TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DO BAIRRO VILA MADALENA

Por:   •  22/11/2022  •  Relatório de pesquisa  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP)

Turma: DP1P33 – DP2P33, Campus Tatuapé

Amanda Monique N8965F5

Cassia de Souza Nascimento G037154

Matheus Vieira G454090

Pedro Polon N8991b2

HISTÓRIA DO BAIRRO VILA MADALENA

São Paulo
2022

Considera por muitos um dos bairros mais movimentados e agitados da noite paulistana, conhecido por "Bairro Boêmia", a Vila Madalena conta com grande importância no âmbito histórico e social do estado paulista. De início, chamada de Vila dos Farrapos, a região era um complemento de pinheiros onde havia povoado de índios, isso por volta XVI.

          Uma curiosidade aos moradores é, que seu nome tem origem por um motivo peculiar, moradores daquela região diziam que um português no qual tinha o nome das filhas Ida, Beatriz e Madalena, era o dono dessas terras. Com o passar do tempo os mesmos deram origem aos futuros bairros. Entretanto, o nome e o proprietário da terra também foram controversos, pois nenhuma base histórica concreta foi encontrada. Moradores falam da terra do Sítio do Rio Verde e de seu proprietário português, Gonçalo. No entanto, em reportagem de 198711 do jornal Folha de São Paulo, a vila remonta a 1775, "quando suas terras faziam parte do Sítio do Buraco, posteriormente denominado Sítio Boa Vista, que pertencia a Antonio Ca Dosso". De qualquer forma, a área era conhecida como selva no início de 1900.

Com o crescimento de São Paulo em meados do século XX, ficou evidente a necessidade da também evolução do bairro, uma vez que a população deu início a moradia longe dos centros. Começaram então as famosas linhas de bondes, acarretando em uma grande evolução da região, em conjunto vieram a se instalar o comercio e a chegada de saneamento básico uma vez que o bairro em questão não tinha luz, asfalto e etc. A Vila Madalena, no início do século XX, era apenas uma série de morros, começando perto do chamado Córrego do Rio Verde e terminando perto do Córrego das Corujas. Era uma terra enorme. Haviam árvores frutíferas e gramíneas que eram perfeitas para o pastoreio do gado. Na época, poucas pessoas se aventuravam a cavalo ou a pé para caçar pássaros. O local com mais movimento era o Largo dos Pinheiros, hoje conhecido como Largo da Batata. As pessoas apenas andavam a cavalo ou empurravam suas carroças na chamada Estrada das Boiadas, hoje Avenida Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, terminando no bairro da Lapa. (Avelino, 2009)

No final do século passado tivemos um importante contexto histórico que influenciou e muito a infraestrutura da Vila Madalena. A partir da década de 70 e 80 ocorreu um boom imobiliário, com a chegada de grandes prédios, casas que trazem a simbologia do bairro. Os pubs e bares como conhecemos hoje se transformaram e trouxe sua fama atraindo muito a população, em específico os jovens.

Veja relatos de alguns dos moradores antigos do bairro!

José Turella:

“Quando eu era pequeno me lembro bem dessa historia das três irmãs, Ida, Beatriz e Madalena, ouvia isso direto, assim como me lembro do campo de futebol do 1o de Maio, onde hoje tem os predinhos no final da Morato Coelho, me lembro muito do ponto final do Bonde, da Igreja ali próximo, frequentei algumas poucas vezes ela, me lembro que detestava descer da Fradique para a Morato Coelho, onde hoje tem os predinhos, pois era uma descida pesada, e eu não gostava, como também dessa esquina de cima, continuar andando na Fradique para ir na Vila Beatriz, era uma descidona, o duro era na volta, nas duas ruas, mas adorava a Vila Madalena, cai muito de bicicleta nas ruas dela, Mudei para Pinheiros em 1957 e sai de la em 1973 fevereiro ou março, fui criado na Mateus Grow, e sempre andava pela Vila Madalena, nasci em 1954.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (84.3 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com