final.

Ceron e Farah (2005, p. 163) dizem que “o processo de desintermediação (...) é uma tendência irreversível. Fatos como fusões de agências, redes, franquias e agências virtuais são estratégias de sobrevivência”.

“É fundamental compreender que, hoje em dia, a agilidade e a eficácia aliada ao elemento humano e às suas experiências é que podem concorrer com a internet e a horda de oferta que esta traz aos consumidores” (Candioto, 2012). Levando em conta essa analise  conclui-se que os agentes receberam novas características e adquiriu mais funções.

Para a muitas das agências, a desintermediação está  conectada diretamente à internet, uns definem muito bem este fenômeno ao entenderem sua existência devido às novas tecnologias da informação e comunicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (30.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com